O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informou, em entrevista ao G1, que o Governo Federal deve pedir ajuda externa para combater o vazamento de petróleo nas praias de todos os estados do Nordeste. Segundo Salles, o Brasil não possui atualmente equipamentos suficientes para elucidar a questão ambiental.
“Vamos analisar o pedido de ajuda externa para não só combater o derramamento de óleo no litoral brasileiro como identificar quem foi o responsável por isso. A ajuda pode ser importante, porque o Brasil não dispõe de alguns equipamentos e instrumentos, que podem nos auxiliar, como satélites específicos para esse trabalho”, disse.
Segundo o ministro, ainda nesta terça-feira (8) devem ficar prontos novos laudos que podem auxiliar a identificação da origem do petróleo que está se espalhando pelo litoral nordestino.
Ele também negou que houve demora do Governo Federal para agir no problema, argumentando que desde o início de setembro órgãos federais estavam limpando as praias e fiscalizando a origem do derramamento.