Pais e alunos criticam o sistema de escola em tempo integral do município — Brumado VerdadeBrumado Verdade Pais e alunos criticam o sistema de escola em tempo integral do município — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sexta, 22 de Novembro de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Pais e alunos criticam o sistema de escola em tempo integral do município

21 fevereiro 2019 | 6:07

Carta enviada por uma aluna a nossa redação.

Alunos na fila para almoçar na escola em tempo integral CMEAS. Foto:Divulgação

Em menos de três dias já estamos passando por um momento de sufoco, não é fácil ficar 10 horas presos dentro de uma escola sem nenhuma estrutura base para o tempo integral. Só para vocês ter noção do sufoco que estamos passando, em minha sala tem na média 15 meninas, no período menstrual somos obrigadas a ficar o dia todo na escola sem tomar um banho, porque o único banheiro que está disponível precisa ser controlado com chave, agora imagine 15 salas funcionando com 15 meninas menstruadas vai ter tempo para todas tomar banho? Sem falar no constrangimento que irão apontar : “ só estão tomando banho quem estar menstruada”.


Chegamos na escola, há um café da manhã, depois temos a merenda que não é o suficiente para nos satisfazer, dão apenas um copo de suco e o almoço temos que esperar em uma fila enorme e expostos ao sol, sem direito a tomar pelo menos um banho.  A escola integral é uma lei nacional, mas nós estudantes também temos o direito de ter o convívio com a nossa família, pois de uma certa forma estamos sendo obrigados a conviver todo esse tempo com alunos de diversos tipos de criações, nesse convívio de realidades diferentes nem todo mundo tem a necessidade de alimentar aquilo que está sendo servido, as comidas são boas, passam por nutricionista porém não estamos nos alimentando porque não temos o hábito de comer sopa, mingau, em nossas casas a tarde, o café da manhã ser servido sem manteiga. E nesse convívio chegamos em casa cansados, não estamos tendo tempo de fazer todas atividades, e fora o barulho, dos alunos que são mal educados, das palavras de baixa escalão.

A quantidade de funcionários e apenas uma diretora, uma coordenadora e uma vice, juntamente com funcionários da limpeza não é suficiente para atender uma demanda de quase quatrocentos alunos. Isso tudo está sendo um desgaste, estamos ficando desmotivados ficar todo esse tempo em sala de aula basicamente sentados em um cadeira não é confortável, a quantidade de banheiros existentes no CMEAS não é suficiente por conta das necessidades fisiológicas. Diante disso tudo é preciso ter um bom senso pelo menos no sentido de deixar os alunos que queiram ir em suas casas tomar um banho, que tenham responsabilidades de estar voltando ou então que não fosse uma imposição, também temos que ter nosso direito de escolha. A escola integral sem a infraestrutura adequada para dar aos alunos um dia que não seja cansativo, que não seja constrangedor, está muito distante do que é idealizado pela secretaria de educação e o que é vivenciado na realidade pelos alunos.

Tags: