Arquivos Medicina — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Medicina — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sexta, 29 de Março de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

A pedido de deputados, Maia trava projeto que libera medicamento a base de maconha

4 setembro 2020 | 9:07

Foto: Divulgação / Polícia Federal

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), se comprometeu  com os deputados Sóstenes Cavalcante e Bia Kicis a não pautar o projeto que autoriza o plantio de maconha o Brasil sem antes conversar com a bancada conservadora. A informação é da coluna de Lauro Jardim em O Globo. 

O texto libera medicamentos e produtos à base de maconha, utilizado em tratamentos paliativos em que outros medicamentos não surtem efeito. De autoria do deputado Fábio Mitidieri (PSD), o projeto busca viabilizar a comercialização de produtos e medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta cannabis sativa em sua formulação. O texto também prevê o cultivo da planta por pessoas jurídicas, em situações específicas.

Tags:

Médico baiano Elsimar Coutinho morre aos 90 anos após complicações por Covid-19

17 agosto 2020 | 13:39

Foto: Divulgação

O médico baiano Elsimar Metzker Coutinho veio a óbito nesta segunda-feira (17), aos 90 anos. A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da clínica do médico, que aguarda informações do Hospital Sírio-Libanês, onde ele estava internado, para divulgar mais detalhes. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Inicialmente, o cientista foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decorrente de uma infecção pelo novo coronavírus. Ele chegou a precisar de ventilação artificial para respirar.

Mas, no último dia 30, o médico apresentou melhora e foi transferido para o hospital na capital paulista. Ao tomar conhecimento do óbito, o BN entrou em contato com a assessoria de comunicação da unidade, que disse não divulgar informações sobre os pacientes sem autorização da família.

Natural de Pojuca, no interior da Bahia, Coutinho se tornou referência no campo da reprodução humana. Além de médico, formado em 1956, ele é também graduado em Farmácia e Bioquímica, curso que concluiu em 1951. Ambas as graduações foram na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Depois disso, o cientista conseguiu uma bolsa conjunta dos governos brasileiro e francês para estudar na Universidade de Paris, onde se interessou pelo estudo do mecanismo de ação dos hormônios e, a partir daí, se dedicou ao tema ao longo de toda carreira. 

Para além da ciência, o professor Elsimar Coutinho se tornou popular com sua participação em programas educativos, sempre discutindo temas como fertilidade, infertilidade, sexualidade e planejamento familiar.

Tags:

Soros produzidos por cavalos têm anticorpos potentes para novo coronavírus

13 agosto 2020 | 9:21

Estudo mostra que soro é até 100 vezes mais potente que vírus. Foto: Divulgação

Trabalhos iniciados em maio deste ano por pesquisadores brasileiros de várias instituições científicas verificaram que soros produzidos por cavalos para o tratamento da Covid-19 têm, em alguns casos, até 100 vezes mais potência em termos de anticorpos neutralizantes do vírus gerador da doença. A informação foi dada à Agência Brasil pelo coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ele apresenta os resultados dos estudos hoje (13) à noite, durante simpósio sobre Covid-19 na Academia Nacional de Medicina (ANM). Na ocasião, Lima Silva anunciará também o depósito de patente para garantia do processo tecnológico produzido no Brasil e a submissão de publicação no MedRxiv, que é um repositório de resultados preprint, ou seja, pré-publicados. Silva é também presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Quando começou, o projeto visava a obter gamaglobulina purificada, material biológico mais elaborado do que soros antiofídicos e antitetânicos. Esse soro é chamado hiperimune ou gamaglobulina hiperimune porque os pesquisadores inocularam o antígeno, durante três semanas, nos plasmas de cinco cavalos do Instituto Vital Brazil (IVB), laboratório oficial do governo fluminense.

Os animais foram inoculados com a proteína S recombinante do novo coronavírus, produzida no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e, após 70 dias, os plasmas dos equinos apresentaram anticorpos neutralizantes 20 a 100 vezes mais potentes contra o novo coronavírus do que os plasmas de pessoas que tiveram a doença e estão em convalescência, disse Jerson Lima Silva.

Leia mais »

Fabricante de vermífugo usado por Bolsonaro contra coronavírus nega eficácia do produto

22 julho 2020 | 7:06

“Toda e qualquer utilização de medicamentos fica a critério do médico”, disse a FQM Farmoquímica. Foto: Divulgação

A fabricante do vermífugo Annita foi a público informar que não há nenhum estudo que comprove a eficácia da droga contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

O remédio está sendo usado e divulgado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que testou positivo para a doença.

Segundo a FQM Farmoquímica, que apoia quatro pesquisas para o uso do remédio, “toda e qualquer utilização de medicamentos fica a critério do médico, e deve ser uma decisão compartilhada com o paciente”. As informações são da coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Conscientização é o melhor caminho para conter crescimento do diabetes

14 novembro 2019 | 17:39

Atividade física, cuidado com alimentação e controle do peso corporal têm grande influência na prevenção”, diz o médico Bruno Canguçu. Foto: Divulgação

No Dia Mundial do Diabetes, estatuído em 14 de novembro, pouco se tem a comemorar no Brasil, país cuja população de 13 milhões de diabéticos se expande em ritmo acelerado. O aumento de 60% no número de casos da doença no país, registrado pelo Ministério da Saúde de 2006 a 2016, e as projeções de crescimento de 150% até 2035 são alarmantes e indicam que a conscientização é o melhor caminho para evitar o agravamento do cenário.

“Em pouco mais de 15 anos, a previsão é que o diabetes tipo 2 seja uma epidemia em todo o mundo. É uma projeção preocupante que nos obriga a enfatizar o papel crucial da informação na prevenção da doença e também para impedir a piora dos quadros de saúde dos pacientes”, afirma o médico angiologista do Núcleo de Angiologia e Cirurgia Endovascular da Bahia (Nace), Bruno Canguçu (foto).

Leia mais »

Novo tipo de vírus HIV é descoberto depois de 20 anos

6 novembro 2019 | 14:29


Realizado pelo laboratório americano Abbott, o estudo foi publicado no jornal científico Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes (JAIDS). Foto: Divulgação

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (6) a descoberta de um novo tipo do vírus da imunodeficiência humana, HIV, que causa a Aids.

Realizado pelo laboratório americano Abbott, o estudo foi publicado no jornal científico Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes (JAIDS) e representa a descoberta de uma nova cepa do vírus em quase 20 anos.

Denominada cepa L, ela se encontra no grupo M, que é uma das quatro subclasses existentes para o HIV e agora faz parte de outras dez cepas já identificadas, ao longo dos anos, por cientistas.

Uma das responsáveis pela pesquisa, a bióloga Mary Rodgers, da Abbott, informou, em entrevista para a Veja, que o estudo tem o objetivo de diminuir as pandemias de Aids pelo mundo e monitorar o vírus.

“Graças aos esforços da comunidade global da área da saúde nas últimas décadas, a meta de acabar com a pandemia de HIV está se tornando atingível”, declarou.

Tags:

Bebê nasce sem rosto e parte do crânio e gera escândalo por negligência médica; entenda

20 outubro 2019 | 12:45

Foto> Divulgação

O pequeno Rodrigo nasceu sem olhos, nariz e parte do crânio em Portugal e abriu debate para  negligência médica em Portugal após ser noticiado que o obstetra que acompanhou a gravidez – e que não detectou as más-formações – exercia a profissão apesar de ter quatro processos disciplinares abertos.

De acordo com o R7, o caso já está sendo investigado pelo Ministério Público português, após uma denúncia apresentada pela mãe da criança. Isso porque os pais foram atendidos durante toda a gravidez por este obstetra em uma clínica particular onde foram realizadas três ultrassonografias, mas em nenhuma delas o especialista percebeu más-formações no feto.

Além disso, eles realizaram uma ultrassonografia 5G e foram avisados que algo estava foram do comum. A família argumenta que levou esse diagnóstico ao obstetra anterior, que desmereceu a análise e garantiu que não havia nenhum problema.

Tags:

Pediatra acusada de omissão de socorro tem vídeo viralizado nas redes sociais

3 setembro 2019 | 16:39

Foto: Divulgação

Uma pediatra, identificada como Doutora Carla, que atende no Posto de Saúde, Unidade de Saúde da Família, Sede I, em Tanhaçu, sudoeste da Bahia, está sendo acusada de omissão de socorro pela tia de uma criança. 

De acordo com a denunciante, que registrou o caso em vídeo, ao qual o Sudoeste Digital teve acesso, a médica teria recusado atender a criança. “A gente vai ter que ir ao hospital porque a médica não quer atender ele (sic)”. A tia não fala qual o problema da criança, que dorme em seus braços.

Em determinado momento a câmera registra a médica, sentado no consultório, tomando água e acessando o computador. “A médica está aqui, bebendo água, bem na boa, porque não quer atender meu sobrinho”, continua a mulher, com acriança nos braços. Em seguida, a médica tenta arrancar o celular da mulher, mas não consegue.

A médica então expulsa a mulher e fecha a porta. A gravação continua, mostrando a recepção repleta de pessoas, entre funcionários da unidade e mães de pequenos pacientes. Chorosa, a mulher desabafa: “Todo mundo aqui tá vendo, ó (sic). Ela não não quis atender meu sobrinho só porque a gente estava ali na porta. Eu tô filmando, eu tenho meu direito”, finaliza o vídeo, com duração de 39 segundos.

OUTRO LADO

A reportagem do Sudoeste Digital não obteve resposta da Prefeitura, responsável pela unidade de saúde, nem conseguiu localizar a pediatra. O Ministério Público e o Conselho Tutelar tomaram conhecimento do ocorrido, mas não informaram sobre as apurações, nem providências a serem adotadas. Veja o vídeo abaixo.


Tags:

Chega ao País uso de micro-ondas contra o câncer

7 agosto 2019 | 8:18


A ablação por micro-ondas é apontada como uma opção para tratar lesões de forma menos invasiva e mais rápida Foto: Reprodução

No dia 16 de maio, a aposentada Alba Cristina do Nascimento, de 53 anos, foi a primeira paciente do País a ser submetida a uma técnica que utiliza micro-ondas para remover tumores. Indicada para cânceres de fígado, rim, pulmão e ossos, a ablação por micro-ondas é apontada como uma opção para tratar lesões de forma menos invasiva e mais rápida, reduzindo o tempo de internação e preservando a função dos órgãos que recebem o tratamento.

O procedimento foi realizado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e o método já demonstrou que alcança resultados semelhantes aos obtidos em cirurgias, mas sem remoção de tecidos sadios. “Como trata os tumores com baixa invasividade, o paciente faz o tratamento e pode ir para casa no outro dia. Quem tem doença metastática muitas vezes, após a cirurgia, precisa de três meses de recuperação”, explica Marcos Menezes, coordenador-chefe do Serviço de Radiologia do Icesp e presidente da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (Sobrice).

Leia mais »

Tags:

Médico que abusava de mulheres no Ceará chamava pacientes de ‘bebê’

16 julho 2019 | 9:20


Segundo as vítimas, José Hilton de Paiva dizia que abusos eram justificados como parte dos procedimentos ginecológicos. Foto: Divulgação

O ginecologista e prefeito do município de Uruburetama (CE), José Hilson de Paiva (PCdoB), de 70 anos, foi denunciado por, pelo menos, 63 violações sexuais mediante fraude, o mesmo crime pelo qual responde o médium João de Deus.

A denúncia foi divulgada pelo Fantástico, na noite deste domingo (14/07/2019). Em todas as filmagens, o médico chama as vítimas de “bebê” enquanto abusada delas.

Conforme o dominical da TV Globo, os abusos ocorriam em dois consultórios do médico, sendo um deles na própria residência do profissional. O outro fica no hospital público da cidade, que tem cerca de 20 mil habitantes.

A revista digital ouviu seis vítimas do médico. Uma delas contou que foi abusada pela primeira vez aos 14 anos e disse só ter voltado a se consultar porque o prefeito é o único ginecologista da cidade.

Outras repetiram uma versão parecida: a de que José Hilson teria abocanhado os seios delas sob o pretexto de identificar se havia secreção nas mamas – que também se repete em praticamente todos os vídeos no qual ele aparece cometendo os abusos.

Tags: