Arquivos Cultura — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Cultura — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 19 de Outubro de 2017
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Brumado: ALAB empossa novos acadêmicos em noite solene na AABB

7 outubro 2017 | 7:33

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Em noite solene, a Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), realizou nesta sexta-feira (06), no Clube da AABB, uma sessão especial para apresentação dos trabalhos acadêmicos da entidade e dar posse a mais um novo membro efetivo Evilásio Nascimento dos Santos, e três novos membros correspondentes. Para fazer parte e se tornar membro efetivo ou correspondente da Alab, o estatuto da academia reza que é necessário cada membro em sua admissão, fazer uma apresentação autoral de sua obra e de seu patrono. Nesta noite de celebração especial, foi empossado o músico Evilásio Nascimento dos Santos (Villa), que apresentou como seu patrono o maestro “Seu Cazuza” regente da Lira Ciciliana, no começo de sua história. Os membros correspondentes foram: O Poeta António Manuel Revés Palhinha, (Portugal), Sílvia Regina costa Lima (São Paulo) e Bruno Lima Lobo Minas Gerais). Para abrilhantar o evento tivemos a belíssima apresentação da Lira Ciciliana, que fez a abertura do evento executando o hino nacional e as composições do maestro homenageado. E para finalizar, uma apresentação especial do regente e Saxsofonista Luciano Luba.  A grande noite cultural da ALAB teve a participação de vários artistas, escritores, autoridades, familiares e convidados. Confira as fotos abaixo.

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Tags:

Brumado: A poetisa e cantora Sílvia Mello será condecorada na França

4 outubro 2017 | 18:09

Foto: Divulgação

Sílvia Mello, cantora, compositora, poetisa brumadense, estará representando o Brasil na França, ocasião em que será empossada como membro da Academia de Letras de Paris, a Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture na noite de gala no George V, no dia (18). A artista brumadense cantará durante o desfile de joias de gemas preciosas brasileiras para os convidados de várias nacionalidades presentes ao evento. Sílvia Mello também participará de outras atividades relacionadas à arte e conferências de cultura em Lisboa e outras cidades portuguesas representando a Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB). A artista, além de participar como ouvinte, foi convidada para falar sobre as produções culturais do sudoeste baiano. O primeiro evento em Lisboa será no dia (11), data em que a nossa artista brumadense chega no país de Camões.

Tags:

O cantor Rique Lessa irá participar do programa do Ratinho dia 27 de novembro

1 outubro 2017 | 7:06

Foto: Divulgação

Mais um artista da cidade de Brumado é destaque a nível nacional. O cantor brumadense, Rique Lessa, que vem se apresenta em casamentos e barzinhos na cidade e região, irá participar do programa do Ratinho, no canal SBT, no quadro “É dez ou mil”, no próximo dia 27 de novembro. Segundo informações, essa será a segunda apresentação do artista em rede nacional. Na primeira oportunidade, ele participou do programa da Eliana, também no SBT. O cantor confirmou sua participação no Ratinho em suas redes sociais. “Dia 27 de Novembro terá Rique Lessa ao vivo no quadro é Dez ou Mil no Programa do Ratinho no SBT, torçam por mim, quero trazer o troféu pra casa! Não aguentei guardar a novidade e vim compartilhar com vocês”.

Rui anuncia Arany Santana como substituta de Jorge Portugal na Secult

29 setembro 2017 | 17:41

Foto: Elói Corrêa/ GOVBA

O governador Rui Costa anunciou na tarde desta sexta-feira (29) que Arany Santana assumirá o lugar de Jorge Portugal no comando da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult). A nova titular da pasta foi diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e, segundo informações apuradas pelo Bahia Notícias, foi indicada pelo PT. Portugal entregou na quinta (28) uma carta a Rui pedindo exoneração do cargo. No documento, alegou razões profissionais e pessoais. Nos bastidores, entretanto, os relatos apontam que a situação do agora ex-secretário se deteriorou por conta de seus recorrentes embates com o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), que detém grande influência na pasta. Professora, atriz e ex-diretora do Ilê Aiyê, Arany Santana falou sobre ter sido escolhida para o cargo. “A cultura teve avanços na Bahia principalmente com o projeto de interiorização, com as escolas culturais. Como educadora, acho um dos projetos mais importantes junto às escolas públicas. Vamos continuar garantindo um trabalho de qualidade junto a artistas e grupos sociais”, declarou a nova secretária. A cerimônia de posse será na próxima segunda-feira (2), às 14h, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia.

Atritos de Portugal com deputado podem provocar mudanças na Secult

27 setembro 2017 | 0:55

Foto: Divulgação

Não é o primeiro momento em que ele aparece na corda bamba, mas, desta vez, deve realmente cair. O secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, pode ser um dos próximos alvos das mudanças no secretariado realizadas pelo governador Rui Costa. De acordo com informações junto a fontes próximas ao governo do Estado, o titular da Secult é considerado nos bastidores como “carta certa” fora do baralho. Um dos principais motivos para sua possível queda são os constantes conflitos com o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), considerado nome de grande influência dentro da pasta. O petista pode ser responsável por mais uma mudança de quadro na secretaria em menos de um mês. Nos corredores, atribui-se também a ele a saída de Fernanda Tourinho do comando da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), atrelada à Secult. Além do “fator Rosemberg”, conspira contra Portugal seu desempenho à frente da pasta, alvo de críticas, além de algumas atitudes externas. Recentemente, o secretário deu uma entrevista ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD), em que reclamou da falta de recursos para gerir a secretaria. A declaração repercutiu mal. Além de Portugal, outro que estaria com a faca no pescoço é o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Reis. O mal avaliado desempenho dele na gestão da Sema estaria gerando insatisfações. Recentemente, o governador Rui Costa afirmou que as novas modificações no secretariado – a última foi a entrada de Jusmari Oliveira na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) – serão anunciadas nos próximos dias. 

Vitória da Conquista: NEOJIBA promove concerto gratuito neste domingo (24)

23 setembro 2017 | 8:20

Foto: Divulgação

O município de Vitória da Conquista recebe neste domingo, dia 24, a décima e última edição da série Música de Câmara no Interior 2017. O evento gratuito será realizado às 17h, no Centro Cultural Glauber Rocha, e contará com as apresentações dos grupos Wood Tropicales (quinteto de sopros), Orquestra de Cordas do Núcleo Conquista Criança (NEOJIBA), Orquestra Conquista Sinfônica/ARCOS (Associação das Culturas Orquestrais e Sinfônicas) e Coral do Conservatório Municipal. A ação integra o projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. No repertório, obras de compositores brasileiros e internacionais, como Luiz Gonzaga, Elomar, Vinícius de Moraes, Baden Powell e Tchaikovsky. Além do concerto, serão realizadas no sábado, 23 de setembro, oficinas de técnica instrumental (oboé, flauta, clarinete, trompa, fagote, violino e viola) ministradas por multiplicadores do NEOJIBA para alunos do Conservatório Municipal e de projetos da região. Todas as atividades são gratuitas e fazem parte das comemorações dos dez anos do NEOJIBA. O projeto Caravanas Pedagógicas conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. Em Vitória da Conquista, a iniciativa conta com a parceria da ARCOS-OCS, Conservatório Municipal e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Gilberto Gil, filhos e amigos celebram 40 anos de Refavela na Concha

18 setembro 2017 | 0:45

Show Refavela 40 acontece na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, sábado (23). Foto: Divulgação

O cantor, músico e produtor carioca Bem Gil, 32 anos, não era nem nascido quando o pai, o cantor baiano Gilberto Gil, 75, lançou o emblemático disco Refavela, em 1977. Mas, diante da força do álbum que completa 40 anos este ano, se viu motivado a juntar os amigos para revisitar o repertório do disco central da trilogia iniciada com Refazenda (1975) e finalizada com Realce (1979). O resultado foi visto no  show Refavela 40, que foi apresentado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, sábado (23), às 19h. O clima despretensioso deu uma ideia da apresentação que mais pareceu uma reunião de família e amigos que têm forte relação com o disco considerado um dos mais africanos de Gil, já que é inspirado em sua viagem à Nigéria. Além do anfitrião, o show Refavela 40 contou com as vozes de Céu, Moreno Veloso, filho de Caetano, e Maíra Freitas, filha de Martinho da Vila, acompanhados por Ana Cláudia Lomelino e Nara Gil, filha mais velha de Gil. O time de músicos inclui Bruno Di Lullo, Domenico Lancellotti, Thomas Harres, Thiagô de Oliveira e Mateus Aleluia, filho do cantor e compositor baiano Mateus Aleluia. Além deles, a banda contou com o próprio Bem, idealizador, diretor artístico e musical do projeto que garante que a ideia sempre foi não dar trabalho ao pai, além do necessário.

Tags:

Brumado: ALAB realiza cerimônia de posse de mais um membro efetivo nesta sexta-feira (01)

2 setembro 2017 | 8:47

por Nildo Freitas

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Foi realizado nesta sexta-feira (01), no salão nobre do clube AABB de Brumado, a cerimônia de posse de mais um membro efetivo da Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB). A entidade realizou uma sessão solene para posse de seu novo confrade, o Sr. Cleomenes  Nunes Barreto, que em noite de festa e muita alegria, reinou a magia poesia, a música de Arlindo Polvinthay e a ginga da capoeira do grupo Topázio, transformado a grandeza apoteótica do momento, em um ambiente familiar, inebriado de versos poéticos, ternura e emoção. Momentos como este, faz revelar a grandeza interior e o caráter das pessoas que procura nas coisas simples, o  verdadeiro sentido da vida. No próximo dia 29 de setembro em sua sede na Rua Mário Meira, será empossado o músico Evilásio Nascimento dos Santos, representante da Lira Ceciliana de Brumado. Veja as Fotos.

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Tags:

Brumado: Grupo Topázio promoveu a V Copa Capoeira Fight na Praça Zeca Leite

29 agosto 2017 | 17:47

Foto: WhatsApp

Neste último final de semana os integrantes do Grupo Topázio, que promoveu a V Copa Capoeira Fight Grupo Topázio Brumado. O evento foi realizado ao ar livre na Praça Coronel Zeca Leite e contou com a participação de agremiações convidadas, como a Ginga Brasil e o Guerreiros da Bahia. Durante o evento, aconteceram várias apresentações culturais de matrizes africanas, além de rodas de capoeira. “Foi uma festa para o nosso grupo que vem buscando juntamente com os demais manter acesas as nossas tradições. Agradeço aos nossos colaboradores do comércio local e esperamos que nossa cultura ganhe mais valorização e espaço em nossa comunidade”, disse o professor Maxuel Barreto. A festa atraiu centenas de pessoas ao anfiteatro da praça para prestigiar as apresentações e incentivar a capoeira, e seus valores ancestrais.

Tags:
Página 1 de 1612...Última »

Enquete

  • Você acredita na honestidade de seu prefeito?

    Veja o Resultado

    Carregando ... Carregando ...