Experiências práticas e construção colaborativa de um e-book para fortalecer a alfabetização científica. Assim foi o encontro formativo para os professores de ciências da natureza, que faz parte do calendário anual de Atividades Complementares, realizado na quinta-feira (30) na sede da Secretaria Municipal de Educação. Os professores tiveram a oportunidade de testar reações químicas com materiais recicláveis para validar a acidez de reagentes com o auxílio de um vegetal, o repolho. As práticas não oferecem risco, podem ser feitas com os alunos em sala de aula e com materiais simples.
As atividades são voltadas para os profissionais que atuam com estudantes do 6º ao 9º ano. O e-book, construído durante os encontros de atividades complementares, será disponibilizado para professores e alunos da Rede Municipal de Ensino ainda no final deste ano. Para colaborar com a construção do material virtual, os profissionais contaram com o apoio de Lucas Thomas Do Vale, técnico do Núcleo de Tecnologia da Seduc. O encontro formativo faz parte do calendário anual de atividades complementares e também discutiu os objetivos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) – documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica – e objetivos de aprendizagem do Plano Municipal de Educação.