Arquivos Educação — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Educação — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Professora Acácia Gondim poderá deixar a pasta da educação do município

5 dezembro 2017 | 12:16

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Nesta administração do prefeito Eduardo Vasconcelos, parece que as coisas não estão indo muito bem como se esperava. Houve nomeação de parentes e o Ministério Público mandou demitir por nepotismo, vários secretários foram remanejados por não funcionar ao seu contento. E agora, a secretária de educação do município Acássia Gondim Ribeiro, nomeada em maio deste ano, poderá deixar a pasta nos próximos dias. Segundo informações apuradas pela reportagem do Site de Brumado Verdade, a secretária teria pedido ao prefeito sua exoneração do cargo por sentir muito desgastada e sem autonomia de ação, já que na administração do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias, ela tinha total liberdade na pasta. Caso isso ocorra, é grande a possibilidade da Psicóloga e gestora em educação Fátima Guines, assumir a pasta, pois a mesma tem vasto conhecimento em escola em tempo integral. Ultimamente Guines era diretora do Hospital Municipal Magalhães Neto.  

Brumado: Escola Nossa Senhora de Fátima encerra o ano letivo nesta sexta-feira (1º)

2 dezembro 2017 | 21:21

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Na noite desta sexta-feira, 1º de dezembro a Escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF), realizou uma noite especial com alunos, pais e professores. O evento tratou das novas propostas pedagógicas para o ano letivo de 2018, em seguida os alunos apresentaram um coral natalino e recital de poesias. Ao final foi entregue os resultados finais  escolar. 

IFBA de Brumado abre inscrições para seleção de alunos para cursos técnicos

26 novembro 2017 | 0:09

Foto: Divulgação

De 17 de novembro a 04 de dezembro de 2017, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do IFBA, campus Brumado, para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio – Edificações e Informática. Serão oferecidas 40 vagas para cada curso , as inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no próprio campus. Maiores informações através do link ou pelos telefones (77) 3441-1607.

Brumado: Escola Municipal Nice Públio realiza 1ª Mostra Pedagógica sobre Biomas do Brasil

24 novembro 2017 | 22:19

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

A Escola Municipal Professora Nice Públio da Silva Leite realizou no último dia 10 de novembro, na Praça Coronel Zeca Leite, a abertura da I Mostra Pedagógica com o tema: Biomas Brasileiros – conhecer para proteger. A apresentação encantou e emocionou todos os presentes, pais, alunos e comunidade. Para abrilhantar ainda mais o evento, na última sexta-feira (17), a Escola abriu suas portas para outras Unidades Escolares da Rede Municipal, Estadual e Particular, para que todos pudessem apreciar e conhecer um pouco mais sobre os seis biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Pampas, Amazônia e Caatinga, através das exposições e explanação dos alunos, que demonstraram o quanto aprenderam sobre nossos biomas e a preservação do nosso planeta terra.

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Tags:

Brumado: Alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas recebem premiação

23 novembro 2017 | 7:01

Foto: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta sexta-feira (17), o resultado do concurso de vídeo educativo do Projeto Saúde na Escola, destinado a estudantes da Rede Estadual. O concurso tem o objetivo de promover a reflexão sobre a temática entre os estudantes e professores, além de estimular ações de prevenção e promoção à saúde na escola. Dentro do subtema PROMOÇÃO À SAÚDE AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, os alunos do Colégo Estadual Getúlio Vargas em Brumado, Caliu Lopes Pina e Luan Victor de Souza Bispo ganharam em 1º LUGAR as etapas regional e estadual e estarão em Salvador, no dia 12 de dezembro, para receber a premiação, com professora orientadora do projeto Aline Maria Silva Pereira.

Em Teixeira de Freitas, governo estadual inaugura sétima escola cultural da Bahia

17 novembro 2017 | 18:11

Foto: Divulgação

O governo do estado inaugurou nesta sexta-feira (17) o projeto Escolas Culturais no Centro Territorial de Educação Profissional do Extremo Sul, na cidade de Teixeira de Freitas. O evento contou com a presença do governador Rui Costa e de secretários da sua gestão. O projeto já foi implantado em Itabuna, Juazeiro, Gandu, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana e Itaberaba, e envolverá 85 unidades escolares, em 85 municípios. A iniciativa busca desenvolver ações pedagógicas voltadas para a dança, música, audiovisual, literatura, inovação e empreendedorismo, por exemplo. Por que foi pensada a escola cultural? Para ser um espaço de cultura aberto não só aos alunos dessa escola ou do estado mas de toda a sociedade”, comentou Rui durante a inauguração do equipamento. “Eu vi muitas escolas que transformaram o auditório em sala de cinema então a cidade ganhou uma sala de cinema. Daí surgiu a ideia desse projeto”, afirmou o governador, ressaltando que deseja instalar as 85 escolas culturais até o ano que vem. O projeto Escolas Culturais é realizado por meio de parceria entre as secretarias da Educação, de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil. O secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, comentou que é através da cultura que a escola pode chegar nos lugares mais difíceis. “Eu tenho dito muito que a lei a gente rasga, mas cultura não se rasga até porque cultura é como raiz. Ela vai cada vez mais buscando mesmo no solo mais pedregoso”, afirmou. “Nessa vida de dificuldade é que a gente foi aprendendo que sem cultura não tem como fazer a educação chegar”, disse o secretário.

12 dicas para se dar bem na segunda parte do ENEM

8 novembro 2017 | 6:21

Especialista em gestão escolar fala sobre atitudes que podem facilitar no dia da prova. Foto: Divulgação

A segunda parte do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é no próximo domingo (12). E é claro que nesse momento tão importante é bom estar preparado. E para te ajudar nessa tarefa, a psicopedagoga especialista em gestão escolar e educação, Ana Regina Caminha Braga, separou doze dicas para ajudar em todo esse processo. “As dicas para os alunos que participarão do ENEM têm o objetivo de minimizar a ansiedade ocasionada pelo momento repleto de expectativas, sonhos de uma nova etapa a ser iniciada e também de vários receios”, comenta. O aluno precisa ter algumas informações em mente para o dia da prova:

Leia mais »

Tags:

Candidata do Enem viraliza ao fazer prova usando camiseta com tema da redação

6 novembro 2017 | 15:18

Foto: Reprodução/ Twitter

A estudante Livia Gomes viralizou nas redes sociais neste domingo (05). É que a jovem de 17 anos fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vestindo uma camisa com os dizeres “Eu curto Libras… E você?”, de mesmo tema da redação do exame. Em seu perfil no Twitter, ela brincou com a coincidência: “Camisa do Fleming pra intimar os colegas da sala do Enem? Eu vou logo com a camisa do tema da redação, meu irmão”, escreveu a candidata. Até o começo da tarde desta segunda-feira (06), a publicação continha quase 2,7 mil compartilhamentos e mais de 11,3 mil likes. “Menina do céu, se eu tivesse na mesma sala que você na hora que eu lesse o tema, já ia me tremer toda”, disse uma internauta. “Mulher, tu vai tirar mil, né? Por favor”, comentou outra.

Tags:

Tema da redação do Enem 2017 chama atenção para educação de surdos no Brasil

5 novembro 2017 | 16:06

Foto: Divulgação

Poucas horas depois de as provas do Enem 2017 começarem a ser respondidas em Salvador, início previsto para as 12h30 deste domingo (05), já se sabia qual o tema da redação. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os alunos deverão desenvolver o texto dissertativo baseado no tema: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Em todo o estado, cerca de 490 mil estudantes estão habilitados para realizar a prova em 190 municípios.

Tags:

Brumado: Uesb abre nova turma de pós-graduação na UAB

5 novembro 2017 | 0:09

Foto: Brumado Verdade

A Universidade do Sudoeste da Bahia – Uesb publicou edital para seleção de alunos para pós-graduação. Há 25 vagas para o curso de Mídias na Educação na UAB de Brumado. O período de inscrição e de entrega de documentos é de 06 a 08 de novembro de 2017. A inscrição será feita através do portal www.uesb.br e a entrega de documentos poderá ser feita tanto na própria Uesb como no polo de Brumado. Para entrega no polo, os horários são de 7h30 às 11h e de 13h às 17h.

Tags:
Página 1 de 2612...Última »