Arquivos Mundo — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Mundo — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sexta, 29 de Março de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Inteligência russa diz que França está treinando soldados para lutar na Ucrânia

20 março 2024 | 0:26

Segundo o jornal Les Echo, eles prometeram aumentar entregas de equipamento militar por meio de compras no mercado mundial. Foto: Reprodução/ Redes sociais

A retórica sobre a possibilidade de participação direta dos países europeus na guerra entre Rússia e Ucrânia ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (19), quando o diretor do Serviço de Inteligência Externa da Rússia (SVR), Sergey Naryshkin, disse à agência Tass ter informações de que a França está preparando um contingente militar de 2.000 soldados para ser enviado à área do conflito. “A atual liderança do país a França não se preocupa com as mortes de franceses comuns. De acordo com informações que chegam ao SVR, um contingente a ser enviado para a Ucrânia já está sendo preparado. Inicialmente, contará com cerca de 2 mil soldados”, disse.

Segundo informações do portal InfoMoney, ele afirmou ainda que os militares franceses “temem que uma unidade militar tão grande não possa ser transferida e estacionada na Ucrânia sem ser notada”. E fez a ameaça de que tal contingente, “sofrerá o destino de todos os franceses que já vieram ao mundo russo com uma espada”, numa alusão às guerras napoleônicas.

Leia mais »

Embaixada britânica em Kiev desmente rumores sobre morte de Charles III

20 março 2024 | 0:11

Boatos sobre o monarca tomaram conta da internet após um veículo de comunicação russo anunciar o falecimento do filho de Elizabeth II. Foto: Redes sociais/ Hugo Burnand

A Embaixada Britânica em Kiev, Ucrânia, manifestou-se após rumores sobre a morte do rei Charles III. Boatos sobre o monarca tomaram conta da internet após um veículo de comunicação russo anunciar o falecimento do filho de Elizabeth II. 

“Gostaríamos de informar que as notícias sobre a morte do rei Charles III são falsas”, afirmou a conta no X da Embaixada Britânica em Kiev. 

Na segunda-feira (18), foi divulgado um relatório falso com o selo da residência oficial de Charles III em Londres. Na nota, foi informado que o “rei faleceu inesperadamente ontem à tarde”. 

Charles III foi diagnosticado com um câncer de próstata. Em janeiro, ele passou por uma cirurgia.  

Tags:

Donald Trump promete que, se eleito, libertará presos por ataque ao Capitólio

13 março 2024 | 0:37

Declaração foi dada na segunda-feira (11). O ataque ao Capitólio ocorreu em janeiro de 2021 e resultou em 5 mortes. Foto: Reprodução/Youtube

De acordo com uma reportagem do Metrópoles, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na segunda-feira (11) que, caso seja eleito em novembro, um de seus primeiros atos será libertar os presos envolvidos no ataque contra o Capitólio do país, em 2021.

“Meus primeiros atos como seu próximo presidente serão fechar a fronteira e libertar os reféns de 6 de janeiro que foram presos injustamente”, publicou Donald Trump em sua rede social, a Truth Social.

O Metrópoles aponta que a declaração do republicano repercutiu entre os democratas como um “alerta”. Em comunicado, citado pela emissora NBC, a porta-voz da campanha de Joe Biden, Sarafina Chitika, disse que Trump “fará tudo para se manter no poder”, incluindo “desculpar e encorajar a violência política”.

“O povo americano não se esqueceu do violento ataque ao nosso Capitólio em 6 de janeiro — eles sabem que Trump é muito perigoso para ser deixado perto do Salão Oval [gabinete da Presidência] novamente, eles irão proteger a nossa democracia e manter Trump fora da Casa Branca em novembro”, completou.

Ainda segundo o Metrópoles, em outra ocasião, Donald Trump falou sobre o seu hipotético primeiro dia no cargo de presidente, caso seja eleito novamente. Ele garantiu que não atuaria como ditador, “exceto no primeiro dia”. Trump é o favorito à indicação do Partido Republicano para disputar o pleito. Pesquisas nacionais apontam uma vantagem de até cinco pontos sobre o atual presidente e candidato à reeleição, Joe Biden.

Maior navio de cruzeiro do mundo chega a Miami para viagem inaugural no Caribe

13 janeiro 2024 | 9:15

Foto: Divulgação

Cinco vezes maior que o Titanic, o gigante de 250.800 toneladas tem capacidade para quase dez mil pessoas: até 7.600 passageiros e 2.350 tripulantes. O navio contará com o maior parque aquático marítimo do mundo, com seis toboáguas de tamanho recorde.

Além de sete piscinas, nove banheiras de hidromassagem, um simulador de surfe e mais de 40 restaurantes, bares e áreas de entretenimento. Uma particularidade é a gigantesca cúpula de cristal que cobre a proa.

A Royal Caribbean International apresentou as primeiras imagens conceituais do “Icon of the Seas” – a embarcação será o maior navio de cruzeiros do mundo e deverá entrar em operação no dia 28 de janeiro de 2024.

Foto: Divulgação

Construção inaugural da nova classe de navios Icon, o “Icon of the Seas” tem números grandiosos:

  • 20 andares;
  • 2.805 cabines;
  • 7,6 mil passageiros de capacidade;
  • 7 piscinas;
  • 40 opções de bares;
  • 6 toboáguas;
  • 250.800 toneladas.
Leia mais »

Tags:

Israel diz que destruiu ‘estrutura militar’ do Hamas no norte de Gaza

7 janeiro 2024 | 0:06

Forças israelenses afirma ter matado 8 mil militantes. Foto: Forças de Defesa de Israel

As forças israelenses concluíram o desmantelamento da “estrutura militar” do Hamas no norte de Gaza e mataram cerca de 8.000 militantes na área, disse um porta-voz militar neste sábado (06).

Os militares também apreenderam dezenas de milhares de armas naquela área e milhões de documentos, disse o contra-almirante Daniel Hagari em um briefing online. “Estamos agora concentrados no desmantelamento do Hamas no centro e no sul da faixa (de Gaza)”, disse o porta-voz.

Emigração

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu uma nota na última sexta-feira (05) em que critica as recentes declarações de autoridades de Israel defendendo a emigração dos palestinos da Faixa de Gaza. O Itamaraty considerou que essa posição viola o direito internacional e prejudica a possibilidade de paz. Isso porque dois ministros de Israel defenderam, nos últimos dias, o deslocamento da população de Gaza para outros países.

Leia mais »

Tags:

Naufrágio na Líbia deixa 61 migrantes mortos

18 dezembro 2023 | 0:14

Embarcação tinha como destino a Europa. Imagem: Reprodução/Brasil Escola

61 pessoas morreram após um naufrágio na Líbia, neste sábado. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações no país, o barco transportava cerca de 86 pessoas quando afundou.

Sobreviventes relataram que a embarcação saiu da cidade de Zwara, a 110 km da capital Trípoli, em direção à Europa. Entre as vítimas estão mulheres e crianças de países da África. 

Em 2023, 2250 migrantes morreram no Mar Mediterrânico, segundo o porta-voz da Organização, Flavio Di Giacomo. A entidade destaca ainda que a localizada “continua a ser uma das rotas migratórias mais perigosas do mundo”.

Tags:

Gigante do cigarro quer abrir fábrica de dispositivos eletrônicos

4 dezembro 2023 | 0:29

Uma das maiores fabricantes do mundo, a BAT entrou pesado no lobby em defesa dos cigarros eletrônicos na Anvisa. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Uma das maiores fabricantes do mundo, a filial brasileira da BAT, entrou pesado no lobby em defesa dos cigarros eletrônicos na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na sexta (1), a agência, que há quatro anos avalia se libera ou não o uso dos chamados vapes ou e-cigs, abriu consulta pública. Até que profira sua decisão, proibiu a comercialização dos chamados eletrônicos.

Enquanto isso, o número de fumantes desse tipo de cigarro no Brasil saltou de 500 mil para 2,2 milhões, segundo pesquisa recente feita pelo Ipec. No Distrito Federal, 4% da população já utiliza os vapes. A companhia já investiu R$ 12 bilhões para o desenvolvimento de “produtos alternativos”.

O mercado clandestino, que abastece esse público, já se consolidou e hoje movimenta R$ 7,5 bilhões por ano. A maior parte das mercadorias vem da China e do Paraguai. A BAT e outras gigantes globais do mercado de tabaco querem construir fábricas de cigarros eletrônicos no país e, por isso, tentam convencer a a apressar a regulamentação desses produtos, tidos como menos tóxicos do que os convencionais.

Deputados de diversas frentes passaram a defender uma lei que antecipe os trabalhos da Anvisa. A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) é uma delas. “A BAT Brasil reitera que é a favor de uma regulamentação adequada ao contexto brasileiro, baseada em ciência, que permita qualidade, segurança, comunicação, distribuição adequada e monitoramento do uso desses dispositivos”, disse em nota.

“Isso é fundamental para os adultos fumantes que não optam por parar de fumar, o que inclui os cigarros eletrônicos como instrumentos de redução de danos do tabaco”, disse a empresa. A companhia diz que se empenha em colaborar com órgãos reguladores de todo o mundo, como já acontece nos EUA, Reino Unido, França, Japão, Suécia, Itália, Grécia, Nova Zelândia.

Tags:

Em carta a Lula, Milei o convida para posse e fala em construir laços

27 novembro 2023 | 0:05

‘Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa este momento de transição’, diz presidente eleito da Argentina. (Foto:Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ Instagram @Javiermilei)

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, convidou o presidente Lula (PT) para sua posse por meio de um acarva enviada ao petista neste domingo (26). Segundo o jornal Folha de S. Paulo, no texto, Milei fala em “trabalho frutífero” e “construção de laços”.

“Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa este momento de transição para o processo histórico da Argentina, seu povo, e naturalmente para mim e minha equipe de colaboradores que me acompanharão na próxima gestão do governo”, diz Milei no documento.

“Em ambas as nações temos muitos desafios pela frente e estou convencido de que uma troca nos campos econômico, social e cultural, baseada nos princípios da liberdade, nos posicionará como países competitivos em que seus cidadãos podem desenvolver ao máximo suas capacidades e, assim, escolher o futuro que desejam.”

“Em ambas as nações temos muitos desafios pela frente e estou convencido de que uma troca nos campos econômico, social e cultural, baseada nos princípios da liberdade, nos posicionará como países competitivos em que seus cidadãos podem desenvolver ao máximo suas capacidades e, assim, escolher o futuro que desejam.”

Na carta, Milei também diz esperar que a atuação conjunta entre os dois países se traduza em “crescimento e prosperidade para argentinos e brasileiros”. O presidente eleito encerra o documento com saudações de “estima e respeito” a Lula, esperando vê-lo na posse.

“Sabemos que nossos países estão estreitamente ligados pela geografia e história e, a partir disso, desejamos seguir compartilhando áreas complementares, a nível de integração física, comércio e presença internacional, que permitam que todo esta atuação conjunta se traduza, de ambos os lados, em crescimento e prosperidade para argentinos e brasileiros”, afirma.

“Desejo que o tempo em comum como presidentes e chefes de governo seja uma etapa de trabalho frutífero e construção de laços que consolidem o papel que a Argentina e o Brasil podem e devem cumprir na Conferência das Nações.”

De acordo com a Folha, a carta foi entregue pela futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Mondino se encontrou neste domingo com Vieira e os embaixadores dos dois países no Itamaraty.

“Foi uma grande ocasião e um gesto dela de querer ser portadora pessoal dessa carta do presidente. Foi uma reunião produtiva em que discutimos vários temas e ela já está de regresso”, disse Vieira à imprensa após a agenda.

Tags:

Reféns israelenses só serão liberados pelo Hamas na sexta-feira (24)

23 novembro 2023 | 0:09

Inicialmente, a expectativa era de que os reféns fossem liberados na manhã desta quinta-feira (23). Foto: Reprodução/Twitter/@Timesofgaza

O assessor de Segurança Nacional de Israel, Tzachi Hanegbi, comunicou que a libertação de reféns israelenses em troca de uma trégua temporária da ofensiva de Israel na Faixa de Gaza foi adiada para sexta-feira (24). Ao passar a informação, na noite desta quarta-feira (22), ele não explicou o motivo do adiamento.

Inicialmente, a expectativa era de que os reféns fossem liberados na manhã desta quinta-feira (23). Também não está claro quando vai começar o período de cessar-fogo de quatro dias. Em um comunicado, Hanegbi dissse que os contatos sobre o acordo continuam. “A liberação começará conforme o acordo original entre as partes, e não antes de sexta-feira”, diz a nota.

Na madrugada desta quarta-feira (22), Israel e o Hamas concordaram com uma trégua de pelo menos quatro dias na Faixa de Gaza para permitir a entrada de ajuda humanitária no enclave palestino sitiado e a libertação de ao menos 50 reféns israelenses nas mãos do grupo terrorista em troca de pelo menos 150 palestinos presos em Israel.

Tags:

Unesco registra 759 ataques a jornalistas em 70 países durante eleições

3 novembro 2023 | 0:06

Os casos de violência incluem agressões, assassinatos, ataques digitais, prisões arbitrárias e a obstrução do trabalho. Foto: Wikimedia Commons

Entre 2019 e 2022 foram registrados 759 ataques contra jornalistas durante 89 eleições em 70 países. Os casos de violência incluem agressões, assassinatos, ataques digitais, prisões arbitrárias e a obstrução do trabalho dos profissionais de mídia, com ameaças ou destruição de equipamentos. Os dados são do relatório da Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura (Unesco), divulgado nesta quinta-feira (2), data que marca o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas.

“Não é algo que está localizado em uma região específica ou país específico. Foram muitos processos eleitorais, ao longo desse período, onde nós verificamos que os jornalistas que estavam fazendo um trabalho fundamental para garantir eleições livres e justas tiveram seu trabalho impedido ou dificultado em função dessa violência que a Unesco documentou”, afirmou o chefe da seção de Liberdade de Expressão e Segurança de Jornalistas da agência, Guilherme Canela, em entrevista à agência de notícias da ONU.

Ao todo, 42% dos ataques foram perpetrados por agentes da lei, e 29% das vítimas eram mulheres. Canela destaca que os ataques digitais têm foco sobre mulheres jornalistas em todo o mundo.

Em 2024, o mundo terá 81 países realizando eleições. Por isso, neste 2 de novembro, a ONU marca o Dia internacional do Fim da Impunidade por Crimes contra Jornalistas destacando os riscos que esses profissionais enfrentam durante processos eleitorais. “Façamos um esforço genuíno para que, no próximo ano, a cobertura dos processos eleitorais possa se dar de maneira pacífica e que os jornalistas possam fazê-la com profissionalismo e independência nesse super ano eleitoral de 2024”, apontou Canela.