Arquivos Saúde — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Saúde — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Mais de 300 cirurgias foram realizadas no primeiro dia de mutirão em Brumado

3 fevereiro 2018 | 7:34

Foto: Divulgação

Em continuação aos atendimentos que foram feitos na feira de saúde que aconteceu em Brumado em dezembro de 2017, neste primeiro dia do mutirão deste ano já foram realizadas mais de 300 cirurgias. As pessoas com mais de 60 anos que quiserem passar pelo médico para verem se têm catarata, ou aqueles que já receberam esta informação e já sabem que têm catarata, podem ir ao lugar onde está acontecendo este mutirão (Hospital Municipal Professor Magalhães Neto) até dia 05 de fevereiro, segunda-feira. É importante lembrar que durante os dias de atendimento deste mutirão, enquanto tiverem pessoas para serem atendidas, o trabalho dos profissionais não termina, esta é mais uma iniciativa da secretaria de saúde de Brumado para oferecer às pessoas serviços de qualidade.

Vacina contra febre amarela deve ser tomada 10 dias antes de viagens a locais de risco

29 janeiro 2018 | 13:32

Foto: Reprodução

Próximo ao início do Carnaval, o Ministério da Saúde divulgou um comunicado nesta segunda-feira (29) destacando que a vacina contra febre amarela deve ser tomada pelo menos dez dias antes de qualquer viagem para locais do país onde há a recomendação de imunização. A recomendação da pasta só é válida para pessoas que nunca se vacinaram – quem já tiver recebido uma dose em algum momento da vida não precisa voltar aos postos de saúde. “Para garantir a proteção, a dose deve ser aplicada com, pelo menos, dez dias de antecedência à viagem, tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença”, informou o ministério. Atualmente há 20 estados e o Distrito Federal na chamada “Área com Recomendação de Vacinação”. “Para quem vai se deslocar no período do carnaval para uma dessas áreas, a recomendação é buscar a imunização até o fim de janeiro”, afirma a nota. Clique aqui e confira a última atualização da lista de locais com recomendação de vacinação.

Com aumento de casos, saiba como evitar conjuntivite

28 janeiro 2018 | 0:30

Tipo mais comum é a causado por vírus, que circula com mais facilidade por causa das altas temperaturas e umidade do ar nesta época do ano. Foto: Divulgação

No verão, uma das doenças que tem aumento no número de casos é a conjuntivite, infecção que aparece na conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho. A mais comum é a causada por vírus, que é mais resistente, circulando com mais facilidade no ar por causa das altas temperaturas e umidade nesta época do ano e também em ambientes fechados. “A gente pega mais fácil por contato direto. Se a pessoa coloca a mão no olho, dá a mão para outra pessoa, aí acaba pegando a conjuntivite. Mas pode pegar até pelo ar”, disse a integrante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Cristina Dantas. Piscinas são grandes focos de contaminação.

Tags:

Com cerca de 400 casos em janeiro, município baiano enfrenta surto de diarreia e vômito

26 janeiro 2018 | 22:05

Foto: Divulgação

Moradores do município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia, passam por um surto coletivo de vômito e diarreia possivelmente causado por um rotavírus. Entre a primeira e a terceira semanas do mês de janeiro, 394 casos foram registrados pela Secretária de Saúde do município. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, por sua vez, que foi notificada sobre a ocorrência de 409 casos de vômito e diarreia e que a situação pode ser classificada como surto. De acordo com Clécio Oliveira diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, a ocorrência de casos registrados até então apontam para a existência do vírus.”O rotavírus tem transmissão oral, o que significa dizer que essas pessoas podem ter entrado em contato com ele por vias aéreas e pelas mãos. O grande volume de pessoas, especialmente pelo fato de muitas serem da mesma família, também apontam para esse vírus”, detalhou o médico ao G1.

Leia mais »

Tags:

Hospital Geral de Vitória da Conquista recebe nova emergência

26 janeiro 2018 | 17:23

Foto: Leonardo Rattes/ Ascom Sesab

A nova emergência do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) inaugurada nesta sexta-feira (26) agora conta com 39 novos leitos, além de uma sala para o atendimento de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio. A unidade conta ainda com salas coletivas de observação pediátrica, masculina e feminina, quarto de isolamento adulto, três salas de sutura e curativos, uma sala de gesso e redução de fraturas, uma sala para a aplicação de medicamentos, quatro consultórios, além de um novo posto policial. O HGVC também recebeu uma nova ambulância para o transporte de pacientes. Logo após a inauguração da nova unidade serão iniciadas as obras de adaptação da antiga emergência para receber mais 20 leitos de UTI, quase dobrando a capacidade dos serviços de terapia intensiva do HGVC. A ampliação da UTI tem conclusão prevista para abril.

Sesab confirma segunda morte por malária na Bahia

25 janeiro 2018 | 16:49

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a segunda morte por malária na Bahia esse ano. A vítima foi um homem de 33 anos, cuja morte já estava sob investigação. A informação foi divulgada pelo órgão no início da noite da última quarta-feira (24). O órgão de saúde havia informado que o morador da cidade de Wenceslau Guimarães, no baixo sul do estado, não passou por análise laboratorial e mesmo sem a realização do exame no corpo da vítima, que já havia sido enterrado, diagnosticou a causa da morte com o critério clínico e também levando em consideração o surto da doença que é enfrentado pelo município. De acordo com o G1, na cidade, mais de 300 moradores já fizeram tese para saber se têm a malária após apresentarem sintomas suspeitos. O número de casos confirmados de malária na Bahia subiu para 22 e todos foram registrados em Wenceslau Guimarães. Um laboratório foi montado no hospital da cidade para fazer testes, cujos resultados são colhidos na hora.

Tags:

Brumado: Hemoba realiza campanha de doação de sangue neste sábado (27)

25 janeiro 2018 | 8:16

Foto: Reprodução

HEMOBA-UCT de Brumado realizará Campanha de Doação de Sangue que acontecerá no próximo sábado, dia 27/01/2018, das 7:00 às 11:00 hs – SABADÃO SOLIDÁRIO. O maior objetivo da campanha é melhorar o estoque de hemocomponentes, para o período de férias e do carnaval.

População não vacinada no país é alto risco, diz OMS sobre Febre Amarela

23 janeiro 2018 | 7:19

No Rio, subiu para sete o número de mortos pela febre amarela. Foto: Divulgação

O grande número de pessoas não vacinadas contra a febre amarela no Brasil representa um “alto risco” de proliferação maior da doença no país. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que observa que as novas regiões que passaram a ser áreas de risco contam com população desprotegida, o que poderia levar “a um novo nível de transmissão”. O alerta, emitido ontem aos demais governos no mundo, também destaca que a campanha de vacinação de ampla escala que será realizada para frear a febre amarela em 21 milhões de pessoas da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, representa “desafio significativo”. A OMS, que nas últimas semanas mostrou preocupação com a situação no Brasil, diz que, “embora as medidas implementadas pelas autoridades brasileiras tenham contribuído para a ocorrência de menos casos, a quantidade de pessoas ainda não vacinadas que continuam a viver em áreas com ecossistemas favoráveis à transmissão do vírus da febre amarela representa um risco elevado”.

Leia mais »

Lacen passa a realizar exame em tempo real para detectar vírus HPV

18 janeiro 2018 | 6:42

Foto: Reprodução

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA) passou a realizar em tempo real o exame PCR, para detectar o vírus do papiloma humano (HPV). Inicialmente, as coletas do material – secreção/raspado de colo uterino, cervical, vaginal, uretral, glande peniana e fragmento de tecidos obtidos por biópsia – serão realizadas no Centro Estadual de Oncologia (Cican) e no Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap). Em seguida serão encaminhadas ao Lacen para análise. O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões precursoras de câncer. O laboratório, vinculado à Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), é o único a realizar análises na Bahia. 

Tags:

Anvisa determina apreensão de lote falsificado de Botox

17 janeiro 2018 | 14:05

Foto: Reprodução / PFarma

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial da União, uma resolução que determina a proibição da distribuição, do comércio e do uso, bem como a apreensão e a inutilização do lote C3239C3 do medicamento Botox 100 U (toxina botulínica), pó liofilizado. De acordo com a Agência Brasil, a empresa Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda., detentora do registro do medicamento, identificou a falsificação do lote por apresentar características divergentes daquelas registradas na Anvisa. “O produto é falso e não foi fabricado pela verdadeira produtora do Botox”, informou a agência, por meio de nota. “Como se trata de uma falsificação, não há qualquer garantia sobre a origem e composição do medicamento, o que pode trazer riscos à saúde dos usuários. A toxina botulínica é um medicamento injetável e só pode ser prescrito por profissionais médicos ou odontólogos”, diz a Anvisa.

Tags:
Página 1 de 2412...Última »