Arquivos Cultura — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Cultura — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Com Anitta cantando forró, Gil encerra Festival Combina MPB neste domingo

4 dezembro 2017 | 0:48

Foto: Divulgação

Um dos shows mais aguardados do Festival Combina MPB, Gilberto Gil e Anitta causaram alvoroço no público. Enquanto o baiano apresentou sucessos de sua carreira, incluindo músicas do projeto “Trinca de Ases”, que roda o Brasil ao lado de Gal Costa e Nando Reis, a carioca veio repaginada, com muito forró no pé. Do seu repertório, apenas o sucesso “Bang”, mas com um arranjo diferente. “Coloquei do jeitinho do Gil”, disse empolgada. A festa foi tão movimentada que diversos artistas assistiram todos os detalhes de pertinho, como os cantores Alinne Rosa, BNegão, os atores do projeto “Frases de Mainha”, Sulivã Bispo e Tiago Almasy, e Márcio Victor, que se apresentou no sábado (2). “É impressionante o que ele consegue fazer aos 75 anos. É uma aula para todos nós”, agradeceu Márcio Victor. Ao total, o Festival Combina MPB reuniu mais de 30 artistas, divididos nos palcos Hamornia e Melodia.

Tags:

Aos gritos de ‘lindos’, Tiago Iorc e Milton Nascimento encerram 1º dia do Festival Combina MPB

2 dezembro 2017 | 0:25

Foto: Divulgação

A plateia estava aos gritos para receber a última atração do primeiro dia do Festival Combina MBP. Entre elogios como “lindos” e “maravilhosos”, Tiago Iorc e Milton Nascimento subiram ao palco para trazer a turnê “Mais Bonito não há” e apresentaram um repertório mesclando sucessos da carreira dos dois, como “Coisa Linda” e “Maria, Maria”. Diferente dos shows anteriores, a dupla já vem se apresentando em outras capitais do Brasil.  Neste sábado (2), o Festival recebe diversas atrações, a exemplo de Gaby Amarantos, Psirico, Carlinhos Brown e AnaVitoria. Os shows são gratuitos.

Roberto Carlos canta ‘Despacito’ e emociona Isis Valverde na gravação de especial

29 novembro 2017 | 22:06

Foto: Foto: Reprodução / Gshow

O Especial Roberto Carlos deste ano, programa que já se tornou tradição na grade de fim de ano da TV Globo, foi gravado nesta terça-feira (28) nos estúdios da emissora carioca. Com o tema ‘Esse cara’ e em um palco especial com piso de led e cercado por painéis iluminados, o show especial do rei recebeu a dupla Simone & Simaria, a cantora Erika Ender, e os cantores Djavan e Tiago Iorc, além da participação especial da atriz Isis Valverde. Roberto Carlos abriu a noite cantando “Força estranha” e, ao lado de Isis, fez um dueto inédito de “Emoções”, que faz a convidada chorar. Roberto ainda cantou “Sereia”, música-tema da personagem Ritinha, interpretada pela atriz em “A força do querer”. Na plateia das gravações, nomes como Fátima Bernardes, Patrícia Poeta, Érika Januza, Isabella Santoni, Marcos Caruso, Carla Diaz, Bruno Cabrerizo, Alex Escobar, Jonathan Azevedo, Zeca Camargo, Vanessa Giacomo marcaram presença nas festividades. Em um dos momentos mais agitados da gravação, o rei cantou “Despacito”. Ao lado da compositora panamenha Erika Ender, ele arrancou aplausos ao cantar um dos hits do ano em espanhol. O show terminou com “Esse cara sou eu” e “Luz divina”, pano de fundo para a tradicional entrega das rosas.

Brumado: Cantora e poetisa Sílvia Mello é homenageada na Câmara de Vereadores com Moção de Aplauso e Congratulações

24 novembro 2017 | 18:04

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

A poetisa, cantora, Sílvia Mello, membro efetivo da Academia de Artes e Letras de Brumado (ALAB). Foi agraciada na manhã desta sexta-feira (24), com Moção de Aplausos e Congratulações, por ser considerada referência na educação e uma das vozes de maior expressividade do sudoeste baiano. A honraria foi uma iniciativa do vereador e presidente da ALAB, José Ribeiro Neves, foi o autor da proposição em reconhecimento da artista e foi sub escrito por todos os vereadores. Ribeiro é um grande mecenas da cultura no município,  e vem desenvolvendo um excelente trabalho na área cultural e na Academia de Letras e Artes de Brumado, visando deslumbrar o prazer e o dom da arte e da cultura como forma de integração social e valorização da vida, pois a cultura representa a origem e história de um povo.

Silvia Melo com José Ribeiro e Nildo Freitas. Foto: Brumado Verdade

Ao fazer uso da Tribuna Livre, Sílvia Mello estava muito emocionada e feliz, agradeceu a todos e salientou sua honra em receber a homenagem. Falou também que é um grande orgulho poder levar a nossa cultura e o nome de Brumado para Portugal e França, onde recebeu honrarias, e pode mostrar a arte literária do município através de livros dos membros da ALAB. Destacou que não somos ainda um país que investe seriamente na cultura como deveria, pois o povo não necessita só de víveres, e não é desta forma, pois se não tivéssemos cultura como forma de identidade, não seríamos diferentes dos animais irracionais.

Silvia Melo com seu pai Fiapo e Nildo Freitas. Foto: Brumado Verdade

A artista frisou que as manifestações culturais são a alma de uma cidade, de um estado de um país. “Considero um privilégio imenso fazer parte da ALAB e saúdo meus confrades e confreiras pela luta incansável pelo engrandecimento da arte e cultura de Brumado. “Espero que nunca mais nos perguntemos sobre a importância da cultura posto que somos homo sapiens, que nos torna acima de tudo homo-culturalis”. Disse Sílvia. Ao final da sessão Silvia Mello recebeu a Moção de Aplausos e Congratulações das mãos dos vereadores.

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Tags:

Secult abre inscrições de seleção pública de artistas para carnaval de 2018

13 novembro 2017 | 12:42

Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) abre, desta segunda-feira (13) até o dia 24 de novembro, as inscrições da seleção pública para a contratação de serviços artísticos voltados para os projetos Carnaval do Pelô e Carnaval Pipoca 2018. Dentre as modalidades abertas estão Projeto 3 Artistas; Microtrio ou Nanotrio; Show Musical em Palco; Baile Infantil; Banda de Sopro e Percussão; Bandinha de Percussão; Bandinha de Corda e Percussão; Bandão e Performances. Para participar, os interessados – pessoas físicas ou jurídicas – devem enviar o formulário de inscrição e anexar os documentos solicitados no regulamento para a sede da Secult (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT – Palácio Rio Branco, Praça Thomé de Souza, s/n – Centro, CEP: 40.020-010 – Salvador, Bahia), por meio de Sedex ou presencialmente, de 9h às 12h e 14h às 17h.

O escritor e poeta português António Manuel Palhinha é o novo membro da ALAB

12 novembro 2017 | 6:20

Foto: Divulgação

O escritor e poeta português António Manuel Palhinha, premiado e homenageado na europa e no Brasil é o primeiro correspondente da Academia de Letras e Artes de Brumado. “É uma honra e um orgulho, poder assim, criar pontes através da cultura, com uma Academia de Letras de uma cidade pequena, comparativamente com outras cidades no Brasil, conhecer desta forma outras realidades, e obter outras perspectivas culturais, sociais e educativas”. Palavras do escritor. Com várias obras publicadas na vertente do conto infantil, poesia e crônicas, prepara para breve a publicação de um romance. Com mais de 15 livros, em várias áreas literárias, registrados no Ministério da Cultura do seu País, ainda não publicados, membro de várias Academias, Associações Literárias e Núcleos do Brasil, EUA, França e Portugal, foi homenageado já este ano na Suíça e na França. Neste último país, tomou posse na Divine Académie Française des Arts, Lettre et Culture de Paris com o Grau de Embaixador e recebeu o Grau de Comendador com a Comenda Conde Phellipe Cheverny pela Société Civile Européen des Phine Arts em honra e reconhecimento aos artistas de valor. O escritor e poeta que vive na cidade de Odivelas perto da capital Lisboa – Portugal desde que nasceu, conta brevemente cruzar o Oceano Atlântico, que define como “Pocinha de Água” e visitar o Brasil. A cidade de Brumado não está excluída da sua eventual visita.

Tags:

Quilombo dos Palmares é reconhecido como patrimônio cultural do Mercosul

11 novembro 2017 | 14:58

Foto: Divulgação

A região onde se constituiu o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, no estado de Alagoas, recebe, neste sábado (11), a certificação como patrimônio cultural do Mercosul. A localidade, que já havia sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1985, é a terceira do Brasil a receber esta certificação. Antes, somente a Ponte Internacional Barão de Mauá, que liga as cidades de Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai; e a região das Missões, que abrange cinco países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia), tinham o título.

Tags:

Brumado: ALAB realiza recital de poesias em evento realizado pela UNEB

10 novembro 2017 | 7:06

Foto: Brumado Verdade

A Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB) realizou na noite desta quinta-feira (09), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (DCHT) Campus XX Brumado. Em comemoração aos 15 anos do Curso de Letras da instituição no município. O evento realizado pela UNEB, teve início no dia 08, 09 e 10, enfocando o Ensino, Pesquisa e Formação Docente.  Para abrilhantar a programação da noite cultural, componentes da ALAB realizaram um recital dinâmico de poesias dos alabianos e outros poetas. Participaram do Recital José Ribeiro, Nildo Freitas, Maria José Meirelles, Marinês Pereira, Cleomenes Barreto, Paulo Esdras e Cláudio Ribas. Nesta sexta-feira (10) o evento continua com lançamento de livros, palestras e apresentação cultural. O Campus XX da UNEB fica na Avenida Exupério Pinheiro Canguçú, 300 – Centro.

Foto: Brumado Verdade

Tags:

MPF denuncia 31 suspeitos de organização criminosa por desvio de verba da Lei Rouanet

6 novembro 2017 | 16:44

Bellini usou verba da Rouanet em festa de casamento | Foto: Rep / Instagram

O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP) apresentou, nesta segunda-feira (06), uma denúncia formal de 31 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa que tinha como prática desviar verbas por meio da Lei Rouanet. De acordo com informações do G1, fazem parte do grupo produtores culturais e organizadores de eventos que captavam dinheiro para a realização de eventos culturais ou publicação de livros, mas usavam o dinheiro para organizar festas particulares. Dentre os suspeitos está Antonio Carlos Bellini Amorim, já investigado desde 2014 na Operação Boca Livre, e apontado pelo MPF como o chefe da organização criminosa que vem praticando fraudes de 1998 a 2016. Ele, a mulher e dois filhos são acusados, entre outros crimes, de realizar uma festa de casamento em um hotel de luxo na praia de Jurerê Internacional em Santa Catarina, com verba pública captada pela Lei Rouanet. Na denúncia apresentada pelo MPF, 31 pessoas foram denunciadas como organização criminosa por desviar R$ 21 milhões dos cofres públicos.

Tags:

A brumadense Sílvia Mello é empossada na Academia de Letras Divine em Paris

6 novembro 2017 | 15:26

Foto: Divulgação

Sílvia Mello, Membro fundadora da Alab ( Academia de Letras e Artes de Brumado), membro do NALAL ( Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa), membro da ALB– Suíça, membro da Academia de Letras de Paris, Divine, Comendadora pelo Instituto Comnène Palaiologos, Embaixadora pela Divine. Esteve na Europa onde foi homenageada em Odivelas-Portugal pela Divisão de Cultura, quando esteve representando Brumado e foi portadora da bandeira do município de Brumado que agora está exposta numa sala na Câmara de Divisão de Cultura em Odivelas- Portugal. Participou da Conferência de Cultura em Lisboa e cantou na noite de Gala no George V em Paris no Evento da Divine Acadèmie Française des Arts, Lettres, Culture. Representando a cultura brumadense e Brasileira.

Foto: Divulgação

Tags:
Página 1 de 1712...Última »