A Policlínica Regional de Saúde em Paulo Afonso foi inaugurada nesta sexta-feira (12) pelo governador Rui Costa. No total, o Governo investiu R$22 milhões na construção e aquisição de equipamentos para o local.
“Espero que as pessoas possam, como tem sido nas outras oito policlínicas pelo estado, utilizar 100% do equipamento que já começa a atender a população na próxima semana, com 19 especialidades médicas e realizando os principais exames que nem são oferecidos na maior parte das clínicas particulares, e a população vai ter acesso na saúde pública”, comentou o governador Rui Costa.
A expectativa é de que a unidade possa atender 260 mil moradores dos municípios integrantes do consórcio público de saúde (veja aqui). Pedro Alexandre, inclusive, que sofreu com o rompimento da barragem de Quati nesta quinta-feira (11), é uma das cidades beneficiadas.
A policlínica contará com 69 profissionais atuando para dar assistência à população de nove municípios do norte baiano. São médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos.
O equipamento vai oferecer diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.
Esta é a 9ª policlínica regional de saúde inaugurada na Bahia desde o final de 2017. Ao todo, segundo o governo, mas de 500 mil atendimentos a cidadãos foram registrados em oito municípios do estado. A previsão é de que haja a inauguração de mais dez unidades, em Salvador, Barreiras, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vitória da Conquista e Ribeira do Pombal.