Arquivos Notícias — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Notícias — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
Publicidade:
Publicidade:

Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Bandeira tarifária segue verde, e conta de luz continua sem cobrança extra em março

24 fevereiro 2018 | 13:22

Informação foi divulgada nesta sexta pela Aneel. Bandeira verde está em vigor desde janeiro devido à melhora no armazenamento dos reservatórios, reflexo do aumento das chuvas. Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (23) que a bandeira tarifária seguirá na cor verde e, portanto, não haverá cobrança extra nas contas de luz em março. A bandeira verde está em vigor desde janeiro e indica melhora nas condições de geração de energia no país. Isso se deve à recuperação dos reservatórios das principais hidrelétricas do país devido ao aumento das chuvas nesse verão. Nos últimos meses de 2017 houve cobrança da taxa da bandeira tarifária nas contas de luz. Em novembro, a bandeira ficou na cor vermelha patamar 2, a mais alta da escala criada pela agência para sinalizar o custo real da energia gerada. Na ocasião, a cobrança adicional para cada 100 kWh consumidos foi de R$ 5. O dinheiro arrecadado pela bandeira tarifária serve para cobrir o custo adicional com uso das termelétricas, que produzem energia mais cara. As termelétricas entram em ação quando é preciso poupar água do reservatório das hidrelétricas devido à falta de chuvas.

Jovem de 20 anos é presa ao tentar sacar PIS se passando por outra pessoa

24 fevereiro 2018 | 13:01

Situação ocorreu em uma agência da Caixa Econômica Federal, em Belmonte, no sul do estado. Foto: Divulgação

Uma jovem de 20 anos foi presa, na quinta-feira (22), ao tentar sacar um dinheiro correspondente ao Programa de Integração Social (PIS), se passando por outra pessoa, na cidade de Belmonte, no sul da Bahia. A situação ocorreu em uma agência da Caixa Econômica Federal. De acordo com informações da Polícia Militar, a jovem, identificada como Renata de Oliveira, usava uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa, que tinha a foto dela, mas correspondia a uma outra mulher, identificada como Ana Maria Cardoso do Nascimento. Conforme a PM, a jovem foi abordada após um comparsa dela, que ainda não foi identificado, fugir da agência. O rapaz também usava uma identidade falsa e iria aplicar o golpe, mas foi descoberto, depois que a foto dele no documento foi visualizada no sistema de dados do banco.

Leia mais »

Tags:

Carta pública a governador revela abandono de 1ª biblioteca da Bahia

24 fevereiro 2018 | 7:45

Foto: Divulgação

O estado da primeira biblioteca pública da Bahia gerou uma carta pública, que circula nas redes sociais, ao governador Rui Costa. Criada em 1811, logo após a transferência da família real portuguesa para o Brasil, a biblioteca Central dos Barris atravessa uma das piores crises da história. Segundo o jornalista e pesquisador Cláudio Leal, autor da carta pública, o local está até sem assinaturas de jornais locais. “Usuários e funcionários chegam a doar seus jornais para corrigir parte da lacuna do acervo da biblioteca”, denuncia. “São quase dois anos de incúria, de estúpida austeridade e de grosseria contra leitores e pesquisadores. Um ato de desprezo à memória histórica da Bahia”, diz ainda a carta. O jornalista ainda aponta o estado dos banheiros “são sujos, fedem a urina e dezenas de vasos seguem interditados. Os mictórios são podres”, acrescenta. Leal diz ainda que “não há motivo para vanglória: isto não é um feito de sua gestão. O desrespeito à higiene dos usuários atravessa décadas e não exclui governantes de esquerda ou direita”. Por fim, clama por providências. “Apesar do meu desencanto, espero que o senhor corrija o descaso de seu governo com a Biblioteca Pública”, finaliza.

Prefeitura de Brumado publica aviso de licitação para contratação de empresa para Zona Azul

24 fevereiro 2018 | 0:45

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

A Prefeitura Municipal de Brumado publicou Aviso de Licitação – Chamada Pública 002/2018 – cujo objeto é a contratação de empresa para prestação de serviços de outorga onerosa da concessão de serviços públicos, precedidas de obra pública para exploração do estacionamento rotativo em vias e logradouros públicos do município, denominado “Zona Azul”, sendo 1.198 (um mil cento e noventa e oito) vagas para automóveis, (oitocentos e sessenta e três) vagas para motocicletas, totalizando aproximadamente 2.061 (duas mil e sessenta e uma) vagas disponíveis no município, podendo sofrer acréscimos observadas às necessidades da Municipalidade incluindo implantação, operação, exploração, administração, controle e manutenção de sistema eletrônico informatizado e automotizado e equipamentos de controle e operação do estacionamento rotativo de veículos automotores e similares, permitindo o usuário realizar o pagamento na modalidade eletrônica de compra de horas nos equipamentos eletrônicos multi-vagas emissores de tíquete de estacionamento.

ProUni: Prazo de comprovação de informações encerra nesta sexta (23)

23 fevereiro 2018 | 15:11

Foto: Divulgação

Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) tem até esta sexta-feira (23) para comparecer às instituições de ensino nas quais obtiveram vaga e entregar os documentos para comprovação das informações prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo ou não comprovar os dados será desclassificado. O resultado da segunda chamada será divulgado na próxima sexta (02), com a comprovação de informações feita entre os dias 2 e 9 de março. O estudante que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode se cadastrar na lista de espera no período de 16 a 19 de março.

Colisão entre moto e carro deixa um morto

23 fevereiro 2018 | 15:05

Moto ficou completamente destruída após acidente. Foto: Divulgação

Um homem morreu durante uma colisão entre uma moto e um carro na manhã desta sexta-feira (23) no KM-2 da BR-242, no município de Barreiras. O motociclista teria tentado ultrapassar um caminhão, quando colidiu com um veículo de passeio. A moto pegou fogo com o acidente e o motociclista não resistiu, segundo o Blog Braga. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras.

Tags:

Colisão entre carretas na BR-324 deixa vítima fatal

23 fevereiro 2018 | 13:50

Segundo a PRF, as duas seguiam no mesmo sentido Gavião/Capim Grosso quando uma reduziu para passar no quebra-mola foi atingida na traseira pela outra carreta. Foto: Divulgação

Um grave acidente, tipo colisão, registrado de acordo com informações do inspetor Lopes Júnior, Posto 2, da PRF, com sede em Capim Grosso, às 23h55 de quarta-feira (21) resultou na morte de um dos condutores. Segundo o inspetor ocorreu uma colisão traseira na BR-324, Km 366,7, na região do Distrito de Itatiaia no Município de São José do Jacuípe envolvendo uma carreta de placas OXA 7827 e BYA 6621, licença da Bahia, tendo como condutor Jucimar Pessoa de Souza, que reside em Salvador, saiu ileso do acidente e a carreta de placas OKV 7616 e OKT 7444, licença também da Bahia, tendo como condutor Luciano Siqueira Bacelar, que diante do forte impacto da colisão, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Quanto a motivação do acidente, o inspetor disse que não podia precisar, mas afirmou que “o veículo da frente freou por conta do quebra-molas e o que estava atrás não conseguiu frear a tempo de evitar a colisão”, disse. Além de prepostos da PRF, estiveram também no local profissionais do SAMU 192, com sede em Capim Grosso. “Nos meus anos de trabalho como socorrista, nunca tinha me deparado com um acidente de tão grandes proporções como esse”, relatou o socorrista. O corpo da vítima que residia na cidade de Filadélfia, foi encaminhado para o DPT – Departamento de Polícia Técnica – com sede em Jacobina.

Tags:

Ministério estuda ampliar vacinação de febre amarela

23 fevereiro 2018 | 0:17

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde estuda ampliar a vacinação de febre amarela para todo o país ainda neste ano devido à circulação do vírus em novas áreas. Durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou nesta quinta-feira (22) a proposta que deve ser definida com os Estados. A sugestão será também discutida com organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Ao apresentar a proposta, o ministro Ricardo Barros defendeu que estratégia de vacinar toda a população, deve ser feita de forma gradual, de acordo com as possibilidades dos estados. “Isso é uma proposta que será discutida com as diversas competências: secretários estaduais, OMS e OPAS. Se decidido, haverá uma programação de vacinação para cada estado”, esclareceu Ricardo Barros. A ideia é incluir todos os estados do país como Área Com Recomendação de Vacinação (ACRV). Atualmente, alguns Estados do Nordeste e parte do Sul e Sudeste do país não fazem parte das áreas de recomendação de vacina, por não apresentarem circulação do vírus. Neste locais devem ser vacinados, aproximadamente, 34 milhões de pessoas, sendo 11 milhões nos estados da região Sul e Sudeste, além de 23 milhões no Nordeste.

Leia mais »

Tags:

Conselho de Ética deve instaurar na terça processo que pode cassar mandato de Lúcio

22 fevereiro 2018 | 22:07

Foto: Divulgação

O Conselho de Ética fará na próxima terça-feira (27) uma reunião para instaurar o processo disciplinar que pede a cassação do mandatos do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB). No mesmo encontro, também devem ser aceitas as solicitações referentes aos deputados Paulo Maluf (PP-SP), Celso Jacob (PMDB-RJ) e João Rodrigues (PSD-SC), que atualmente estão presos. Na reunião de terça, de acordo com o G1, haverá o sorteio de uma lista tríplice para cada um dos processos. A partir daí, o presidente do conselho, Elmar Nascimento (DEM), definirá o relator, que deverá fazer um parecer preliminar, em até 10 dias úteis, avaliando de as representações têm fundamento ou devem ser arquivadas.

Leia mais »

E-mails entregues relacionam imóvel a Instituto Lula

22 fevereiro 2018 | 14:41

Conteúdo chegou ao juiz Sergio Moro na quarta-feira (21). Foto: Divulgação

Em prisão domiciliar desde dezembro, Marcelo Odrebecht entregou ao juiz Sergio Moro na quarta-feira (21), por meio de sua defesa, uma série de e-mails trocados por ele e executivos da empreiteira entre 2010 e 2012, nos quais tratam da compra de um terreno em São Paulo para suposto repasse ao Instituto Lula. O conteúdo menciona os nomes de empresas e de pessoas que seriam usadas como laranjas ao longo da transação. Segundo a acusação, o terreno comprado por R$ 12,4 milhões equivaleria ao pagamento de propinas a Lula por benefícios a Odebrecht em contratos com a Petrobras. O Instituto Lula, no entanto, jamais ocupou o lugar. A defesa do presidente afirmou ao portal que a entrega dos e-mails é extemporânea e que contém vícios que poderão anular o processo.

Página 1 de 40712...Última »