Arquivos Bahia — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Bahia — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Eleitores terão a partir de 5 de março para regularizar título

17 fevereiro 2018 | 7:28

Quem teve o título cancelado por falta de recadastramento biométrico terá até o dia 9 de maio para regularização. Foto: Divulgação

Eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico e tiveram seus títulos cancelados poderão comparecer a um dos postos de atendimento, a partir do dia 5 de março, para regularizar a situação. A data foi anunciada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.
A regularização deverá ser feita até o dia 9 de maio, quando ocorre o fechamento do cadastro eleitoral. Além do recadastramento biométrico, os serviços obrigatórios que vão até a data limite são: alistamento eleitoral (emissão do 1º título), alteração de dados, regularização de título cancelado e transferência de domicílio eleitoral. De acordo com o desembargador Rotondano ainda estão sendo definidos os postos de atendimento na capital que estarão disponíveis para a realização dos serviços e se atenderão por agendamento, ordem de chegada ou mediante distribuição de senhas. Eleitor pode conferir se já fez ou não a biometria; aqueles que já realizaram o procedimento possuem a inscrição “identificação biométrica” no título. Encerrado o procedimento biométrico em Salvador e mais 54 municípios, a Bahia contabilizou o total de 3.494.866 eleitores biometrizados (77,30%). Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, 1.026.339 cidadãos tiveram seus títulos cancelados. Em Salvador, maior colégio eleitoral do Estado, 1.586.230 eleitores passaram pela identificação biométrica (77,94%), restando ainda biometrizar 448.982 cidadãos.

Mesmo sem grandes atrações o carnaval em Rio de Contas agradou os visitantes

13 fevereiro 2018 | 7:31

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

A cada ano que passa o carnaval de Rio de Contas, vai se tornando a melhor opção de lazer em toda região. Cada vez mais, vai se consolidado como um dos melhores do interior da Bahia, mesmo com uma grade de programação sem nomes do circuito nacional. Com a extinção do carnaval de Brumado, o destino certo de turistas para curtir o evento momesco é sempre Paramirim, Barreiras, Salvador e a histórica cidade de Rio de Contas entrada da Chapada Diamantina.

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Grande parte desse sucesso se revela através do tradicional baile de máscaras, desfile das baianas na tarde de segunda-feira e apresentação das bandas de sopros tradicionais que executam as famosas marchinhas de outros carnavais, onde crianças e adultos e a melhor idade se divertem sem preconceitos, com muita paz e harmonia. Talvez seja este o grande segredo da festa, a cidade fica na entrada da Chapada Diamantina, que além de oferecer belezas naturais, históricas, é tombada pela UNESCO. Pena que alguns comerciantes oportunistas teimam em praticar preços exorbitantes durante o evento, afugentando os foliões. Segundo a polícia militar, poucos incidentes aconteceram durante o período de folia no município. Nesta terça-feira (13), acontecerá o último dia de carnaval.

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Tags:

Armandinho abre a primeira noite de carnaval de Barreiras

10 fevereiro 2018 | 0:07

Foto: Divulgação

O Barreiras Folia – maior carnaval do interior da Bahia – foi oficialmente aberto na noite desta sexta-feira (9), com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, que prometeu um reinado de muita paz e alegria. E foi ao som da guitarra elétrica de Armandinho que foi dada a largada da festa, que só termina na manhã de quarta-feira de cinzas. Primeira atração a se apresentar na Praça Landulfo Alves, no Centro Histórico de Barreiras, o cantor, compositor e instrumentista baiano já era aguardado por uma multidão ávida por relembrar os antigos carnavais. “Eu tenho a honra de ser filho de um dos idealizadores do trio elétrico [Osmar Macedo] e, consequentemente, do carnaval. E quero dizer que esse instrumento aqui foi o precursor do trio. Eu peguei o pau elétrico e adicionei a quinta corda, dando vida à guitarra baiana, e todo som que eu faço é com ela. Essa é a minha história”, disse o artista. Já no circuito Agnaldo Pereira (avenida) o grande nome esperado para esta noite é a cantora Solange Almeida, que irá comandar o bloco Allambick.

Tags:

Rei Momo recebe chaves da cidade de Salvador em abertura do Carnaval

8 fevereiro 2018 | 19:00

Foto: Secom / PMS

O prefeito ACM Neto entregou nesta quinta-feira (08) a chave da cidade de Salvador a André Luís Santos, conhecido como Dallas, o Rei Momo do Carnaval deste ano. A cerimônia aconteceu na sacada do Camarote Expresso 2222, no Edifício Oceania e fez parte da abertura da folia na capital baiana, que também contou com a apresentação de Cláudia Leitte em seu trio elétrico no circuito Dodô. Esta foi a primeira vez que a abertura da festa aconteceu no trajeto entre a Barra e Ondina. “Salvador sempre é uma cidade alegre, receptiva, é a cidade da música, que sabe receber as pessoas, sabe abraçar e ser gentil. Por isso esse é o meu Carnaval. O Carnaval da gentileza”, disse o Rei Momo. ACM Neto afirmou que a mudança da abertura do Carnaval para a Barra faz parte das novidades que a prefeitura busca apresentar a cada ano da festa. “Entregamos a chave ano passado na Praça Municipal, e esse ano pensamos em valorizar a quinta-feira na Barra. Hoje estamos mostrando o nosso Carnaval para todo o mundo”, comentou.

Tags:

Bahia Mineração e chineses fazem acordo para obras do Porto Sul

7 fevereiro 2018 | 0:45

Foto: Mateus Pereira / GOVBA

O governador Rui Costa (PT) assinou nesta terça-feira (06), com representantes de três empresas chinesas e da Bahia Mineração, um acordo que criará uma parceria comercial entre empresas para realização de atividade econômica em comum.  Em dezembro do ano passado, o governo do Estado e a Bamin já haviam fechado acordo na China com o cronograma de atividades iniciais para as obras do Porto Sul, que possui todas as licenças necessárias para início da construção. “O primeiro passo foi em Pequim, com a assinatura de um documento na presença do presidente chinês, e hoje a gente consolida esse consórcio de empresas chinesas junto com a Bamin, para a realização dos investimentos. Nós sempre insistimos que não existe porto sem ferrovia, nem mineração que não tenha um porto e uma ferrovia. Portanto, compartilhando os resultados desses três projetos, nós obtemos um resultado positivo para cada ator econômico e garantimos a principal obra para o desenvolvimento da Bahia para os próximos anos”, afirmou o governador.

Leia mais »

ACM Neto presta homenagens à Iemanjá no Rio Vermelho nesta sexta

2 fevereiro 2018 | 18:04

Foto: Divulgação / Ascom PMS

O prefeito ACM Neto participou da festa de Iemanjá realizada nesta sexta-feira (02) no Rio Vermelho. O prefeito chegou ao local às 15h40, perfumou a estrela do mar que foi enviada como presente para a Rainha do Mar e acompanhou a procissão. “Como sou uma pessoa de muita fé e que respeita a fé de todos, sempre peço a Iemanjá proteção e que abra nossos caminhos com luz”, declarou Neto. Uma das coisas que o prefeito mais admira da capital baiana é a convivência harmônica entre as várias crenças. “É muito legal ver essa quantidade de pessoas no Rio vermelho, cultuando Iemanjá e pedindo a nossa Rainha do Mar que possa trazer tudo de bom para a nossa cidade e nosso estado, nessa mistura de festa religiosa e popular”, pontuou. A festa de Iemanjá começou na quinta-feira (1), quando os fiéis puderam depositar as oferendas a Rainha do Mar no Caramanchão, ao lado da Colônia de Pesca Z1, próximo ao Largo de Santana. O encerramento da festa religiosa acontecerá às 18h, mas a parte profana deve terminar por volta das 22h, quando os equipamentos sonoros começarão a ser desligados.

Tags:

Aneel propõe aumento superior a 15% na conta de luz dos consumidores baianos

31 janeiro 2018 | 0:12

Romeu Rufino afirmou que o índice da Coelba tem um impacto relevante do aumento do custo da energia das usinas da Cemig, que foram leiloadas pelo governo em 2017. Foto: Divulgação

A conta de energia dos consumidores baianos poderá sofrer reajuste superior a 15%. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs, nesta terça-feira (30), aumentos na cobrança feita para os clientes de três estados nordestinos. Para a indústria na Bahia, a alta deve ser em torno de 13%. Segundo a proposta da Aneel, as tarifas de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) devem ter reajuste médio de 15,01%. Para os consumidores residenciais, o reajuste médio proposto é de 15,48%. A Coelba atende 5,9 milhões de unidades consumidoras no estado da Bahia. Durante a reunião nesta terça, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, afirmou que o índice da Coelba tem um impacto relevante do aumento do custo da energia das usinas da Cemig, que foram leiloadas pelo governo em 2017.

Tags:

Detran divulga edital para processo seletivo

31 janeiro 2018 | 0:05

Selecionados atuarão em unidades de do estado. Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia divulgou nesta terça-feira, 30, o edital para o processo seletivo simplificado, com salário de R$ 2.279,78. São oferecidas 49 vagas para técnicos de nível superior, contratados em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Dentre as oportunidades disponibilizadas, 10 são para a área de direito, quatro para psicologia e as demais para qualquer área de formação superior. Os selecionados irão atuar nas unidades de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Brumado, Alagoinhas, Itabuna e Ilhéus. Disponíveis a partir do dia 6 de fevereiro, as inscrições devem ser realizadas pelo site da seleção até o dia 16 do mesmo mês. Não será cobrado taxa. 

Tags:

Mais de 1,4 mi de eleitores ainda não fizeram biometria na BA; prazo termina dia 31

21 janeiro 2018 | 0:49

Foto: Divulgação

A Bahia ainda precisa realizar o recadastramento biométrico em 1.437.608 eleitores até o dia 31 de janeiro deste ano. O procedimento é obrigatório em Salvador e outros 50 municípios. Até este sábado (20), 3.037.404 eleitores, equivalente a 67,87% do total (4.475.012) compareceram em alguma unidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para atualizar seus dados. Na capital baiana, 63,09% dos seus 2.013.061 eleitores já foram biometrizados. Aqueles que não fizerem o procedimento até o final do prazo terão seus títulos cancelados. O atendimento ocorre normalmente durante a semana, mas alguns municípios incluíram sábados e domingos em seus plantões: Salvador, Aracatu, Barreiras, Brumado, Feira de Santana, Guanambi, Ipirá, Irecê, Jequié, Juazeiro, Malhada de Pedras, Serrinha, Biritinga, Barrocas e Camaçari.

Sedur multa CCR Metrô Bahia em R$ 5 milhões por retirada de bambuzal de aeroporto

20 janeiro 2018 | 14:21

Foto: Reprodução

A CCR Metrô Bahia foi notificada por fiscais da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) na manhã deste sábado (20) para paralisar imediatamente o desmatamento irregular do bambuzal do aeroporto de Salvador. A retirada de parte do bambuzal foi divulgada na quinta-feira (18). Segundo a Sedur, a concessionária foi autuada e multada pela supressão de parte da vegetação do local, um dos cartões-postais de Salvador. A multa aplicada pela Sedur pode chegar a R$ 5 milhões, após análise de toda a documentação que terá de ser apresentada pela CCR. De acordo com o secretário Sérgio Guanabara, para driblar a legislação, a CCR pediu uma autorização ao Inema, órgão do governo estadual, para cortar o bambuzal. “Eles teriam de pedir o licenciamento na Sedur, mas não o fizeram porque sabem que somos rigorosos”, disse Guanabara. O secretário informou, também, que compete somente ao município a concessão de licenças para estas atividades. “Iríamos submeter o eventual pedido a uma análise muito criteriosa, buscaram um órgão do próprio Estado, que não tem competência legal”, concluiu Sérgio Guanabara.

Tags:
Página 1 de 2512...Última »