Para que se faça a reforma tão esperada da Praça Pompílio Leite (Praça do Jurema), será necessário o corte das quase cinquentenárias figueiras infestadas de cupins, e que ao longo do tempo suas raízes poderosas destruíram totalmente o piso da romântica Praça que nos idos dos anos 70 se tornou o point dos apaixonados. Ainda me lembro como se fosse hoje, quando Brumado era iluminada por geradores que funcionava até às 22h. A casa de máquinas funcionava onde hoje está situada a Policlínica Manoel Fernandes, que se encontra em reforma.
Naquela época de ouro, ainda existia a Divulgadora de Zé Maria, que encerrava as suas atividades pontualmente às 21h, O Big Joia, O Pirilampo, a Boate Uai, A Cabana do Juá, e Cine Teatro Fátima, ”conhecido como o cinema de seu Zuzú”. Vale ressaltar que neste lugar encantado além da exibição dos filmes famosos de faroeste, românticos e épicos, aconteciam shows de artistas que faziam sucesso na época como: Vanderley Cardoso, Jerry Adriane, Valdik Soriano, Márcio Greik, Agnaldo Timóteo, Nelson Gonçalves dentre outros. Neste mesmo espaço cultural também acontecia aos domingos programa de calouros, sobre o comando do comunicador Zé Maria da Divulgadora, era o grande momento de êxtase da galera jovem de Brumado, tempos que não voltam mais.
Vale lembrar que o Rio do Antônio era o nosso maior patrimônio material, manancial de vida e área de lazer de toda comunidade brumadense, e que hoje infelizmente, se encontra em estado deplorável, transformado em uma indigesta rede de esgotos e dejetos a céu aberto. Em breve teremos uma nova Praça, e outras histórias irão surgir, pois o tempo segue em frente, quiçá iremos sensibilizar as autoridades para a recuperação e revitalização deste importante manancial, traçando metas e criando meios para desenvolver políticas públicas, efetuando ações concretas de sustentabilidade em nossa cidade e no planeta em que vivemos.