Uma mulher de 27 anos e o marido descobriram que ela estava grávida apenas 19 dias antes de dar luz ao pequeno Gabriel, que nasceu no dia 23 de abril, em Curitiba. Segundo o casal Lana Maria Wigand e Arthur Felipe Wogram a gravidez foi inesperada, a nova mamãe usava anticoncepcional e não teve nenhum dos sintomas típicos da gestação.
Lana procurou um médico no início de abril porque o fluxo menstrual dela estava fraco e durou apenas dois dias. “Eu não ia à ginecologista há um ano, e como já tive cistos na adolescência, fiquei preocupada. Chegando lá, a médica foi apertando minha barriga e, espantada, falou que eu estava muito, mas muito grávida”, contou a mulher.
A explicação dada pela médica ginecologista e obstetra Flavia Martins é de que como Lana sempre usou anticoncepcional oral com pausa curta, já costumava ter uma menstruação escassa.
“Lana é muito magra e sempre fez atividade física, com isso a forte musculatura abdominal fez com que o útero crescesse mas não estufasse pra fora da barriga. O bebê cresceu pressionando os órgãos internos, o que potencializou os sintomas de gases, azia, constipação intestinal. Ela se sentia muito estufada mas não achava que era um útero gravídico, e sim gases”, esclareceu a médica ao G1.