Arquivos Saúde — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Saúde — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Brumado: ADAB denuncia que mais de 50% da carne vendida no comércio é clandestina

7 dezembro 2017 | 12:01

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (06), a nossa equipe de reportagem esteve no escritório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), e ouvimos do veterinário Clemente Fernandes Alves, que mais de 50% da carne consumida no município de Brumado é procedente de abate clandestino. Fernandes disse que, mesmo com os trabalhos de conscientização promovidos pela ADAB, ainda é grande a resistência por parte de criadores e açougueiros que mantém o mercado clandestino em atividade, levando prejuízos à saúde pública. Segundo o veterinário, a carne clandestina é comercializada por alguns açougueiros no mercado municipal e em supermercados e açougues da cidade. Nesses locais, as carnes, além de serem de origem duvidosa, são mantidas fora dos balcões refrigerados, aumentando ainda mais os riscos de contaminação. O levantamento da agência agropecuária mostra ainda que a maior concentração de comercialização e consumo de carne de abate clandestino está nas comunidades rurais, onde é mais difícil de ser realizada a fiscalização adequada e onde os animais são abatidos em terreiros, sem qualquer controle de inspeção sanitária. 

Leia mais »

Tags:

Seabra: atendimentos do Mutirão de Cirurgias serão feitos até este domingo

3 dezembro 2017 | 0:47

Foto: Divulgação

O período de atendimentos pré-operatórios do Mutirão de Cirurgias realizado na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, foi estendido até este domingo (03). Os atendimentos são feitos nas unidades móveis do Mutirão de Cirurgias, programa do governo do estado executado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que estão estacionadas na Praça da Bandeira, em Seabra. As cirurgias de histerectomia (retirada do útero), colecistectomia (vesícula) e de hérnias umbilical, inguinal e epigástrica serão realizadas no Hospital Regional da Chapada, nova unidade estadual inaugurada pelo governador Rui Costa na sexta-feira (1º). Para ser atendido, o paciente deve se dirigir ao local das consultas e exames com RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (ureia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia precisam levar também o preventivo. Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode se dirigir ao local. O atendimento ocorre a partir das 7h.

Tags:

Dezembro Vermelho mitos e verdades sobre a AIDS

1 dezembro 2017 | 0:15

Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo esclarece dúvidas mais frequentes sobre a síndrome. Foto: Divulgação

Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a síndrome da imunodeficiência adquirida, mais conhecida pela sigla AIDS (do inglês “acquired immunodeficiency syndrome”), continua a ser uma preocupação dos brasileiros. Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas (Unaids), 15 mil pessoas morreram em decorrência do vírus HIV, o causador da AIDS, em 2015, somente no Brasil. A Unaids ainda indica que a população vivendo com a doença no País passou de 700 mil, em 2010, para 830 mil, em 2015, fazendo com que o Brasil respondesse por mais de 40% das novas infecções na América Latina. Entre os adultos brasileiros, os novos casos subiram 18,91% em 15 anos. No mundo, em média, 1,9 milhão de adultos a cada ano foram infectados com HIV desde 2010. Por conta do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado anualmente em 1º de dezembro, o Governo Federal instituiu recentemente o Dezembro Vermelho, mês que será inteiramente dedicado ao combate à síndrome, por meio de campanhas de prevenção. Apesar de ter se tornado mundialmente conhecida desde que foi descoberta, há 30 anos, a AIDS ainda deixa muitas dúvidas. A Dra. Maria Amélia de Sousa Mascena Veras, médica e professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), esclarece o que é mito e o que é verdade em relação à síndrome.

Leia mais »

Bahia não deve ter surto do vírus da Zika nos próximos anos, aponta estudo

29 novembro 2017 | 0:53

Foto: Reprodução

Um estudo do Laboratório de Pesquisa em Infectologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) apontou que a Bahia não deve ter surtos do vírus da Zika nos próximos anos. O levantamento apontou também que outros locais onde houve grande incidência de infestação do vírus em 2015 e 2016 também não devem sofrer com surtos. “Boa parte da população ficou imune e a possibilidade de ter novos casos é estrita. Um novo surto só pode ocorrer quando houver massa disponível para infeção de novo, mas o mais provável é que tenham casos isolados. Esse ano praticamente não tivemos casos, que foram esporádicos”, afirmou o professor de Infectologia da Faculdade de Medicina e coordenador da pesquisa, Carlos Brites. A análise revelou um mapa da incidência do vírus em Salvador, com prevalência em 63% da população. Os dados foram levantados em parte do ano de 2015, no ano de 2016 e parte de 2017 – antes, durante e depois do surto de Zika.

Policlínica de Guanambi começar a funcionar a partir de segunda-feira (27)

25 novembro 2017 | 7:54

Foto: Divulgação

A Policlínica Regional do Alto Sertão, em Guanambi, vai passar a funcionar a partir da próxima segunda-feira (27). A unidade de saúde foi inaugurada nesta sexta (24), com uma visita do governador Rui Costa. O equipamento possui recepção com capacidade para 110 pessoas, Salas de curativos, para atendimento de diabéticos, nove consultórios clínicos, consultórios ginecológico, oftalmológico, de otorrinolaringologia e brinquedoteca. Localizada na Avenida Messias Pereira Donato, no bairro Santa Luzia, em Guanambi, a policlínica oferecerá atendimento especializado e exames de alta complexidade aos moradores dos municípios de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi. Veja o vídeo abaixo.

Guanambi: Governo promove Feira de Saúde e Cidadania e inaugura policlínica

23 novembro 2017 | 19:09

Foto: Divulgação / GOVBA

Durante sábado e domingo (25 e 26) a Feira de Saúde e Cidadania será realizada no município de Guanambi, no sudoeste da Bahia. O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), irá orientar a população sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos e exames preventivos. Serão disponibilizadas ainda consultas médicas em diferentes especialidades (urologia, pediatria, ginecologia e clínica geral), além de orientação nutricional e aferição de pressão arterial e de glicemia. Quem quiser ser avaliado por dentistas e oftalmologistas poderá passar por uma triagem para encaminhamento dos exames que serão realizados ao longo do dia. A Feira, que será realizada na Praça Henrique Pereira Donato, contará ainda com serviço de emissão de 1ª e 2ª vias da carteira de identidade. Será disponibilizado também um Espaço Beleza, onde será possível realizar maquiagem e cuidar dos cabelos e uma brinquedoteca para promover atividades recreativas para crianças. O objetivo é atender mais de três mil pessoas ao longo de cada dia. Na sexta (24), o governador Rui Costa irá inaugurar em Guanambi uma das quatro policlínicas que estão previstas para o final do ano. Localizada na Avenida Messias Pereira Donato, no bairro Santa Luzia, a policlínica atenderá a população do sudoeste. . A primeira unidade, construída em Teixeira de Freitas, foi inaugurada no último dia 17. No dia 8 de dezembro, será a vez da entrega da policlínica da região de Irecê e a última, em Jequié, tem inauguração marcada para 22 de dezembro.

Policlínicas terão administração e manutenção divididas entre Estado e Municípios

22 novembro 2017 | 0:34

Foto: Divulgação

As quatro policlínicas e os dois hospitais que serão inaugurados pelo Governo do Estado até dezembro na Bahia, apesar de terem as obras e equipamentos custeados pela gestão estadual, terão a administração e manutenção mensal dividida em 40% para o Estado e os 60% para os  municípios consorciados. A Policlínica de Guanambi, que será inaugurada nesta sexta-feira (24), beneficiará aproximadamente 500 mil pessoas de 22 municípios da região. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesab), os Consórcios Públicos de Saúde, que as Policlínicas fazem parte, tem o objetivo de regionalizar a prestação de serviço de alta qualidade em saúde para a população do interior do estado, e evitar que os pacientes se desloquem para os grandes centros em busca dos serviços.

Anvisa autoriza registro de genérico que auxilia no tratamento de câncer de próstata

18 novembro 2017 | 17:50

Foto: Reprodução

O registro de um medicamento genérico que auxilia no tratamento do câncer de próstata será liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta segunda-feira (20). De acordo com o governo federal, o acetato de abiraterona é indicado para casos em que a doença já se espalhou e persiste. A evolução da doença é impulsionada pela produção anormal de hormônios sexuais, uma enzima presente no remédio promete inibir exatamente a produção desses hormônios para combater a doença. A indicação é que ele seja utilizado combinado com outros remédios. Ainda de acordo com o governo, com a medida, o custo do tratamento  da doença deve ser reduzido, já que os genéricos custam cerca de 35% menos. A liberação do registro de genérico deste medicamento acontece no mês referência da campanha Novembro Azul, que estimula a prevenção e tratamento deste tipo de câncer.

Tags:

Teixeira: Com investimento de R$ 24 mi, policlínica terá 1º tomógrafo do extremo sul

17 novembro 2017 | 13:02

Foto: Divulgação / Secom BA

A policlínica de Teixeira de Freitas, inaugurada na manhã desta sexta-feira (17), abrigará o primeiro tomógrafo em operação no extremo sul no estado. Além do equipamento, a unidade realizará exames em outras 18 especialidades médicas, como ressonância magnética, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia. Na policlínica, serão realizados procedimentos como vasectomias, cauterizações, pequenas cirurgias, cuidados com o pé diabético, além de biopsias de mama, tireoide, próstata, de pele, gastroenteral, entre outras. “Essa policlínica é de grande porte, não existe nada igual na Bahia. Ela resultou de um investimento de R$ 24 milhões, metade em equipamento, metade em construção. E assemelhasse a um hospital de médio porte. Não há nada nem na estrutura privada nem na pública do estado da Bahia semelhante ao que foi construído no Ceará, que foi o local de onde tiramos o modelo para ser replicado na Bahia”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. De acordo com o titular da Sesab, além das outras três unidades que serão inauguradas nas próximas semanas (Guanambi, Irecê e Jequié), serão entregues outras sete policlínicas em maio. “No começo do ano daremos a ordem de serviço de mais sete, completando, portanto, no governo Rui Costa, 18 policlínicas”. Vilas-Boas acrescenta que além das policlínicas, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) das regiões que já firmaram consórcios poderão ser beneficiadas. “O governo do Estado tem apoiado todas as UPAs para que elas possam ser abertas, contribuindo com a entrega de equipamentos, e auxílio na conclusão das obras. Uma da formas de viabilizar uma UPA, desde que ela tenha um caráter regional, é coloca-la dentro do consórcio. Nós temos estimulado todas aquelas UPAs que tem padrão de grande porte, UPAs tipo II, tipo III, que podem ser utilizadas para atender vários municípios, podem ser incluídas nos consórcios”, explica Vilas-Boas.

Tags:

14 de novembro Dia Mundial do Diabetes

14 novembro 2017 | 6:34

Foto: Divulgação

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo. A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921. Para esse ano, o tema escolhido para a campanha foi “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. Dentre os objetivos da campanha mundial estão:

  • Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
  • Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce.
  • Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes.
  • Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes. No Brasil, a Campanha do Dia Mundial do Diabetes é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), sendo liderada pelo Dr. Márcio Krakauer.

Tags:
Página 1 de 2212...Última »