Arquivos religião — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos religião — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 17 de Outubro de 2017
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

12 de outubro católicos comemoram o dia de Nossa Senhora Aparecida

12 outubro 2017 | 8:30

Foto: Divulgação

Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no Brasil. Esta é a data que homenageia a padroeira do Brasil. O Dia de Nossa Senhora Aparecida foi oficialmente instituído a partir do decreto de lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980. Devido à importância que esta santa possui no país, foi construído um santuário dedicado a ela no estado de São Paulo. O Papa João Paulo II, em visita ao Brasil, consagrou a basílica brasileira como o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo. De acordo com a lenda, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar. Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. De seguida, as suas redes que até então vinhas vazias, abundavam em peixes. Dezessete anos depois do achado foi construída a primeira capela. Quando a Princesa Isabel veio ao Brasil pela segunda vez, ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem. Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país. No Dia de Nossa Senhora Aparecida também é celebrado o Dia das Crianças.

Cartagena: Papa se machuca ao bater o rosto na janela do Papamóvel

10 setembro 2017 | 22:16

Foto: Divulgação

No último dia de sua passagem pela Colômbia, o papa Francisco sofreu um pequeno acidente neste domingo (10) e acabou ferindo o rosto ao bater contra o vidro do Papamóvel após uma freada brusca. Segundo informações da Agência Brasil, ele precisou aplicar gelo no local machucado e o sangue chegou a manchar sua roupa, mas de acordo com o porta-voz do Vaticano, ele passa bem. O papa começou suas atividades neste domingo com uma visita a uma casa de acolhimento a pessoas sem teto e vítimas de tráfico de pessoas. No início da tarde, ele foi ao Santuário São Pedro Claver, dedicado ao missionário espanhol que defendia os direitos dos escravos. “Expresso a minha proximidade a cada um dos filhos e filhas desta amada nação, e também aos venezuelanos que encontraram guarida nesta terra colombiana. Daqui, desta cidade-sede dos direitos humanos, faço apelo para que se rejeite todo tipo de violência na vida política e se encontre uma solução para a grave crise que se está a viver e afeta a todos, especialmente aos mais pobres e desfavorecidos da sociedade”, afirmou. Ele ainda celebrou uma missa no fim da tarde, no Porto de Contecar. 

Tags:

Papa Francisco questiona fé de cristãos que consultam horóscopo

14 agosto 2017 | 6:54

O papa Francisco afirmou, que cristãos que consultam “cartomantes e horóscopos” não têm “fé tão forte” (Foto: Divulgação)

O papa Francisco afirmou ontem que a fé não é uma fuga para os problemas, mas sim é o que dá sentido a vida, acrescentando que cristãos que consultam “cartomantes e horóscopos” não têm “fé tão forte”. Durante a oração do ângelus, o Pontífice disse que quando os fiéis não se “apegam à palavra do Senhor e para ter mais segurança consultam horóscopos e cartomantes, a pessoa começa a chegar ao fundo”. Segundo ele, só a fé “dá a segurança da presença de Jesus que nos impulsiona a superar as tempestades existenciais”. “É a certeza de segurar uma mão que nos ajuda com as dificuldades apontando o caminho, mesmo quando está escuro”. Segundo Francisco, apenas a fé “dá a segurança da presença de Jesus que nos impulsiona a superar as tempestades existenciais”.

Tags:

Brumado: Paróquia Bom Jesus realiza procissão e missa em homenagem ao padroeiro da cidade

6 agosto 2017 | 19:50

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Na tarde deste domingo (06), a comunidade católica encerraram os festejos em homenagem ao padroeiro da cidade, que teve início dia 28 de julho. Os fieis desfilaram pelas principais ruas do centro da cidade, carregando o andor com a imagem de Bom Jesus, proferindo cânticos em louvor ao Santo padroeiro do município. Após o cortejo, foi celebrada uma missa campal, encerrando o ciclo de festejos em homenagem ao protetor do município de Brumado.

Tags:

29 de junho os católicos comemora o Dia de São Pedro

29 junho 2017 | 11:32

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (29) de junho, celebra-se o Dia de São Pedro. A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre no mês de junho no dia 29. Pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias do santo. Nesta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título (37 anos). A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas “festas juninas” principalmente no norte nordeste do Brasil. Normalmente, nestas celebrações são feitas muitas quermesses, arraias e grandes fogueiras, farta alimentação, fogos, como acontece no tradicional no Dia de São João.

Tags:

Dia 13 de junho dia Santo Antônio

13 junho 2017 | 6:33

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Santo Antônio foi um Doutor da Igreja que viveu na virada dos séculos XII e XIII. Ele nasceu em 15 de agosto de 1191 em Lisboa, Portugal. A igreja de Santo Antônio foi construída próxima a Sé, local onde segundo a tradição nasceu o santo português. Começou sua vida religiosa atuando como frade Agostinho no Convento de São Vicente de Fora, e depois foi para o Convento de Santa Cruz, onde estudou as leituras da Bíblia e da literatura patrística, científica e clássica. Em 1220 se tornou franciscano e começou a viajar frequentemente. Ele morreu aos 36 anos, aproximadamente, na cidade de Pádua, na Itália. Ele foi o primeiro Doutor da Igreja franciscano, e deu aulas em universidades italianas e francesas. É visto como uma dos mais importantes santos do Catolicismo. É conhecido como santo casamenteiro. O Dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho no Brasil, mesma data em que aconteceu a sua morte.  

Vaticano confirma que Papa Francisco respondeu a carta de Michel Temer

20 abril 2017 | 13:55

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O site ACI Digital informou ontem (18/04/2017) que a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um comunicado no qual confirma que “dias atrás o Santo Padre enviou uma carta pessoal ao Presidente do Brasil”, conforme revelado pela imprensa brasileira nesta terça-feira. Foram publicados na internet trechos da carta, reafirmando que o Pontífice não poderia visitar o Brasil por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O texto traz ainda algumas reflexões do Santo Padre sobre a atual situação do Brasil. Conforme esclareceu a Santa Sé, “a missiva não foi publicada por ter caráter privado”. Além disso, explica a direção da Sala de Imprensa, trata-se “da resposta do Papa a uma carta do Sr. Michel Temer na qual o Chefe de Estado convidava o Pontífice a visitar o Brasil em 2017 por ocasião dos 300 anos de Aparecida.

Leia mais »

O Significado da Sexta-feira da Paixão

14 abril 2017 | 0:21

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Sexta-feira da Paixão sucede o fim da Quaresma (período de penitência de 40 dias que começa a seguir após o Carnaval), na quinta-feira. O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias dos cristãos que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados. Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico. Assim sendo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira. Atualmente, a escolha da data é feita baseada na primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Neste caso, a Sexta-feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Tags:

Setor Juventude da Diocese de Caetité promove 2ª Edição Camping Jovem

27 março 2017 | 14:02

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Setor Juventude da Diocese de Caetité irá promover nos dias 21 a 23 de abril o Segundo Camping Jovem (para jovens de 15 a 35 anos). O Camping será realizado no Espaço Bethânia em Guanambi e a taxa de participação é de R$ 30,00 até o dia 31 de março, e R$ 40,00, após essa data. Maiores informações e inscrição, procurar a Comissão a Juventude Paroquial – COMJUP.

Brumado: Vereador Gláudson dias participa dos festejos de São José na comunidade do Jacaré

19 março 2017 | 8:26

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

O Dia de São José é comemorado anualmente em 19 de março no mundo inteiro. Para celebrar esta data especial a comunidade do André, Retiro e Jacaré, durante 9 dias se reuniram na capela da comunidade, realizando novenas e leilão em celebração a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo: José de Nazaré o Carpinteiro é um dos santos mais venerados pela Igreja Católica em todo o mundo.

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Neste sábado (18), aconteceu o ponto máximo do evento, quando os devotos realizaram a procissão, com saída da residência do Sr. Deusdedite Bernardino da Silva (Chefia) e Dona Saulina Porto da Silva (Quena), com destino a capela local. O vereador Gláudson Dias, natural da região, esteve presente como faz todos os anos prestigiando o grande momento de devoção da comunidade.  Após a procissão, o padre Jordano, celebrou uma missão para os fieis que lotaram a capela, entoando seus cânticos em louvor ao santo padroeiro da igreja católica.  

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Tags:
Página 1 de 512...Última »

Enquete

  • Você acredita na honestidade de seu prefeito?

    Veja o Resultado

    Carregando ... Carregando ...