Brumado: IFBA oferece vagas nos cursos de Edificações, Informática e Mineração — Brumado VerdadeBrumado Verdade Brumado: IFBA oferece vagas nos cursos de Edificações, Informática e Mineração — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sexta, 22 de Novembro de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Brumado: IFBA oferece vagas nos cursos de Edificações, Informática e Mineração

21 julho 2016 | 17:54

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre nesta sexta-feira (22), as inscrições para o processo seletivo 2017. Ao todo, serão ofertadas 3.943 vagas em toda a Bahia, distribuídas entre cursos das modalidades integrada e subsequente. Deste total, 50% das vagas serão reservadas para estudantes de escolas públicas, que poderão solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição. No Campus Brumado serão ofertados os cursos subsequentes de Edificações, Informática e Mineração. O IFBA disponibiliza 50% das vagas de todos os cursos subsequentes com aplicação de prova de questões objetivas e redação (o Prosel) e 50% das vagas pelo Sisutec (com nota do ENEM). No subsequente, o aluno estuda somente o curso técnico no IFBA. A duração média é de 2 anos. O candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou concluí-lo até a data da matrícula. As inscrições para o processo seletivo do IFBA são feitas exclusivamente pela internet. No caso de dificuldades de acesso a computador e/ou internet, o candidato pode se dirigir ao campus do IFBA mais próximo e solicitar o acesso a uma máquina ao coordenador do Prosel. A taxa é de R$ 30 para os cursos técnicos. O valor, no entanto, pode ser reduzido em 90% (para R$ 3), para candidatos que tenham cursado todo o Ensino Fundamental e Médio em escola pública que poderão solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição, nesse caso, é necessário se inscrever até o dia 18 de agosto de 2016 no site e entregar a documentação exigida no edital na sede do campus Brumado até o dia 19 de agosto de 2016. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.processoseletivo.ifba.edu.br, pelo telefone (71) 2102-0474/0470 ou através do e-mail selecao2017@ifba.edu.br.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

O técnico em edificações, da área de construção civil, desenvolve atividades que englobam três etapas: elaboração de projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e executivo) e planejamento de obras (projeto e custos do canteiro); execução de obras (da fundação ao acabamento final); manutenção e restauração de obras (reforma, ampliação, reconstrução, recuperação e restauração).

 TÉCNICO EM INFORMÁTICA

O técnico em informática atua em operação e programação de computadores, na instalação de redes, administração e manutenção de Hardware, bem como em treinamento e suporte aos usuários de computadores. Ao final do curso será atribuído o diploma de técnico em informática, que possuirá, dentre outras, as seguintes competências: instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e software; selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário; aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software; identificar arquitetura de redes; identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede; avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários; participar na construção de sistemas de apoio gerencial e produtivo.

TÉCNICO EM MINERAÇÃO

O curso visa formar técnicos em Mineração (eixo tecnológico: recursos naturais), com o domínio e aplicação dos conhecimentos adquiridos, habilidades e atitudes desenvolvidas com a compreensão dos processos de extração, de transformação e de beneficiamento de bens minerais, comprometidos com a preservação do meio ambiente, com perfil pautado no saber-fazer e no saber-ser, assegurando a formação comum indispensável para o exercício da cidadania. Forma profissionais voltados para as necessidades do mercado, capacitados para enfrentar as novas relações de gestão do trabalho e novas tecnologias; oferecer conhecimentos em educação ambiental e legislação, tornando-os capazes de incluir estas atividades em planos de recuperação de pedreiras – PRP, e em recuperação de áreas degradadas, com o uso dos vários métodos de tecnologia ambiental; habilitar profissionais capazes de executarem atividades que exigem aplicação de conhecimentos específicos na pesquisa, lavra e extração de minérios, desenvolvendo técnicas que contribuam para transformação e conservação, de maneira responsável, do meio ambiente natural.

 

 

Tags: