Arquivos Meio Ambiente — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Meio Ambiente — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Domingo, 30 de Abril de 2017
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Salvador e região metropolitana têm 14 praias impróprias para banho neste final de semana

29 abril 2017 | 7:33

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) alertou nesta sexta-feira (28), que 14 praias de Salvador e Região Metropolitana estão impróprias para banho neste final de semana. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) estabelece que a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresenta resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.500 coliformes termotolerantes ou 2.000 Escherichia coli, ou 400 enterococos por 100 mL de água. Além disso, é recomendado que as praias sejam evitadas no período chuvoso, já que podem estar contaminadas por arraste de detritos. Estão impróprias neste fim de semana as seguintes praias: Tubarão (em frente a antiga fábrica de cimento), São Tomé de Paripe (em frente a casa da Vila Maria), Periperi (na saída do acesso à praia), Penha (em frente a Igreja Nossa Senhora da Penha), Bomfim (ao lado da quadra de esporte), Pedra Furada (atrás do Hospital sagrada família), Canta Galo (rua agrário menezes), Ondina (próximo ao morro da sereia), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao posto salva vidas), Patamares (em frente ao Posto Salva-Vidas Patamares), Bogari (antigo Colégio João Florêncio Gomes) e Buraquinho (a 200 metros do Rio Joanes).

Tags:

Agentes resgatam filhotes de veados criados ilegalmente Paratinga

21 abril 2017 | 1:37

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma ação do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) resgatou nesta quinta-feira (20) dois filhotes de veados  no povoado de Salinas, que pertence ao município de Paratinga, no Oeste do estado. Os animais silvestres eram criados como animais de estimação em uma casa. O morador responsável pelos bichos, recebeu um auto de infração do Ibama. Os filhotes de veados vão passar por um processo de reabilitação. Com o apoio da Marinha do Brasil, oito peixes da espécie acarí também foram resgatados. Eles foram pescados de forma irregular, caracterizando pesca predatória. O FPI conta com a participação de mais de 30 órgãos, incluindo o Ibama, a Polícia Rodoviária Federal, o Conselho Regional de Medicina Veterinária e o Ministério Público. A ação já resgatou mais de 360 animais silvestres que eram mantidos em cativeiro.

Tags:

Brumado: Prefeitura corta pé de jaca da praça, e entra em cena o comercial do boi

29 março 2017 | 16:04

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Em plena semana em que ainda se comemora o dia do meio ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), através da empreiteira que presta serviços para a prefeitura municipal de Brumado, Lig-Lixo, derrubou na manhã da última terça-feira (28), com moto-serra, um pé de jaca que se encontrava atrás do palco da Praça Zeca Leite. Em seu Lugar ao invés da secretaria ter plantado outra árvore, abriu espaço na grama da praça que ficou, para a exposição de um boi artificial de uma churrascaria.

Foto:Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto:Nildo Freitas/Brumado Verdade

Salvador tem 9 praias impróprias para banho neste fim de semana

25 março 2017 | 8:01

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nove praias de Salvador são consideradas impróprias para banhos neste final de semana. A lista foi divulgada nesta sexta-feira (24) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Assim, os banhistas devem evitar: Periperi (na saída do acesso à praia), Penha ( em frente a Igreja Nossa Senhora da Penha), Pedra Furada (atrás do Hospital sagrada família), Porto da Barra (em frente a rua Cesar Zama), Pituba (atrás do antigo clube Português), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao posto salva vidas)e  Patamares (em frente ao Posto Salva-Vidas Patamares). Segundo o Inema, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1 mil coliformes fecais. O instituo ainda adverte que no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. É desaconselhável também o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Tags:

22 de março – Dia Mundial da Água

22 março 2017 | 6:22

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções. Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água. Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene. Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

Leia mais »

Temer espera que transposição do São Francisco seja finalizada em seu mandato

12 março 2017 | 0:40

Foto: Beto Barata / PR

Foto: Beto Barata / PR

Ao inaugurar o Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, o presidente Michel Temer disse que espera concluir as obras ainda durante o seu mandato e que a Região Nordeste tem recebido muita atenção do governo federal. Em discurso na cidade paraibana de Monteiro, a primeira do estado a receber as águas do rio, Temer disse que sempre se emociona quando visita o empreendimento, “menos como governante e mais como brasileiro”. O presidente voltou a dizer que a paternidade do projeto de transposição é do povo. “Agora, com a transposição e com a complementação [do projeto], espero que, ao final deste mais um ano e oito meses de governo, eu possa vir aqui e dizer que toda a Paraíba está irrigada, inundada de água. Quem sabe até uma ou outra enchentezinha. Espero exatamente isso”, disse na solenidade. Segundo a Agência Brasil, Temer participou mais cedo do acionamento da comporta que libera as águas do Eixo Leste para a Paraíba. “Esta é uma obra pensada desde o tempo do Império e executada nos últimos governos, por isso que eles, com a delicadeza e a civilidade que devem presidir as relações políticas, disseram que quem terminou a obra foi o Temer, mas isto passou por vários governos. Vários governos que merecem o aplauso de todos”, afirmou o presidente. De acordo com Temer, as águas do São Francisco trarão “vida a regiões historicamente castigadas pelo flagelo da seca”. O presidente ainda disse que os ministros vão trabalhar com as bancadas da Paraíba na aplicação de mais recursos para atender a demandas do estado.

Ministério da Integração reconhece situação de emergência em 17 municípios baianos

10 março 2017 | 16:01

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta sexta-feira (10),  23 municípios de Alagoas, Bahia e Minas Gerais como em situação de emergência. O motivo é que essas cidades foram fortemente afetadas por um longo período de seca e estiagem, sendo necessária a aplicação de ações emergenciais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Com a decisão, 17 cidades baianas (acesse) como Conceição do Coité, Itanhém, Umburanas, Vitória da Conquista e Sítio do Quinto, poderão contar com assistência para reestabelecer serviços essenciais, como o abastecimento de água potável por meio de programas como Operação Carro-Pipa. O reconhecimento permite ainda que, os municípios tenham direito a renegociação de dívidas no setor de agricultura, a aquisição de cestas básicas e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para retomar as atividades econômicas nas regiões afetadas.

Brumado: Após um dia de muito calor volta a chover forte nesta sexta-feira (03)

3 fevereiro 2017 | 22:30

Por Nildo Freitas

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Diferentemente do ano anterior quando o maior volume de chuvas aconteceu em janeiro, este ano, quem reina nas brenhas do sertão é o mês de fevereiro. As elevadas temperaturas registradas nos últimos dias em Brumado deram lugar a uma chuva considerada regular na noite de ontem (02). Embora tenha sido uma chuva rápida ouve alagamentos e correntezas em alguns pontos da cidade. Segundo previsão do Climatempo, nesta sexta-feira (03), a chuva voltou a acontecer depois das 22h, como já era de se esperar. As temperaturas variam entre 21 °C e 35 °C, com Sol e aumento de nuvens durante o dia e pancadas de chuva à noite. No final de semana, as temperaturas variam entre 21°C e 33°C, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia ou noite. Com certeza, a chegada da chuva irá fazer a alegria principalmente do homem do campo. O sertão volta a sorrir novamente.

Tags:

Sistema Cantareira atinge maior nível de água desde 2012

31 janeiro 2017 | 0:38

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o aumento de chuvas em São Paulo, que acumulou 377,5 milímetros de precipitação desde o início deste mês, o Sistema Cantareira agora tem quatro vezes mais água no seu volume útil do que há um ano. Esse é o melhor índice para o período desde 2012, quando a média foi de 262,6 milímetros. De acordo com a Agência Brasil, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o sistema tem, nesta segunda-feira (30), atualmente 59,7% do volume útil, que é de 586,4 bilhões de litros. Nessa mesma data em 2016, o nível era de apenas 15,9%, o equivalente a 156,5 bilhões de litros. O índice é reflexo da crise hídrica que provocou o racionamento de água em diversas cidades abastecidas pelo Cantareira.

Brumado: Lia Teixeira denuncia Embasa ao Ministério público por retenção de água em Cristalândia

28 janeiro 2017 | 0:26

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

A vereadora Edilsa Maria Teixeira do Espírito Santo (PDT), conhecida como Lia Teixeira, denunciou a Embasa ao Ministério Público Estadual (MPE) alegando que a concessionária está impedindo o fluxo de água do Rio das Contas, ao distrito de Cristalândia e adjacências, por não liberar a vazão de água através de descarga ecológica na barragem que abastece os municípios de Brumado e Malhada de Pedras. A vereadora informou ao site Brumado Verdade, que sem a descarga d`água, a comunidade do distrito e região, estão sem água para consumo humano e animal, pois a barragem de onde é feita a captação da água está seca. É de conhecimento de todos que a barragem de Cristalândia encontra-se no seu nível máximo de armazenamento, deixando a população revoltada com o descaso da Embasa, que tem liberado água do manancial para os caminhões pipa das empresas que prestam serviços nas obras do Parque Eólico. Lia disse ao site Brumado Verdade que levou o problema ao conhecimento de Dr. Paulo, responsável pela concessionária na cidade de Caetité. A vereadora informou que o representante prometeu resolver o problema até domingo. “Estão praticando um crime ambiental por impedir o fluxo natural do rio. Não podemos cruzar os braços e nos calar diante dessa situação critica, pois muitas famílias estão sendo prejudicadas e necessitam dessa água. Como a Embasa não tomou as providências cabíveis, fui obrigada a denunciar o caso no Ministério Público”, afirmou a vereadora.

Página 1 de 712...Última »

Enquete

  • O que você acha do nepotismo praticado pelos prefeitos em sua cidade?

    Veja o Resultado

    Carregando ... Carregando ...