Arquivos Medicina — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Medicina — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 18 de Janeiro de 2018
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

CRO/RJ diz que inexiste proibição para uso da toxina botulínica e o ácido hialurônico por dentistas

11 janeiro 2018 | 19:12

Foto: Reprodução

Em matéria publicada pelo jornal O Globo, e reproduzida por vários meios de comunicação, dentistas estariam proibidos de realizar procedimentos estéticos faciais em pacientes, como botox e bichectomia – cirurgia para redução de bochechas. A publicação foi feita após decisão da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, que acatou pedido realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). No caso, a decisão suspendia a resolução emitida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) pouco mais de um ano antes, que dava aos dentistas a permissão para fazer tais cirurgias. De acordo com informações de O Globo, A SBPC alegou, na ação, que procedimentos estéticos invasivos na face extrapolam a área de atuação dos dentistas e colocam em risco a saúde dos pacientes. No entanto, o  CRO-RJ enviou uma nota de esclarecimento para o jornal O Globo demonstrando sua discordância com o conteúdo do texto da matéria e se posicionando em favor da classe. “Sobre matéria publicada no último dia 7 de janeiro de 2018 no caderno “Sociedade” – “ Saúde “, sob o título “ A face arriscada da perfeição”, foi publicado um texto “ Dentistas não podem mais fazer procedimento ”, expressando que “ Justiça derruba resolução que autorizava esses profissionais a realizar cirurgias estéticas”. Ao contrário do que restou consignado na matéria, e em que pese a decisão exarada, em tutela antecipada, pelo douto Juízo da 5ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, que suspendeu os efeitos da Resolução CFO 176/2016, inexiste proibição de qualquer natureza para que o cirurgião-dentista utilize a toxina botulínica e o ácido hialurônico no âmbito da sua atuação profissional, não só pelo fato de que a própria decisão prolatada pelo Juízo do Rio Grande do Norte ter trazido de volta a vigor as Resoluções CFO 145 e 146, por repristinação, como também, e sobretudo, porque essa é a perspectiva da Lei 5.081/66.Por tudo isso, no entendimento deste CRO/RJ, pelos fundamentos acima expressados, inexiste proibição para o uso, seja funcional seja estético, da toxina botulínica e o ácido hialurônico, pelo dentista, no âmbito da sua atuação profissional”,  disse o CRO/RJ em nota. 

Lagoa Torta: Jovem com barriga gigante tem cirrose e precisa de transplante, diz médico

27 setembro 2017 | 20:20

Foto: Divulgação

Após publicar vídeo na internet solicitando ajuda para tratar do problema que a deixou com barriga gigante, uma moradora de Lagoa Torta, região do Velho Chico, recebeu ligações de médicos de diversas partes do país interessados em cuidar do caso. De acordo com o G1, o endocrinologista Ivson Petrônio de Cunha chegou à cidade na terça-feira (26) para atendê-la gratuitamente. Ele confirmou que Daiane Maria de Oliveira, de 28 anos, possui cirrose hepática e precisa de transplante de fígado. “Não temos no município especialistas para todas as áreas. Um endocrinologista de Santa Maria da Vitória me ligou e se ofereceu para fazer uma avaliação de forma gratuita. Ele constatou a cirrose hepática com agravante de possível problema na tireoide. O tratamento dela tem que ser um transplante”, ressaltou o vice-prefeito e secretário de Saúde de Igaporã, cidade mais próxima, Márcio Fagundes Fernandes. Após o atendimento com o especialista, Daiane foi colocada no sistema de regulação municipal e deverá ser encaminhada para um hospital em Salvador. Ainda não há prazo definido para a transferência.  Nesta quarta, a jovem foi levada para o Hospital Regional de Guanambi com objetivo de adiantar exames que serão solicitados na capital, tais como ressonância e outros.

Tags:

Brumado: Teve início pré-cunsultas para realização das cirurgias eletiva nesta quarta-feira (12)

12 julho 2017 | 12:05

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

As pré-consultas para realização das cirurgias eletivas teve início na manhã desta quarta-feira (12) a partir das 7h  até as 18h e serão encerradas na próxima  sexta-feira (14), no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado. No local, serão realizados exames de eletrocardiograma, Raios-X de tórax (maiores de 45 anos) e ultrassonografia. A partir do dia 17 de julho, as cirurgias de hérnia (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia total e vesícula (colecistectomia) serão realizadas no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Nas unidades móveis, os pacientes devem apresentar os resultados dos exames laboratoriais: Hemograma Completo, TAP, TTPA, Uréia, Creatinina e Glicemia. As mulheres que se submeterão a histerectomia devem apresentar ainda um exame preventivo feito há pelo menos 01 (um) ano, além do Beta HCG. Os exames laboratoriais têm validade de 06 (seis) meses. Os exames para o pré-operatório serão realizados posteriormente na unidade de saúde. O Mutirão de Cirurgias é desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e tem por finalidade auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas. As cirurgias eletivas são procedimentos realizados por meio de marcação, ou seja, sem caráter de urgência e emergência, para todas as especialidades.

Tags:

Médico ficou ‘surpreso’ em parto de ‘gêmeos’ no caso de ‘sumiço’ de criança em Ilhéus

12 julho 2017 | 6:25

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução/TV Bahia

Após uma mulher ir à delegacia de Ilhéus relatar que um dos bebês que esperava teria sumido em uma maternidade, o diretor do local declarou que o médico responsável pela cesárea ficou “surpreso” quando começou o procedimento cirúrgico e encontrou apenas um dos bebês. De acordo com o G1, o diretor Carlos Lira explicou que o médico Fábio Pinheiro estava preparado para fazer o parto de duas crianças, mas encontrou apenas uma, fato informado para mãe. Na 37ª semana de gestação, Cleidiane Silva dos Santos realizou ultrassonografia que apontava a gravidez gemelar.  “Nós realizamos essa ultrassonografia e constatamos realmente que tinham dois fetos no abdômen do paciente”, confirmou ao G1 o médico da Clínica Radiológica de Ilhéus (CRI), Edson Moreno, que realizou o exame 21 dias antes do parto. Para ele, o “sumiço” da criança poderia ser explicado pela “síndrome da transfusão feto-fetal”, em que um feto retira o nutriente do outro para suprir suas necessidades. Quando isso acontece, o outro feto acaba sendo absorvido. Entretanto, com 37 semanas de gravidez não há relatos na literatura médica de absorção completa. “Como a cesariana é um ato cirúrgico que tem sangue, pode ser que o fetinho absorvido esteja envolvido com compressas e sangue. Nesse momento, como o obstetra dá mais atenção ao feto que vai nascer aquilo seria coisa secundária. Agora com 37 semanas, eu nunca vi e não sei se tem relato na literatura”, avaliou o médico.

Bebê é atingido por tiro no útero da mãe; gestante passou por cesariana de emergência

1 julho 2017 | 15:53

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um mulher de 29 anos precisou ser submetida a uma cesariana de emergência na noite desta sexta-feira (30) depois que um tiro atingiu sua região pélvica e feriu o bebê que esperava há 39 semanas. Claudineia dos Santos Melo continua internada no Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio. Em estado grave, o menino foi transferido para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes. Segundo a Agência Brasil, Claudineia chegou lúcida ao hospital e contou que foi atingida pelo disparo ao ir ao mercado e ser surpreendida por um tiroteio na localidade conhecida como Vila Leal, no centro do município. As informações foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias. No útero da mãe, o bebê foi atingido por um tiro que atravessou o tórax e feriu também uma das orelhas. Logo após nascer, ele foi entubado e levado para Unidade de Terapia Intensiva, de onde foi transferido para o hospital estadual. De acordo com a secretaria de saúde, a transferência ocorreu para que o bebê recebesse acompanhamento de equipe médica de neurologia e outras especialidades.

Tags:

Vacina contra o diabetes é anunciada oficialmente e mundo comemora notícia

6 abril 2017 | 0:31

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O mundo inteiro está comemorando o anúncio oficial da vacina contra a doença Diabetes. Milhões de pessoas serão beneficiadas no mundo inteiro com essa novidade. O FDA (Food and Drug Administration, que significa Administração de Comidas e Remédios) deu o aval para que alguns testes fossem feitos na fase intermediária. O teste foi realizado em 150 adultos que tinham a doença em estágio avançado. A vacina recebeu nome oficial de bacilo calmetee-Guerin (BCG). No dia 19 de março, foi feito o anúncio da aprovação da vacina. A principal responsável pelo estudo, Dra. Denise Faustman, do Laboaratório de Imunobiologia do Hospital Geral de Massachusetts, foi responsável por fazer o comunicado para à sociedade. O comunicado foi feito no estado de Boston. A vacina aumenta de forma temporária, uma substancia que tem o nome de TNF (Fator Necrose Tumoral), e é exatamente os níveis elevados dessa substancia, que conseguem eliminar do sangue, aquelas células que tem o poder de prejudicar aqueles que são portadores do diabetes tipo 1. Através do estudo realizado, a equipe envolvida nessa pesquisa, chegou a conclusão que o uso de duas injeções de BCG, que foram administradas aos pacientes, com um intervalo de 4 semanas, conseguiram acabar temporariamente com as células que provocam o diabetes. No próximo verão, a equipe da Dra. Denise, fará um estudo mais intenso.  Ela revelou que o processo será praticamente o mesmo, porém, nesse processo a duração será de 4 anos. Embora esse tipo de estudo já esteja em estágio “avançado”, a equipe avaliou que seria necessário fazer teste com um grupo maior de pessoas, para que assim eles pudessem avaliar com muito mais eficácia e de maneira mais segura, os resultados dessa vacina. Seria necessário também, verificar os efeitos desse tipo de tratamento em longo prazo.

Tags:

Número de brasileiros doadores de órgãos bate recorde em 2016

13 março 2017 | 20:03

Divulgação/FAB

Divulgação/FAB

Em 2016, o Brasil registrou o maior número de doadores efetivos da história: foram 2.983 doadores. O número representa uma taxa de 14,6 PMP (por milhão da população), 5% maior em comparação a 2015. Além disso, registrou-se crescimento de 103% no número de potenciais doadores entre 2010 e 2016, passando de 4.997 para 10.158. Os dados foram divulgados naquinta-feira (9) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Outro recorde ocorreu em relação aos transplantes de coração. Em 2016, foram 357 procedimentos, crescimento de 13% em relação ao ano anterior. O decreto nº 8.783, assinado pelo presidente Michel Temer, em junho de 2016, viabilizou aumento de 13% dos transplantes de coração, passando de 5, em 2015, para 46 órgãos transportados, somente pela Força Aérea Brasileira (FAB). Somando todos os órgãos transportados pela FAB, como coração, fígado, pulmão e rim, houve aumentou de 3.340%, passando de cinco para 172 após a publicação da lei. O decreto estabeleceu que a Aeronáutica deve manter um avião em solo, à disposição, para qualquer chamado de transporte de órgãos ou de pacientes em aguardo de transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS). “O Brasil tem avançado, cada vez mais, na área de transplantes. Em 2016, com a assinatura do decreto do presidente Michel Temer, demos um importante passo. Esse esforço conjunto do governo federal, para garantir a logística de órgãos para transplante, já salvou 162 vidas.

Leia mais »

Músico canta e toca ao passar por cirurgia de retirada de tumor no cérebro

15 janeiro 2017 | 18:11

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após ser identificado com um tumor no cérebro, o músico Felipe Reis (nome artístico), Reginaldo Oliveira Santos Junior, de 31 anos, precisou passar por uma cirurgia, na qual cantou e tocou violão durante a cirurgia. O procedimento aconteceu na sexta-feira (13), no hospital de Barretos (SP), para a retirada do tumor que teria sido diagnosticado há um ano e meio.

Tags:

Sobrevivente de voo da Chapecoense acusa seguro de calote e deve R$ 41 mil a hospital

14 janeiro 2017 | 18:23

A comissária Ximena Suárez está sendo cobrada pelo hospital a pagar pelo tratamento que recebeu logo após a tragédia. Foto: Divulgação

A comissária Ximena Suárez está sendo cobrada pelo hospital a pagar pelo tratamento que recebeu logo após a tragédia. Foto: Divulgação

Uma das seis sobreviventes da tragédia com o voo da LaMia, que levava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, e deixou 71 mortos, a comissária Ximena Suárez acusa a seguradora Bisa de calote. Segundo a boliviana, como a empresa ainda não pagou a apólice, ela acabou contraindo uma dívida de US$ 13 mil (cerca de R$41 mil) referente ao tratamento da clínica na qual ficou hospitalizada após a queda do avião. “O voo tinha um seguro da empresa Bis ano valor de US$ 25 milhões, mas nem sequer pagaram a conta do hospital de Medellín. Neste momento Ximena está devendo 13 mil dólares. Não querem nem entregar a fotocopia do seguro, se recusam a entregá-la”, afirmou o advogado Carlos Subirana em entrevista ao canal Unitel. “Estamos apresentando à procuradoria uma denúncia contra os executivos da companhia Bisa para que o Ministério Público exija sua apreensão. Para que eles cumpram com as responsabilidades não só com ela (Ximena), mas também com as outras vítimas deste acidente”, completou. Abalada, Ximena também se manifestou. “Em nenhum momento ninguém desta empresa se aproximou para fornecer auxílio. Estou em contato direto com o pessoal da clínica que sempre me questiona sobre o pagamento”, desabafou. Além de Ximena, sobreviveram o técnico da aeronave, Erwin Tumiri, o jornalista Rafael Henzel e os jogadores Alan Ruschel, Neto e Jakson Follmann.

Tags:

Nascida duas vezes: Bebê é retirada de útero, operada, e colocada de volta por mais três meses

27 outubro 2016 | 13:04

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nascer costuma ser uma experiência única e irreplicável, mas não foi assim com Lynlee Boemer. A bebê de Lewisville, no Estado do Texas, “veio ao mundo” duas vezes. Primeiro, quando pesava apenas 530 gramas. Ela foi retirada do útero de sua mãe por 20 minutos para uma cirurgia vital após um ultrassom de rotina na 16ª semana de gestação revelar um tumor na sua coluna. Esse tumor, teratoma sacrococcígeo, vinha competindo com o feto por sangue – e elevando seu risco de ter uma falência cardíaca. A mãe de Lynlee, Margaret Boemer, estava esperando gêmeos, mas perdeu um dos bebês no primeiro trimestre de gravidez. Quando veio o diagnóstico do bebê sobrevivente, os médicos recomendaram que ela interrompesse a gestação por completo. Porém, havia uma opção: uma arriscada cirurgia que que seria a vida ou morte para a criança. A bebê teria 50% de chances de viver.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O tumor e Lynlee tinham quase o mesmo tamanho quando a operação foi realizada, na 23ª semana de gestação. “A escolha era entre deixar o tumor fazer o coração dela parar ou dar a ela uma chance de vida”, diz Margaret. “Foi uma decisão fácil: escolhemos dar vida a ela.” O teratoma sacrococcígeo é o tipo mais comum de tumor encontrado em bebês, segundo o médico Darrel Cass, que fez parte da equipe do Hospital Infantil do Texas que operou Lynlee. Ainda assim, é bastante raro, sendo registrado em um a cada 30 mil a 70 mil nascimentos. Sua causa é desconhecida, e é quatro vezes comum em meninas que em meninos. Cass disse que o tumor de Lynlee era tão grande que foi necessária uma incisão “enorme” para retirá-lo. Em dado momento, o coração da bebê parou de funcionar e um especialista a manteve viva enquanto a maioria do tumor era retirado. Ao fim do procedimento, ela foi colocada de volta no útero de sua mãe. Margaret passou 12 semanas em total repouso, e Lynlee “nasceu pela segunda vez” em 6 de junho, através de uma cirurgia cesariana feita próximo do fim da gravidez. Ela veio ao mundo saudável e pesando 2,4 kg. O nome, Lynlee, é uma homenagem às suas avós. Aos oito dias de vida, teve de ser operada de novo para remover o restante do tumor de seu cóccix. Hoje, está em casa e se recupera muito bem, segundo seu médico. Fonte: BBC Brasil

Tags:
Página 1 de 312...Última »