Arquivos religião — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos religião — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sábado, 19 de Agosto de 2017
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Papa Francisco questiona fé de cristãos que consultam horóscopo

14 agosto 2017 | 6:54

O papa Francisco afirmou, que cristãos que consultam “cartomantes e horóscopos” não têm “fé tão forte” (Foto: Divulgação)

O papa Francisco afirmou ontem que a fé não é uma fuga para os problemas, mas sim é o que dá sentido a vida, acrescentando que cristãos que consultam “cartomantes e horóscopos” não têm “fé tão forte”. Durante a oração do ângelus, o Pontífice disse que quando os fiéis não se “apegam à palavra do Senhor e para ter mais segurança consultam horóscopos e cartomantes, a pessoa começa a chegar ao fundo”. Segundo ele, só a fé “dá a segurança da presença de Jesus que nos impulsiona a superar as tempestades existenciais”. “É a certeza de segurar uma mão que nos ajuda com as dificuldades apontando o caminho, mesmo quando está escuro”. Segundo Francisco, apenas a fé “dá a segurança da presença de Jesus que nos impulsiona a superar as tempestades existenciais”.

Tags:

Brumado: Paróquia Bom Jesus realiza procissão e missa em homenagem ao padroeiro da cidade

6 agosto 2017 | 19:50

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Na tarde deste domingo (06), a comunidade católica encerraram os festejos em homenagem ao padroeiro da cidade, que teve início dia 28 de julho. Os fieis desfilaram pelas principais ruas do centro da cidade, carregando o andor com a imagem de Bom Jesus, proferindo cânticos em louvor ao Santo padroeiro do município. Após o cortejo, foi celebrada uma missa campal, encerrando o ciclo de festejos em homenagem ao protetor do município de Brumado.

Tags:

29 de junho os católicos comemora o Dia de São Pedro

29 junho 2017 | 11:32

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (29) de junho, celebra-se o Dia de São Pedro. A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre no mês de junho no dia 29. Pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias do santo. Nesta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título (37 anos). A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas “festas juninas” principalmente no norte nordeste do Brasil. Normalmente, nestas celebrações são feitas muitas quermesses, arraias e grandes fogueiras, farta alimentação, fogos, como acontece no tradicional no Dia de São João.

Tags:

Dia 13 de junho dia Santo Antônio

13 junho 2017 | 6:33

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Santo Antônio foi um Doutor da Igreja que viveu na virada dos séculos XII e XIII. Ele nasceu em 15 de agosto de 1191 em Lisboa, Portugal. A igreja de Santo Antônio foi construída próxima a Sé, local onde segundo a tradição nasceu o santo português. Começou sua vida religiosa atuando como frade Agostinho no Convento de São Vicente de Fora, e depois foi para o Convento de Santa Cruz, onde estudou as leituras da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Em 1220 se tornou franciscano e começou a viajar frequentemente. Ele morreu aos 36 anos, aproximadamente, na cidade de Pádua, na Itália. Ele foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano, e deu aulas em universidades italianas e francesas. É visto como uma dos mais importantes santos do Catolicismo. É conhecido como santo casamenteiro. O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho no Brasil, mesma data em que aconteceu a sua morte.  

Vaticano confirma que Papa Francisco respondeu a carta de Michel Temer

20 abril 2017 | 13:55

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O site ACI Digital informou ontem (18/04/2017) que a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um comunicado no qual confirma que “dias atrás o Santo Padre enviou uma carta pessoal ao Presidente do Brasil”, conforme revelado pela imprensa brasileira nesta terça-feira. Foram publicados na internet trechos da carta, reafirmando que o Pontífice não poderia visitar o Brasil por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O texto traz ainda algumas reflexões do Santo Padre sobre a atual situação do Brasil. Conforme esclareceu a Santa Sé, “a missiva não foi publicada por ter caráter privado”. Além disso, explica a direção da Sala de Imprensa, trata-se “da resposta do Papa a uma carta do Sr. Michel Temer na qual o Chefe de Estado convidava o Pontífice a visitar o Brasil em 2017 por ocasião dos 300 anos de Aparecida.

Leia mais »

O Significado da Sexta-feira da Paixão

14 abril 2017 | 0:21

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Sexta-feira da Paixão sucede o fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir após o Carnaval), na quinta-feira. O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias dos cristãos que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados. Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico. Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira. Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Tags:

Setor Juventude da Diocese de Caetité promove 2ª Edição Camping Jovem

27 março 2017 | 14:02

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Setor Juventude da Diocese de Caetité irá promover nos dias 21 a 23 de abril o Segundo Camping Jovem (para jovens de 15 a 35 anos). O Camping será realizado no Espaço Bethânia em Guanambi e a taxa de participação é de R$ 30,00 até o dia 31 de março, e R$ 40,00, após essa data. Maiores informações e inscrição, procurar a Comissão a Juventude Paroquial – COMJUP.

Brumado: Vereador Gláudson dias participa dos festejos de São José na comunidade do Jacaré

19 março 2017 | 8:26

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março no mundo inteiro. Para celebrar esta data especial a comunidade do André, Retiro e Jacaré, durante 9 dias se reuniram na capela da comunidade, realizando novenas e leilão em celebração a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: José de Nazaré o Carpinteiro é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Neste sábado (18), aconteceu o ponto máximo do evento, quando os devotos realizaram a procissão, com saída da residência do Sr. Deusdedite Bernardino da Silva (Chefia) e Dona Saulina Porto da Silva (Quena), com destino a capela local. O vereador Gláudson Dias, natural da região, esteve presente como faz todos os anos prestigiando o grande momento de devoção da comunidade.  Após a procissão, o padre Jordano, celebrou uma missão para os fieis que lotaram a capela, entoando seus cânticos em louvor ao santo padroeiro da igreja católica.  

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Tags:

Brumado: População indignada com Projeto de Lei que visa acabar com Tradição e Cultura do município

24 fevereiro 2017 | 0:56

Por Tácio Novais 

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

Alguém pode avisar ao digníssimo alcaide do município de Brumado que ainda existe algo no coração dos munícipes que se chama Tradição?
Os feriados religiosos que ele pretende extinguir, são mais culturais que preceitos religiosos.
Quem nunca assistiu a passagem dos carros que vem da zona rural no dia de São Sebastião, e ficou encantado com a fé daquele povo que vem participar da festa do santo? Ou ainda, quem nunca ouviu algum idoso pedir a proteção do São Sebastião de Brumado?
E no São João, quem não se alegra em poder receber amigos e familiares com sua mesa farta? Quem não se alegra em ficar até a madrugada ao redor da fogueira com seus entes queridos, ou poder partilhar o almoço do dia santo?
É difícil acreditar que tal idéia parta de alguém que se diz católico, ou que ainda, termina seus discursos rogando as bênçãos do Bom Jesus.
Tal ato, causa estranheza também, partindo da possível formação intelectual de alguém que já viajou o mundo, e deva ter uma formação cultural sólida!
Caro gestor, tais feriados não são apenas mais dias de descanso, ou dia de idolatrias. Eles fazem parte da história e da cultura de nosso povo. Acredito que o senhor deva saber o motivo dessa louvação à São Sebastião. É histórica, e um povo que não valoriza sua história, não tem memória. Povo sem memória, é povo fraco e de fácil manipulação!
E o São João? Nossa, será possível que Vossa Excelência tenha se esquecido do quanto essa data é importante para o nordestino? Quantos saem de longe pra passar a data com seus familiares?
Aos irmãos das demais denominações religiosas, os feriados em questão apesar de religiosos, se destacam mais por seu caráter social e histórico. Não se trata de idolatrias, ou qualquer outra coisa, mas sim de história, tradição e cultura.
Espero que os nobres vereadores, ao analisarem tal proposta, possam respeitar o que ainda resta de tradição e memória em nossa cidade.
Pagamos um alto preço por não manter nossas tradições e cultura, e não podemos ser um povo sem memória!
Um povo sem cultura e sem memória é um povo manipulável.
Não existe povo sem cultura! 
Não existe cultura sem memória!
Salve a memória e a tradição de Brumado!
Abaixo a pobreza cultural de nossos governantes!

Página 1 de 412...Última »

Enquete

  • O que você acha do nepotismo praticado pelos prefeitos em sua cidade?

    Veja o Resultado

    Carregando ... Carregando ...