Arquivos Cultura — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Cultura — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sexta, 29 de Março de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Festival de Música Popular Brumado acontece nos dias 26 e 27 de abril

23 março 2024 | 7:01

Foto: Divulgação

Brumado se prepara para receber mais uma edição do aguardado Festival de Música Popular, o FEMP-B, que chega à sua quinta temporada com promessas de grandes espetáculos e premiações generosas. Marcado para os dias 26 e 27 de abril, às 20h00, na emblemática Praça Coronel Zeca Leite, o evento promete movimentar a cena cultural da cidade e região. Com inscrições já abertas através do site oficial do festival.

(www.fempbbrumado.com.br), o FEMP-B oferece uma plataforma para talentos locais e regionais mostrarem suas habilidades musicais. Artistas de diferentes estilos e gêneros têm a oportunidade de compartilhar seus trabalhos, promovendo a diversidade e a riqueza da música popular brasileira. Um dos atrativos principais do FEMP-B são os prêmios, que totalizam mais de R$ 50 mil reais.

Essa quantia expressiva é um estímulo significativo para os participantes, incentivando a excelência e a criatividade artística. Além disso, a competição oferece uma vitrine única para os músicos, possibilitando visibilidade e reconhecimento em âmbito local. A realização do Festival de Música Popular Brumado é fruto do empenho da Associação Cultural Projeto FEMP-B, que conta com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Tags:

Plano Nacional de Cultura tem primeira consulta pública

18 março 2024 | 0:25

Propostas podem ser entregues até 7 de abril. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

Até 7 de abril, está aberta a primeira consulta pública para a elaboração do novo Plano Nacional de Cultura (PNC). Qualquer cidadão com conta no Portal Gov.br deve responder às perguntas sobre as expectativas da sociedade sobre o PNC na Plataforma Participa+Brasil 

Esta será a primeira etapa da atualização do PNC, que estabelece metas e indicadores para as políticas culturais. Em vigor desde 2010, o plano atual acabará neste ano.

Nesta etapa, o Ministério da Cultura está recolhendo expectativas do setor cultural e da sociedade sobre o planejamento das políticas para o setor. Os participantes da consulta devem responder, em até 300 caracteres, à seguinte pergunta: “O que você espera do próximo Plano Nacional de Cultura (PNC)?”

Em seguida, o participante deve responder qual a cor/raça, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), qual a identidade de gênero e se é uma pessoa com deficiência. Somente quem estiver logado no Portal Gov.br pode participar.

Discutido na Conferência Nacional de Cultura, que ocorreu no início do mês em Brasília, o Plano Nacional de Cultura será escrito com base nas decisões da conferência e com mais debates com os conselhos de Cultura nos estados e municípios. Durante o processo, haverá outras consultas públicas, audiências, debates presenciais em viagens pelo país e votações online.

Tags:

Oscar 2024: filmes premiados já estão disponíveis nas plataformas de streaming

12 março 2024 | 0:10

Pobres Criaturas, Anatomia de Uma Queda e outras produções premiadas no Oscar estão sendo exibidos. Foto: Divulgação/Oscar 2024

Os filmes com mais premiações de destaque no Oscar 2024 foram Oppenheimer e Pobres Criaturas. Barbie, mesmo com uma estatueta conquistada, também rendeu boas histórias para o evento, como a apresentação de Ryan Gosling.

Quem não assistiu no cinema ou deseja rever, as produções dos filmes indicados no Oscar já estão disponíveis no streaming e outros têm data prevista para serem incluídos nas plataformas digitais.

Confira:

American Fiction – Prime Video
Vidas Passadas – Prime Video (aluguel)
Golda – Prime Video
Os Rejeitados – Apple TV+
Assassinos da Lua das Flores – Apple TV+
Napoleão – Apple TV+
Guardiões da Galáxia Volume 3 – Disney+
Indiana Jones e A Relíquia do Destino – Disney+
Flamin’ Hot – Star+
Resistência – Star+
Maestro – Netflix
Rustin – Netflix
Nyad – Netflix
American Symphony – Netflix
O Conde – Netflix
Barbie – Max
A Cor Púrpura – Max
Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1 – Paramount+

Em breve:

Anatomia de uma Queda – Prime Video (21 de março)
Oppenheimer – Prime Video (7 de abril)
Pobres Criaturas – Star+ (20 de março)
Zona de Interesse – Max (sem data prevista)
Godzilla Minus One – Prime Video (sem data prevista)

4ª Conferência Nacional de Cultura aprova 30 propostas de políticas públicas

9 março 2024 | 10:19

Texto final definirá diretrizes para o setor para os próximos 10 anos. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), realizada pelo Ministério da Cultura (Minc), chegou ao último dia, nesta sexta-feira (8), em Brasília, com o tema central Democracia e Direito à Cultura.

Na plenária final, iniciada na noite de quinta-feira (7) e encerrada nesta sexta-feira (8), os delegados apresentaram à ministra da Cultura, Margareth Menezes, as 30 propostas consideradas prioritárias, dos seis eixos temáticos da conferência. Após a análise, debates e votações durante 4 dos 5 dias da conferência, os mais de 1.200 delegados ainda ordenaram as propostas vencedoras em uma escala de votos recebidos.

A 4ª CNC encerrou o intervalo de mais de 10 anos, desde a última conferência, em dezembro de 2013. O evento começou com 140 propostas acolhidas nos municípios, estados e Distrito Federal. Os grupos de trabalho escolheram 84 prioridades, que se transformaram em 30, nas plenárias dos seis eixos temáticos.

Durante a manhã desta sexta-feira, na plenária final, os delegados ainda discutiram, modificaram, aprovaram e rejeitaram algumas propostas apresentadas durante a realização da 4ª CNC.

As dezenas de moções aprovadas em bloco na plenária final não entram no texto final das 30 propostas aprovadas pela conferência. Servem para marcar posicionamentos ou prestar apoio a ideias.

Leia mais »

Margareth fechou shows financiados com verba pública após ser anunciada como ministra

8 março 2024 | 0:29

Procurada a ministra informou por meio de sua assessoria que todos os compromissos foram feitos seguindo as recomendações da Comissão de Ética. Lula Marques/Agência Brasil/JC

Contrariando o princípio da Comissão de Ética da Presidência da República, a cantora e ministra da Cultura Margareth Menezes fechou contratos para fazer shows bancados por recursos públicos. O colegiado analisa situações de conflito de interesses de ministros e servidores do governo federal e veda casos em que as autoridades misturem assuntos privados com públicos. A Pasta de Margareth Menezes é responsável por aprovar incentivos fiscais que custeiam eventos culturais em todo o País.

Margareth Menezes se apresentou no Carnaval de Porto Seguro no final de fevereiro de 2023, com cachê pago pela prefeitura do município. Antes disso, também fez show de pré-Carnaval em João Pessoa. Segundo informações prestadas pela própria ministra, o evento era bancado por verba pública.

A Comissão de Ética chegou a autorizar os shows, mas deixou claro em uma das decisões que Margareth não poderia receber dinheiro de nenhuma instituição pública. Procurada, a ministra informou por meio de sua assessoria que todos os compromissos foram feitos seguindo as recomendações da Comissão de Ética e, para ela, não geram conflito de interesse.

Leia mais »

Tags:

Senado aprova marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura

8 março 2024 | 0:19

O PL 5.206/2023 agora vai para a sanção do presidente Lula (PT). Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (06), o projeto que cria o marco regulatório do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

De autoria do ex-deputado Chico D’Angelo (PT-RJ), o PL 5.206/2023 foi relatado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e agora segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A matéria havia sido aprovada na segunda-feira (5) na Comissão de Educação e Cultura (CE) e enviada ao Plenário em regime de urgência.

De acordo com o relator, a iniciativa visa garantir os direitos culturais, com a colaboração entre os entes federativos, para a gestão conjunta das políticas públicas de cultura. Humberto apontou que o SNC busca a promoção do desenvolvimento humano, social e econômico com o pleno exercício dos direitos culturais, sendo regido pelos princípios da diversidade das expressões culturais. Ele ainda informou que acatou apenas emendas de redação para aprimorar o texto do projeto.

“Este é um dos projetos mais importantes da área cultural nos últimos anos. Criar o Sistema Nacional de Cultura foi um avanço muito significativo. Homenagear a cultura é homenagear o povo do nosso país”, avaliou o parlamentar.

Leia mais »

Tags:

Choro é declarado Patrimônio Cultural do Brasil

1 março 2024 | 0:29

Título reconhece o gênero como parte da cultura e da história do país. Foto: Divulgação/Segunda do Chorinho

O choro musicado pelo conjunto de bandolim, flauta, violão 7 Cordas, pandeiro, cavaquinho e clarinete em rodas por todo o país, a partir desta quinta-feira (29) é Patrimônio Cultural do Brasil, o que significa ser reconhecido como parte da cultura e da história do país.

A decisão do registro do gênero musical genuinamente brasileiro foi tomada nesta quinta-feira (29), por unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, presidido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Inicialmente, o pedido de reconhecimento foi apresentado pelo Clube do Choro de Brasília, pelo Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro, pelo Clube do Choro de Santos (SP) e por meio de abaixo-assinado. A partir do reconhecimento, o gênero será registrado no Livro das Formas de Expressão do Instituto, que reúne as manifestações artísticas em geral.

Atualmente, além do choro, o Brasil tem outros 52 bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural pelo Iphan, entre eles o frevo, a roda de capoeira e o maracatu.

Orgulho – O presidente do Clube do Choro de Brasília, o músico Henrique Lima Santos Filho, o Reco do Bandolim, comenta a representatividade da conquista do registro.

“Significa que é um bem que dá orgulho, que representa a nação. É a primeira manifestação genuinamente brasileira anterior ao samba e que faz o nosso perfil, da alma profunda. Reúne influências da Europa, da África, cada região uma riqueza. Tudo isso se mistura e se transforma nesse ritmo”, diz.

A ministra da Cultura (MinC), Margareth Menezes, comentou a decisão de registro pelo Iphan, subordinado à pasta.

“É o Choro chegando em um lugar de patrimônio importante. Ele é uma construção do povo brasileiro, amado pelo povo brasileiro. Eu acho que o Brasil precisa, cada vez mais, se apropriar do chorinho. O chorinho é nosso, é uma coisa linda e, agora como, patrimônio será um momento muito especial para todos nós”, disse a ministra.

Tags:

Vina Calmon se despede do Cheiro de Amor em Brumado

27 fevereiro 2024 | 11:10

Emoção e nostalgia marcam o show de despedida da vocalista, que encerra um ciclo de 10 anos à frente da banda. Reprodução Banda Cheiro de Amor

No último dia do Carnaval de Brumado, a emoção tomou conta do público durante a despedida de Vina Calmon do Cheiro de Amor. O show, que marcou o retorno da festa à cidade após dez anos, foi realizado pelo Governo do Estado.

Com uma mistura de nostalgia e celebração, Vina Calmon agradeceu o apoio do público ao longo dos anos e compartilhou a emoção de encerrar esse capítulo tão significativo de sua carreira.

Entre lágrimas e sorrisos, a vocalista presenteou os fãs com um show vibrante, relembrando os sucessos que marcaram sua trajetória com o Cheiro de Amor.o A Grade da festa, contou com diversas atrações, incluindo a banda La Furia, Papazoni, e outros, atraiu um grande público e aqueceu a economia local.

Embora Vina Calmon tenha se despedido da Banda Cheiro de Amor, seu legado musical e sua energia contagiante permanecerão vivos na memória de todos que presenciaram esse momento histórico. A vocalista deixa um legado de alegria e profissionalismo que inspirará futuras gerações de artistas.

Escrita por Erasmo Carlos, letra inédita será lançada pelo Boca Livre

26 fevereiro 2024 | 0:26

Cantor e compositor deixou série de poemas escritos para a esposa Fernanda. Foto: Reprodução/Instagram

O cantor e compositor Erasmo Carlos, antes de falecer, escreveu uma série de poemas para Fernanda, a viúva dele. Um desses textos, “Sentimentos nus” foi musicado para o novo álbum do grupo Boca Livre, criado em 1978. A informação é da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

“Não sou amante de uma pedra fria/ que, mesmo sob sol, se desnuda sombria/nem provo beijo indisposto/como favo de mel sem gosto.”, diz um trecho da letra.

Tags:

Mais de 80 municí­pios baianos terão folias carnavalescas, anuncia governo da Bahia

1 fevereiro 2024 | 0:33

“Estamos, mais uma vez, garantindo que cidades do interior possam realizar uma programação de carnaval especial para moradores e turistas’, disse o governador. Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Mais de 80 municípios do interior baiano terão festas de Carnaval. São investimentos em ações e projetos nas áreas de segurança, saúde, turismo, infraestrutura, promoção da diversidade, cidadania e cultura para mais uma edição do Carnaval da Bahia, que este ano traz o tema “50 Anos de blocos afro. Nossa energia é ancestral”. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (31), em Lençóis, pelo governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do coordenador-geral do Carnaval da Bahia, o vice-governador Geraldo Júnior.

Valorizando a temática da folia, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) contemplou, através do Projeto Ouro Negro, blocos que reforçam e mantêm a tradição e a cultura afro em municípios baianos. Em Itabuna, o Bloco Afro Estandarte vai realizar a tradicional Lavagem do Fuxico. Em Caravelas, os blocos Caravelas e Umbandaum desfilam pelo centro histórico da cidade. Em Olivença e Ilhéus, o Bloco Afro Levada da Capoeira garante sua apresentação e em Maragojipe, a festa que é Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2009, também tem apoio da Secult.

“Além dos investimentos na capital baiana, estamos, mais uma vez, garantindo que cidades do interior possam realizar uma programação de carnaval especial para moradores e turistas, levando ações do Governo do Estado que garantam segurança, inclusão e estímulo ao turismo”, reforçou o governador Jerônimo Rodrigues.

Este ano, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), através da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur), também está contemplando 31 projetos no interior. Entre os municípios apoiados estão Maragogipe, com o “Carnaval de Maragogipe 2024 – Patrimônio Cultural da Bahia”, Mucuri, Nova Viçosa, Palmeiras, Cairu, Prado, Rio de Contas, Amélia Rodrigues e Barreiras, além da cidade de Cachoeira, que trará o Quilombo Folia: Carnaval no Iguape, uma tradição de folia e cultura Quilombola.

A Setur vai realizar, ainda, pesquisa de caracterização, dimensionamento do turismo receptivo e avaliação dos serviços nos municípios de Mata de São João (Praia do Forte), Camaçari (Arembepe e Guarajuba), Porto Seguro e Lençóis.

O titular da Setur, Maurício Bacelar, destacou a beleza da diversidade cultural. “As pessoas conhecem muito o maior carnaval do planeta, aquele de que as pessoas vão atrás do Trio Eleito, mas a Bahia é muito mais do que isso. E um exemplo é aqui, em Lençóis, onde tem um carnaval cultural, uma expressão popular muito forte É isso que torna o Carnaval da Bahia bonito”, afirmou.

Através da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), serão apoiados oito projetos, contemplando sete cidades. A iniciativa visa fomentar a cultura, o turismo e o desenvolvimento social, contemplando Santo Amaro, Santa Cruz Cabrália, Itabuna, Vitória da Conquista, Ilhéus, Vera Cruz e Lauro de Freitas.

Operação da Polícia Militar – Um efetivo de mais de 7 mil policiais, entre civis, militares, bombeiros e polícia técnica, vão reforçar o quadro de servidores na Operação Carnaval para o interior da Bahia. A Polícia Militar vai trabalhar em plantão, num regime especial de serviço, durante os dias de folia, além do policiamento ordinário (rotineiro), que não sofrerá interrupção. Esta operação será realizada em 76 cidades baianas.

No período, a atuação da polícia técnica no interior do estado tem como o objetivo garantir celeridade no atendimento às demandas de identificação civil e criminal, exames de lesões em vítimas e custodiados e constatação de drogas de abuso (maconha e cocaína) que possam ocorrer durante a festa.

“O lançamento aqui em Lençóis é muito simbólico, pois é um dos locais mais procurados hoje. Mas, vamos atuar em cerca de 80 cidades onde vai ter Carnaval, com mais de 800 câmaras, 250 câmaras de reconhecimento facial, garantindo a segurança do Carnaval antecipado, do Carnaval concomitantemente com o de Salvador e com o pós-Carnaval”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.

Tags: