Secult lança campanha de ocupação de espaços culturais — Brumado VerdadeBrumado Verdade Secult lança campanha de ocupação de espaços culturais — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Domingo, 21 de Janeiro de 2018
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Secult lança campanha de ocupação de espaços culturais

7 abril 2017 | 0:54

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Projetos e ideias de produtores baianos poderão ocupar equipamentos culturais com a convocatória ‘Ocupe Seu Espaço’, lançada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A ação vai dinamizar e democratizar o acesso a 17 locais na capital e no interior da Bahia. As inscrições ficam abertas até o próximo dia 16. Podem participar propostas artístico-culturais dos mais variados setores, como teatro, circo, música, dança, artes visuais, artesanato, literatura, performances, discotecagem, economia criativa e culturas populares, entre outras modalidades. Mais informações sobre o projeto e o procedimento de inscrição, que é online, estão disponíveis no site da Secult (www.cultura.ba.gov.br). 

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), Sandro Magalhães, a campanha tem o objetivo de intensificar atividades que estimulam a cultura em locais que já têm essa vocação. “Queremos fortalecer uma ação que fazemos durante todo o ano, de dinamização desses espaços. Somente em 2016, nós tivemos mais de 1,7 mil eventos nesses espaços, o equivalente a 4,8 mil sessões. Somamos quase 500 mil pessoas utilizando esses lugares com produções culturais muito diversas”. O superintendente acrescenta que “o ‘Ocupe seu Espaço’ vem reforçar essas ações, envolvendo mobilização de público, reconhecendo os perfis desses ambientes e promovendo a diversidade cultural no nosso estado”. A campanha está aberta para utilização de salas principais, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso dos espaços culturais. Os eventos e manifestações devem ser agendados para o período de 5 de maio a 31 de agosto. As propostas serão avaliadas por uma comissão levando em consideração aspectos como mérito artístico, relevância da proposta e viabilidade da execução. As inciativas selecionadas terão uma isenção de 50% do valor da pauta dos espaços. Na capital, estão disponíveis agendas no Espaço Xisto Bahia, nos Barris, Cine-Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, e na Casa da Música, em Itapuã. No Subúrbio Ferroviário, a campanha disponibiliza o Espaço Cultural Alagados, no Uruguai, e o Centro Cultural Plataforma. Além de Salvador, a iniciativa contempla cidades no interior, a exemplo de Lauro de Freitas, Santo Amaro, Guanambi, Jequié, Itabuna, Feira de Santana, Alagoinhas, Porto Seguro, Juazeiro e Valença.