Uma operação de fiscalização ambiental já resgatou mais de 200 animais silvestres, entre aves e repteis, na região da Bacia do Rio Paraguaçu. A ação é coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), através do Núcleo de Defesa do Rio Paraguaçu (Nurp), e teve início no último domingo (6).
Uma área com mais de 286 mil hectares já foi vistoriada. Três equipes percorreram os municípios de Itaberaba, Milagres, Itatim, Iaçu, Ruy Barbosa, Itaeté, Boa Vista do Tupim, Marcionílio de Souza e Amargosa.
Foram fiscalizadas propriedades rurais de exploração agrícola e pecuária com sistema de irrigação. Os fiscais buscaram, durante a operação, observar a captação de água, extração e beneficiamento mineral, além da supressão vegetal, transporte e guarda de produtos de fauna e flora e a preservação das Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal.
Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e Ministério Público do Trabalho (MPT) também integraram a fiscalização.