Arquivos Cidade — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Cidade — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 22 de Agosto de 2017
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Conquista: Usuários sofrem em fila do SUS; moradora critica prefeito: ‘entende de rádio’

11 agosto 2017 | 0:28

Foto: Reprodução

Como o que acontece em Brumado, moradores de Vitória da Conquista, sudoeste, também sofrem com as filas que precisam enfrentar para conseguir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Por dia, são entregues 40 fichas pela prefeitura, número insuficiente para a demanda de pessoas. Segundo informações de um Blog local, muitos moradores precisam dormir ou chegar ainda de madrugada. Um cidadão, identificado como Gilmar Gregório dos Santos, de 45 anos, declarou que desde a semana passada tenta conseguir o cartão. Só nesta semana, ela já foi três vezes ao local, sem sucesso. “A gente tá (sic) aqui desde às 4h da manhã. Quando chega lá dentro, a gente não consegue a ficha e vai embora de novo. Já vim duas vezes. Estou com um laudo para fazer exame, mas não posso fazer porque depende do cartão do SUS”, reclama uma moradora não identificada. Outra criticou o prefeito Herzem Gusmão (PMDB). “Herzem Gusmão entende de rádio, de administração nenhuma, porque ele é um péssimo prefeito”, criticou outra moradora. 

Tags:

Tempo Conquista: Termômetros marcam 10°C e sensação térmica chega aos 7°

4 julho 2017 | 14:05

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A temperatura deverá cair pelo menos aos 8°C na madrugada terça-feira (04) em Vitória da Conquista. Conforme foi previsto, os termômetros marcaram 10°C na noite desta segunda-feira (03) quando a sensação térmica era de 7°C. Esse clima tem mudado a rotina do conquistense que tiraram seus agasalhos dos guarda-roupas e tem movimentado a economia com a compra de coberturas, produtos do vestuário entre outros itens para se proteger neste Inverno.

Aracatu: Ministério Público aciona Município por gastos excessivos com festejos de São Pedro

30 junho 2017 | 18:02

Foto: Nete Freitas/ Brumado Verdade

Foto: Nete Freitas/ Brumado Verdade

O Município de Aracatu foi acionado pelo Ministério Público estadual, por intermédio do promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, por gastos desarrazoados com as festas de São Pedro, que acontecem de 7 a 9 de julho. Na ação civil pública, o MP requer, em tutela de urgência, que o Município seja obrigado a reduzir os gastos com os festejos e se abster de contratar artistas ou bandas mediante inexigibilidade de licitação, através de empresas intermediárias, detentoras de meras cartas de exclusividade temporárias com os respectivos artistas. “Pelo menos, desde 2015, o Município acionado vem realizando a contratação de bandas, grupos musicais e artistas, mediante inexigibilidade de licitação, através de empresas intermediárias, detentoras apenas de cartas de exclusividade temporárias com os artistas, e não diretamente com os empresários exclusivos destes, prática que viola o disposto no art.25, da Lei 8.666/93”, destacou o promotor de Justiça Ruano Leite. Além disso, o MP requer que a Justiça determine ao Município que suspenda os contratos já firmados, sem licitação, através de empresas intermediárias, com máxima urgência, para evitar eventuais pagamentos decorrentes de contratações ilícitas; que suspenda o contrato relativo à estrutura e organização com a empresa Solegal, correspondente ao edital nº 20/2017; e reduza os gastos com os festejos de São Pedro, ou em qualquer outra data que a municipalidade venha a fixar, estabelecendo-se o limite total de R$ 80 mil, incluindo gastos com organização, sonorização, artistas, divulgação e quaisquer outros relacionados direta ou indiretamente com o evento. O promotor de Justiça ressaltou que “Aracatu é um município pobre e que não tem conseguido atender às suas obrigações constitucionais mínimas, inclusive nas áreas da saúde e educação”. Ele complementou que Aracatu faz parte dos 106 municípios que tiveram reconhecida a situação de emergência em virtude da escassez das chuvas que tem comprometido a regularidade no fornecimento de água potável e provocado graves prejuízos às atividades produtivas e, no entanto, “vai realizar três dias de festas, gastando aproximadamente R$ 350 mil, enquanto a população amarga a deficiência na prestação de serviços básicos em época de crise econômica e de seca”.

Surto de caxumba atinge estudantes de faculdade em Salvador

28 março 2017 | 9:08

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estudantes de uma turma do 5° semestre do curso de enfermagem do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), no campus da Avenida Paralela, em Salvador, foram contaminados pelo vírus da caxumba na última semana. O grupo afetado é do turno da manhã, mas há relatos de alunos de que pessoas de outros cursos e períodos já apresentaram sintomas da doença. Segundo eles, 15 universitários, ao menos, já foram infectados com o vírus. O surto resultou no cancelamento dos estágios de alguns estudantes, que seria em um lar de idosos, já que a caxumba é uma doença infectocontagiosa e que pode trazer complicações para pessoas da terceira idade. Os alunos que apresentaram atestado médico, comprovando a doença, foram liberados pela universidade. No entanto, com o aumento de relatos da enfermidade nesta segunda-feira, 27, parte dos alunos da unidade acredita que a decisão correta seria o cancelamento geral das aulas por um determinado tempo. “Todos na faculdade estão expostos. Leia mais »

Livramento: Rio Brumado está contaminado por coliformes nas águas, afirma estudante de Farmácia

13 março 2017 | 10:32

Foto: Reprodução/Mandacaru da Serra

Foto: Reprodução/Mandacaru da Serra

Como tema de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) –  para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Farmácia – apresentado à Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), em Vitória da Conquista, o estudante do município de Livramento de Nossa Senhora, Augusto Souza Silva realizou a avaliação do impacto de dejetos sanitários nas águas do Rio Brumado e confirmou a contaminação por coliformes. De acordo com informações do site Mandacaru da Serra. A pesquisa foi delimitada ao trecho do rio que vai da Barragem Luiz Vieira (Rio de Contas), ao balneário Dr. Edilson Pontes (Livramento de Nossa Senhora), onde foram analisadas amostras coletadas nas águas da Barragem, da Cachoeira do Fraga  e no balneário. O estudo concluiu que somente a água da barragem não apresentou alterações relevantes. A água coletada no ponto de lançamento do esgoto, no Fraga, além de coliformes totais (240 NMP/100mL), apresentou teor de oxigênio abaixo dos níveis permitidos (3,1mg.L-1). Na água da piscina (balneário) em Livramento, os coliformes totais e termotolerantes mostraram-se dentro dos parâmetros legais, com respectivamente 43 NMP/100mL e 3,6 NMP/100mL. O trabalho do estudante confirma, de acordo com a publicação, o discurso da Embasa, segundo o qual, efluentes oriundos da estação de tratamento de esgoto de Rio de Contas são lançados no rio tratados. 

Embasa na contramão da Lei do Saneamento Básico; esgoto de Rio de Contas cai sem tratamento no Rio Brumado

6 março 2017 | 18:09

Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.

A população do município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, pode está bebendo água contaminada com coliformes fecais, o que compromete a saúde da população. A denuncia é feita pelo vereador do PTB, João Batista Pereira dos Santos, o João de Ogum. Ele gravou um vídeo publicado na sua Fan Page do Facebook, convocando a população livramentense, bem como autoridades públicas municipais e estaduais, em especial o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a se mobilizar contra o despejo do esgoto da cidade de Rio de Contas, diretamente dentro no leito do rio Brumado, sem qualquer tratamento. De responsabilidade da Embasa, a rede coletora de esgotos domésticos recolhe o esgoto dos imóveis, dando-lhes destinação adequada, mas não é assim que acontece com o esgoto de Rio de Contas. Lá o esgoto é jogado sem qualquer tratamento direto dentro rio, que a pouco mais de 9 quilômetros  abastece uma população de pelo menos 46.000 habitantes. Uma vez ou outra a população reclama da cor escurecida e do mau cheiro da água, mas a estatal  rebate afirmando que a água fornecida aos moradores de Livramento de Nossa Senhora é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que segundo ela são documentos públicos  à disposição da comunidade, atendem aos parâmetros estabelecidos na Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. Na ponta do iceberg, profissionais da área da saúde do município relatam, nos bastidores, que praticamente todos os dias os hospitais públicos da cidade recebem pacientes apresentando sintomas de dor de barriga, diarreia, vômitos, calafrios, dentre outros sintomas geralmente ocasionados pela qualidade da água.

Leia mais »

Focos de incêndio atingem fauna e flora de várias regiões da Chapada Diamantina

6 março 2017 | 11:22

Fogo é controlado em Rio de Contas, mas ainda há focos em diferente regiões da Chapada | FOTO: Divulgação/Secretaria de Rio de Contas.

Fogo é controlado em Rio de Contas, mas ainda há focos em diferente regiões da Chapada | FOTO: Divulgação/Secretaria de Rio de Contas.

Pelo menos cinco focos de incêndios ambientais foram registrados em toda a Chapada Diamantina no último fim de semana. O maior deles até o momento está em Rio de Contas. De acordo com a responsável pela pasta de Meio Ambiente do município, Dilciléia Anjos, em entrevista ao Jornal da Chapada, uma equipe com cerca de 30 pessoas está em combate no Parque Natural de Serra das Almas onde se concentra o fogo. Esse foco foi registrado na última quinta-feira (2) quando, segundo moradores, um raio teria caído na localidade. As chamas atingiram o município limítrofe de Livramento de Nossa Senhora. Uma comunidade de Livramento chamada Itaguaçu, inclusive ficou sem abastecimento de água potável, pois o fogo queimou as tubulações do sistema. Ainda não há informações precisas sobre a extensão total da área atingida. “Faremos sobrevoo para saber isso. O Corpo de Bombeiros de Jequié, os Brigadistas Gaviões da Chapada de Rio de Contas e membros da Brigada Ouro Verde, de Abaíra, estão trabalhando conosco no combate”, disse Dilciléia. Segundo ela nascentes de rios estão sendo atingidas e essa é a maior preocupação dos brigadistas. “Os focos foram amenizados, tem apenas dois, quais vamos combater hoje”, afirmou.

Fogo em Morro do Chapéu atingiu área próxima ao município de Bonito, perto da localidade da Boa Esperança | FOTO: Divulgação/Jaime Neto

Fogo em Morro do Chapéu atingiu área próxima ao município de Bonito, perto da localidade da Boa Esperança | FOTO: Divulgação/Jaime Neto.

Tags:

Carnaval de Rio de Contas tem atrações divulgadas

5 fevereiro 2017 | 0:04

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Carnaval Rio de Contas 2017: PM e Prefeitura discutem melhorias na Segurança Pública

1 fevereiro 2017 | 18:17

Foto: Divulgação | Polícia Militar

Foto: Divulgação | Polícia Militar

No final da manhã de terça (31), o Comandante da 46ª CIPM/Livramento, o Major PM Irlando Oliveira, juntamente com seu stafe, se reuniram na prefeitura do município, com o Prefeito de Rio de Contas, o Dr. Cristiano Azevedo, na Prefeitura, com vários secretários municipais e demais munícipes, a fim de tratarem da Segurança Pública do Carnaval/2017. Vários assuntos foram abordados, dentre os quais podemos citar: Proibição de venda de bebidas alcoólicas em vasilhames de vidro, na área destinada ao evento festivo; som abusivo automotivo e em residências – imposição de limites; disponibilização de posto policial (PM e Civil) e de saúde, com ambulâncias; ideomonitoramento; postos elevados de observação para as patrulhas da PM; espaço para a colocação de veículos irregulares retidos; mudanças e interdições no trânsito local, a fim de facilitar deslocamentos das pessoas e veículos; reunião prévia com os barraqueiros; rondas esporádicas na “Ponte do Coronel” e Cachoeira do Fraga, pelo período da manhã, dentre outros. Assim, foi estabelecida uma nova data para a próxima reunião, marcada para dia 9 de fevereiro, (quinta-feira), às 10h, no mesmo local, para a qual serão convidados os titulares dos seguintes Órgãos: Judiciário, Ministério Público, Polícias Militar e Civil, bem como a Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, CMDCA e Conselho Tutelar local, SAMU, Secretarias Municipais envolvidas com o evento e demais personalidades.

Conquista: Prefeito decreta aumento da tarifa de ônibus e passagem passa a custar R$ 3,30

28 janeiro 2017 | 9:10

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Herzem Gusmão (PMDB) decretou nesta sexta-feira (27), o aumento da tarifa do transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista, que já havia sido anunciado no último sábado (21). De acordo com informações de um Blog local o reajuste foi de 17,86%, a passagem passou de R$ 2,80 para R$ 3,30. Como subsídio, a prefeitura vai reduzir de 2% a zero o percentual que incide sobre a arrecadação tarifária. “A tarifa aos domingos e dias oficiais de feriado nacional, estadual e regional reconhecidos no Município, ou feriado municipal, fica reduzida em 50% da tarifa integral cobrada aos usuários não beneficiados pela meia-entrada estudantil”, afirma um dos artigos do decreto.

Página 1 de 412...Última »

Enquete

  • O que você acha do nepotismo praticado pelos prefeitos em sua cidade?

    Veja o Resultado

    Carregando ... Carregando ...