Arquivos religião — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos religião — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Dia 02 de fevereiro é celebrado Dia de Iemanjá, a Rainha do Mar

2 fevereiro 2018 | 6:31

Foto: Divulgação

IyemanjáYemanjáYemayaIemoja “Iemanjá” ou Yemoja, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” (“Mãe cujos filhos são peixes”), identificada no jogo do merindilogun pelos odu ejibe e ossá, representado materialmente e imaterial pelo candomblé, através do assentamento sagrado denominado igba yemanja. No Brasil, a orixá goza de grande popularidade entre os seguidores de religiões afro-brasileiras, e até por membros de religiões distintas. Sua cor é a branca com azul, a saudação é Odoyá! Usa um adé com franjas de miçangas que esconde o rosto. Leva na mão o bébê – leque ritual de metal prateado de forma circular, com uma sereia recortada no centro. 0 tipo psicológico dos filhos de IEMANJÁ é imponente, majestoso e belo, calmo, sensual, fecundo e cheio de dignidade e dotado de irresistível fascínio (o canto da sereia). As filhas de IEMANJÁ são boas donas de casa, educadoras pródigas e generosas, criando até os filhos de outros (OMULU). A deusa das águas recorrem as mulheres que não conseguem engravidar. Porque é Iemanjá quem controla a fertilidade, simbolizada em seu corpo robusto, forte, em seus seios volumosos e na aparência sensual. Qualidades, aliás, de todas as suas filhas, que se revelam excelentes como donas de casa, educadoras e mães. Não perdoam facilmente, quando ofendidas. São possessivas e muito ciumentas.

Tags:

Comunidade católica celebram homenagens a São Sebastião o santo protetor de Brumado

22 janeiro 2018 | 16:20

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

A comunidade católica de Brumado rendeu homenagens no último sábado (20). ao santo Protetor da cidade, São Sebastião. Teve queima de fogos na alvorada, café da manhã partilhado na aurora, carreata, oração do Ângelus e procissão com missa campal no crepúsculo. A multidão seguiu o andor da imagem pelas principais vias do centro comercial com louvores de agradecimentos acompanhados pela cinquentenária Lira Ceciliana Brumadense. Com o tema “Leigos na Igreja a Serviço do Reino de Deus”, o evento reuniu as congregações da Igreja Matriz, Santa Rita e São Cristóvão, ao final foi celebrada uma missa campal pelo padre Cleonídio.

Foto:Nildo Freitas/Brumado Verdade

Brumado: 20 de janeiro é Dia de São Sebastião

20 janeiro 2018 | 6:09

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

O Dia de São Sebastião é comemorado anualmente em 20 de janeiro em todo Brasil. A data é celebrada como uma festa litúrgica para a igreja católica, sendo uma homenagem à figura de um dos santos mais venerados e icônicos do cristianismo. São Sebastião é considerado o padroeiro dos atletas e militares. O santo é o patrono de Brumado, e padroeiro em São Sebastião litoral norte de São Paulo, e também da cidade do Rio de Janeiro. Normalmente, as comemorações do Dia de São Sebastião reúnem diversos devotos em procissões e romarias pelas ruas das cidades. Existem algumas divergências sobre o local de nascimento de São Sebastião, no entanto a teoria mais aceita diz ter sido em Milão, na Itália. São Sebastião defendeu os cristãos e a sua fé do imperador romano Diocleciano, sendo condenado a morte por desobedecer os comandos do imperador. Sebastião foi amarrado em uma árvore e alvejado com muitas flechas. Porém, não morreu, pois foi salvo por uma viúva chamada Irene que ajudou a curar todos os seus ferimentos. Depois de recuperado, Sebastião voltou a enfrentar o imperador Diocleciano. Desta vez, foi condenado a ser açoitado até a morte. São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 288 d.C, sendo a data de sua morte escolhida pela igreja católica para homenagear o mártir pelas suas ações de coragem e fidelidade ao cristianismo.

Atividades em homenagem a São Sebastião começam nesta quarta-feira (17) em Brumado

17 janeiro 2018 | 15:24

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

O tríduo com o tema “Leigos na Igreja a serviço do Reino de Deus” acontece entre os dias 17 e 20 de janeiro, na comunidade São Sebastião, em Brumado. As atividades em homenagem ao padroeiro da cidade contarão com a participação das igrejas Matriz, Santa Rita e São Cristóvão. No sábado (20), a programação inclui um momento de oração, carreata pelas ruas da cidade, café partilhado, oração do Angelus, procissão no final da tarde e missa campal.

Papa incentiva mulheres a amamentarem em público

11 janeiro 2018 | 0:05

Foto: Divulgação

Durante a cerimônia de batismo de 34 crianças, que durou mais de duas horas, o papa Francisco incentivou mães de bebês a amamentarem seus filhos na Capela Sistina. “Se eles começarem a dar um show [de choro], ou estiverem desconfortáveis ou com muito calor, ou se sentirem fome, não tenham medo, amamentem-nos, alimentem-nos, pois esta também é a linguagem do amor”, disse o papa em uma homília improvisada. De acordo com o site da revista Claudia, o batismo pelo papa é um evento que acontece anualmente e é voltado para filhos de funcionários do Vaticano ou da diocese de Roma. 

Tags:

Papa Francisco diz que mães devem se sentir livres pra amamentar bebês em Capela Sistina

8 janeiro 2018 | 0:50

Foto: Divulgação

O papa Francisco disse que as mães poderiam se sentir livres para dar de mamar para seus bebês. A recomendação foi feita neste domingo (07), durante o batizado de 34 crianças na Capela Sistina. “Se eles começam com um concerto (de choros), ou se estão incomodados, ou com calor, ou não se sentem bem, ou têm fome… Amamentem-nos, não tenham medo, alimentem-nos porque isso também é linguagem do amor”, disse o papa, de acordo com o G1. A declaração é feita em meio às reprovações pelas quais passam mulheres de alguns países, quando amamentam seus filhos em público. Outros comentários similares já haviam sido feitos em cerimônias anteriores. O batizado deste domingo durou duas horas. 

06 de janeiro é dia de Santo Reis

5 janeiro 2018 | 6:39

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1) que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”. A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Bechior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios – sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios. No Brasil, geminado culturalmente com Portugal, esta tradição tem muito do que se faz no velho país. A festa é comemorada com doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com as Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento, as conhecidas festas da Folias de Reis. Em Brumado ainda existe alguns grupos de Ternos de Reis que se apresentam nas residências das famílias que montam presépios e valorizam a histórica cultura popular.

Tags:

Netas de Edir Macedo foram roubadas e levadas ilegalmente para o Brasil, diz TV

11 dezembro 2017 | 17:15

Foto: Divulgação

Uma reportagem da TVI, emissora de televisão portuguesa, alega que o presidente da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Edir Macedo, teria roubado suas duas netas em Portugal e levado elas ilegalmente para o Brasil. A matéria, que começa a ser transmitida nesta segunda-feira (11), aponta que a IURD mantinha a um lar ilegal de crianças em Lisboa, na década de 90, de onde desapareceram vários menores entregues por dezenas de famílias portuguesas com problemas financeiros. O Lar Universal era administrado pela IURD e fazia parte da obra social da igreja. Segundo a TVI, as crianças eram entregues no lar “à margem dos tribunais, por famílias em dificuldades”. Depois disso, elas desapareciam e “acabavam no estrangeiro”, adotadas de forma irregular por bispos e pastores da igreja, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos. A reportagem aponta que Edir Macedo “está envolvido nesta rede internacional de adoções ilegais de crianças, e que os seus próprios ‘netos’ são crianças roubadas do Lar Universal, uma instituição que à época fazia parte da obra social da igreja”.

Brumado: Comunidade do Esconso convida para a festa de Nossa Senhora da Conceição

30 novembro 2017 | 16:31

Foto: Nete Freitas/Brumado Verdade

A comunidade de Nossa Senhora da Conceição situada na Praça Homero da Costa Ataíde, s/n Bairro Esconso, convida a população brumadense para a festa de hora e louvor a padroeira Nossa Senhora imaculada da Conceição, que irá acontecer nos dias 07 à 10 de dezembro.

Leia mais »

Tags:

Papa Francisco leiloará Lamborghini que ganhou de presente e doará valor arrecadado

15 novembro 2017 | 17:24

Foto: Reprodução

O papa Francisco anunciou que leiloará a Lamborghini Huracán nas cores amarelo e branco, orçado em 200 mil euros, que ganhou nesta quarta-feira (15). O automóvel vale cerca de R$ 783 mil, aqui no Brasil é possível encontrar modelos a venda por cerca de R$ 1,7 milhão. O papa disse ainda que o valor arrecadado com o leilão será doado para projetos que ajudem cristãos a reconstruirem suas casas destruídas pelo Estado Islâmico na região de Nínive, no Iraque. Também receberão doações projetos que ajudam mulheres vítimas de tráfico humano e de prostituição forçada e dois grupos italianos que prestam serviços médicos na África Central. O pontífice benzeu o carro e assinou o capô, diante de diretores da marca presentes no Vaticano.

Tags:
Página 1 de 612...Última »