DR. JURACY PIRES GOMES ETERNO PREFEITO DE BRUMADO.*08/07/1932†03/09/2020 Dr. Juracy Pires Gomes nos seus três mandatos modernizou a administração pública brumadense e implantou políticas de progresso e civilização da urbe com a implantação de obras pertinentes. É considerado um dos maiores benfeitores de Brumado. Cognominado de “O eterno prefeito de Brumado”.
A sua biografia é uma homenagem, ao desvelo médico, ao homem que revolucionou a administração pública de Brumado. Recebeu de Ludgero da França Ribeiro (Piquitito), conforme decreto 04/70, o Título de Cidadão Brumadense, por merecimento, de quem trabalhou em benefício do município, quer como médico quer como administrador.Brumado, março de 2017. BIOGRAFIA JURACY PIRES GOMES*08/07/1932†03/09/2020Juracy Pires Gomes nasceu na fazenda Lucaia, município de Ituaçu, no dia 8 de julho de 1932. É filho do casal Joaquim Gomes Pereira (Seu Quinquinha) e da senhora Antônia Plínia Gomes. Irmãos: Avós paternos: capitão Joaquim Ernesto Pereira e Rita Sofia Gomes Pereira e avos maternos Argemiro Pires de Souza e Tonica Plínia de Novaes.
Em 1943, foi estudar em Salvador. Fez o primário e o secundário no Colégio São Salvador. Prestou vestibular em 1954 e formou-se em Medicina em 1959 pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Uma escolha própria, vocacionado para a profissão. Foi médico interno no Hospital Santa Isabel, Maternidade Tycila Balbino, Hospital Juliano Moreira e na Fundação Otávio Mangabeira.Em 1952, a família Gomes mudou-se para Brumado, local onde encontrava maiores facilidades para o tratamento de saúde da família e a facilidade de deslocamento para outros centros de maior potencial para essa finalidade.
A pedido dos pais, Dr. Juracy estabeleceu-se, em 1960, como médico em Brumado. Montou consultório perto de sua residência, o atendimento estendia-se às residências e a zona rural, sendo um dos poucos médicos da cidade, não se preocupava com a condição financeira do paciente. Exerceu a medicina em diversas instituições: INSS, Posto Médico do Estado, Médico da empresa Magnesita S.A. e foi subgerente da 19ª DIRES. Juntamente com colegas, fundou a ‘Clinica São Lucas’, ampliando a assistência médica, um investimento particular. Posteriormente vendeu a sua parte.Entrou na política por indicação do então prefeito Armindo dos Santos Azevedo em 1966. Filiou-se na ARENA e foi induzido por amigos do grupo que o incentivaram.
A sua candidatura era vista pelos correligionários como o opositor ideal para enfrentar Manoel Fernandes (MDB) que teve a sua candidatura impugnada. Desistiu e fez apologia ao voto em branco. Juracy sagrou-se vencedor com 80% dos votos. Assumiu a prefeitura em 7 de abril de 1967. Pertenceu à ARENA 1, ao PDS, ao PFL (atual DEM). Foi eleito pela ARENA 1 com o apoio da ARENA 2. Apresentou como seu substituto Miguel Lima Dias, funcionário do Banco Econômico S.A., que governou por dois anos, num mandato tampão (1971/1973).
Constituiu família, casando-se com a Livramentense, radicada em Brumado, professora Maria Sônia Guimarães Meira, em 25 de janeiro de 1969, quando ela passou a assinar Maria Sônia Meira Gomes. Dessa união nasceram três filhas: Patrícia (1970), Daniela (1972) e Priscila (1976). Dona Sônia, primeira-dama, foi o braço direito de Juracy na política, exerceu vários cargos com competência, atitude firme e decisão pertinente. Mulher empreendedora e determinada destacou-se em todos os ramos da atividade profissional e empresarial em que atuou ou atua, com o talento que lhe é peculiar.Essa inclinação política de Juracy já fazia parte da sua aspiração, pois o perfil político é uma tendência familiar visto que pessoas do clã em sua terra natal (Ituaçu) exerceram e exercem cargos eletivos.
Portanto, trata-se de uma tradição de família.Como médico, não distinguia adversários e correligionários, todos recebiam o mesmo tratamento profissional. A partir do exercício do cargo de gestor público, os pacientes passaram a não pagar pelo trabalho executado como médico, pois entendiam que, na qualidade de prefeito, não devia cobrar as consultas. Com relação à política, disse Juracy: “Nesse particular, é preciso muita habilidade para administrar os interesses, quer dos correligionários e amigos tanto quanto de adversários políticos, ex-correligionários que tiveram seus interesses contrariados por força da legislação, não compreendendo o fato, fizeram-se inimigos políticos.
De forma que tive amigos correligionários e inimigos políticos e vice-versa. Há nisso tudo um jogo de interesses políticos e particulares que é preciso ser contornado com muita perspicácia, sensibilidade e muita capacidade de entendimento. Contudo, não guardo mágoa de ninguém”. Declarou ainda: “O meu ideal é servir bem o povo que me elegeu e zelar acima de tudo, o patrimônio municipal, sem interesses pessoais e ou políticos, embora com sacrifícios profissionais e particulares”.
Quase todos os empreendimentos de infraestrutura de Brumado foram realizados pelo prefeito Juracy Pires Gomes em seus três mandatos (1967-1971; 1973-1977 e 1983-1989), dotando a cidade da modernidade que se fazia necessário, levando-a a um desenvolvimento socioeconômico importante para o município. RELAÇÃO DE SUAS REALIZAÇÕES ABAIXO: REALIZAÇÕES: Nesse sentido, fez várias reivindicações e produziu diversas obras: instalação de geradores de energia elétrica movidos a diesel; posteriormente, luz elétrica de Paulo Afonso; sinal de TV; construção da prefeitura nova, da Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho, de postos de saúde, estradas vicinais, poços artesianos; ampliação e estadualização do Ginásio General Nelson de Mello, hoje, Colégio Estadual de Brumado – CEB; construção do novo mercado municipal, do matadouro (antigo) e da fábrica de asfalto; compra de tratores, niveladora (patrol) e máquina escavadeira, caçamba e caminhões para coleta de lixo; pavimentação da Avenida Centenário com asfalto; construção da barragem do Rio do Antônio (no governo de Roberto Santos); fornecimento de água pela EMBASA; implantação da telefonia local (ligação via telefonista), depois TELEMAR; irrigação de água de tanque no distrito de Itaquaraí; apoio à Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense; construção de casas populares iniciada na gestão de ACM e terminada no governo de João Durval; contribuição para a Fundação Hospitalar de Brumado, posteriormente estadualizado-a com o nome Hospital Regional Professor Magalhães Neto.
Além disso, empenhou-se para trazer os órgãos: Projeto Sertanejo, DIREC 19 e 19ª DIRES, CIRETRAN, 34ª CIPM, Banco do Estado da Bahia S.A. (BANEB), Caixa Econômica Federal – CEF. Estes empreendimentos se concretizaram em seu governo por influência de ACM. A instalação do Banco do Brasil teve também o seu apoio, concretizado pelo prefeito Miguel Lima Dias. Essas realizações deram a Brumado um salto de qualidade, saindo do atraso para a modernidade, tendo em vista a visão ampliada do progresso e desenvolvimento do lugar pelo gestor público. Patrocinou com outros titulares a criação da emissora ondas médias, intitulada Brumado Radiodifusão Sertaneja; Instituiu a empresa imobiliária Loteamento Santa Tereza.Destaque-se que a água vinda da Serra das Éguas teve a iniciativa do ex-prefeito Armindo Azevedo (UDN), com a participação do deputado Manoel Novais (PR).
Este teve o apoio político de Seu Armindo condicionado a essa realização. Foi participante do acontecimento o então Bispo de Caetité/BA.Para o êxito de sua administração, o doutor Juracy Pires Gomes contou com amigos e correligionários locais, além de políticos influentes como Osvaldo Bruno – Dep. Estadual; Teódolo Albuquerque – Dep. Federal; Djalma Bessa – Dep. Estadual e Federal; Afrísio Vieira Lima – Dep. Estadual; ACM prefeito de Salvador e Governador da Bahia; Luiz Viana Filho – Governador da Bahia; Félix Mendonça – Dep. Federal por indicação de ACM e Barbosa Romeu – Dep. Estadual. Nos últimos tempos de seu mandato, contou com o apoio também de ACM Neto – Dep. Federal e do Livramentense Nelson Leal – Dep. Estadual, ambos do PFL (atual DEM). HOMENAGENS RECEBIDAS: Título de Cidadão Brumadense, votado por unanimidade da Casa Legislativa, iniciativa do vereador Ludgero da França Ribeiro, conhecido por Piquitito, conforme Projeto 04/70.
Destaque-se que antes o vereador Paulo Afonso Valverde Chaves havia sugerido em Mensagem do Vereador Albertino Marques Barrêto em Moção de confiança ao Prefeito fosse acrescentado à merecida homenagem, se conferir o título de cidadão brumadense ao prefeito Juracy Pires Gomes. Por indicação do seu sucessor, prefeito Miguel Lima Dias sancionou a Lei que lhe nominou, ‘bairro Dr. Juracy’ e a Escola Juracy Pires Gomes. EXCERTO DE DECLARAÇÕES FEITAS EM JUNHO DE 2008 POR CIDADÃOS BRUMADENSES:Professor Érico Dias Lima: “É-me grato declarar às pessoas de sua intimidade que o seu perfil de cidadão probo, sob todos os aspectos da pessoa humana, consagrou-lhe o direito de integrar-se, por adoção, à família brumadense”.Jorge Valério, professor e ativista holístico: “As histórias são muitas e não se deve negligenciar do registro da biografia daquele que pode ser considerado o ápice, entre os Gomes que se inseriram na política. Salvou vidas, agiu com urbanidade diante de adversários desaforados e deu ares de Cidade a um lugar chamado Brumado.” […] “Mas indiferente a isso, o Gomes de quem queremos tratar fez de Brumado, efetivamente, uma cidade”.
Professora Joselita Lima Dias Meira e esposa Lucílio Meira: “Parabenizamos os idealizadores por tão merecida homenagem a esta pessoa tão bem amada por nós brumadenses”.Professora Iani Machado: “Fui uma das telefonistas (chefe) do Sistema telefônico local. A Cia. Municipal Telefônica de Brumado (CTM) era alimentada por energia elétrica e, em caso de pane, operava com a força de bateria, (um sufoco).” […] “Meu pai, vereador Alcebino de Souza Machado, acompanhou Dr. Juracy por 16 anos. Tenho por Dr. Juracy muito respeito e amizade.” […] “Politicamente falando, destacou-se como prefeito”.João Bonfim (Político): “Profissional competente, que honra o seu diploma de medicina, conquistado há cinquenta anos, com muita luta e determinação.
Depois de formado, ele voltou para Brumado onde desempenha, até hoje, um trabalho excepcional, sempre cuidando do seu povo, principalmente os menos favorecidos”.Geonísio Viana, empresário: “Quanto ao Dr. Juracy político, merece de todos os brumadenses todas as homenagens possíveis. Às vezes, fico pensando se se retirasse tudo aquilo que o prefeito Juracy trouxe e construiu em Brumado, o que seria dos brumadenses?”.Miguel Lima Dias (ex-prefeito, atual vereador): “Você, Jura [Juracy], foi sempre o amigo certo das horas incertas”. (Amicus certus in re incerta cernitur). “Parabéns!”. Roberto Franco: Juracy Pires Gomes foi uma referência como administrador público e marcou época em Brumado. Quando Prefeito, demonstrou uma larga visão de futuro e com isso projetou Brumado com um volume de obras impressionante e até hoje inigualável, principalmente se considerada as restrições orçamentarias da época. Soube como poucos, zelar pelos recursos públicos e aplica-los com inteligência. (enviado pelo Facebook).
Foram tantas declarações de homenagens feitas ao Dr. Juracy pela passagem do seu aniversário de 76 anos, que o espaço não permite inseri-las. O jornal do Sudoeste, através do editor Antônio Luiz da Silva, fez uma grande e justa homenagem ao Doutor Juracy, destacando o seu perfil político, social e familiar, uma matéria de grande repercussão pela importância do homenageado. Significativas, as palavras elogiosas do Jornal foram buscadas no dicionário pela competência e proficiência do editor Antônio Luiz da Silva para homenagear o aniversariante.ADENDO EM 07/07/2012: Realizou-se Missa em Ação de Graças, na Igreja Santa Rita de Cássia, celebrada pelo Padre Osvaldino Alves Barbosa, amigo do casal, pela comemoração dos 80 anos de Juracy Pires Gomes. Ao evento compareceram familiares, parentes, amigos e inúmeras pessoas da comunidade para homenageá-lo. Contribuíram com dados para essa biografia a esposa senhora Maria Sônia Meira Gomes e Jorge Valério Gomes; Entrevistas com os correligionários por Antonio Novais Torres.ADENDO EM 04/09/2020:
Na noite desta última quinta-feira (03), faleceu o médico Dr. Juracy Pires Gomes, ex-prefeito de Brumado por três mandatos e líder político, ocorrido por volta das 22h em Vitória da Conquista, onde estava internado com para tratamento de saúde. O sepultamento acontecerá na manhã desta sexta-feira (04), às 8h, no Cemitério municipal Jardim Santa Inês, na cidade de Brumado, de modo restrito à Família. Em nota de comunicação e pesar, os familiares “agradecem a solidariedade e condolências recebidas. O ser humano fez a passagem, mas o legado permanece”.
Por Antonio Novais Torres antoniotorresbrumado@gmail.com Brumado, em 08 de julho de 2008.