Esta data é celebrada pela comunidade católica, em homenagem ao chamado “santo das causas impossíveis“: São Judas Tadeu, um dos discípulos de Jesus Cristo. Normalmente, no Dia de São Judas Tadeu os fiéis fazem romarias e novenas em homenagem ao santo, considerado um dos mais venerados entre os brasileiros católicos. São Judas Tadeu nasceu na atual Palestina e foi um dos doze discípulos de Jesus Cristo, sendo também considerado o seu primo. Após a morte e ressurreição de Cristo, São Judas Tadeu se encarregou de pregar o Evangelho na Judeia, Samaria, Mesopotâmia e na Pérsia, onde foi martirizado e condenado a morte à pauladas e machadadas por fiéis pagãos da deusa Diana. A data da sua celebração é uma homenagem ao dia de sua morte, em 28 de outubro de 70 d.C.
Oração de São Judas Tadeu
“Senhor Jesus, Tu escolheste São Judas entre os teus Apóstolos e fizeste dele, para o nosso tempo, o Apóstolo das causas desesperadas. Agradeço-Te por todos os benefícios que me concedeste por sua intercessão e peço-Te que me concedas a Tua graça nesta vida para que possa participar um dia, na Tua glória, na alegria eterna. Amém.”
“Oh São Judas Tadeu, recordo-vos a felicidade que sentistes quando o bom Mestre vos ensinou, a vós e aos outros Apóstolos, a oração do Pai Nosso. Por essa alegria, peço-vos que me obtenhais a graça de ser, até o fim, um fiel discípulo do Salvador. (rezar um Pai Nosso)”.