O deputado federal Altineu Côrtes (PL-RJ), relator da CPI do BNDES, pretende pedir o indiciamento e aprofundamento das investigações envolvendo os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Segundo O Globo, as motivações seriam crimes de formação de quadrilha e corrupção passiva.
O veículo indica que as investigações envolvem operações de financiamento à exportação de bens e serviços de engenharia ligados à Odebrecht e operações de aporte de capital ligadas à JBS. A previsão de votação, segundo apurado pelo veículo junto ao presidente da comissão, Vanderlei Macris (PSDB-SP), é de que aconteça na próxima terça-feira.
Além de Lula e Dilma, o relator também citou os ex-ministros da Fazenda Guido Mantega e Antônio Palocci. O primeiro foi relacionado aos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, gestão fraudulenta de instituição financeira e prevaricação financeira, e o segundo por todos esses e ainda lavagem de dinheiro.
Além de membros do partido, o deputado também sugeriu que ex-presidentes e funcionários da Odebrecht fossem indiciados, mas por outros crimes.