Os grandes compositores das canções consagradas no São João, como ‘Olha pro céu’ e ‘Festa na roça’, receberam cerca de R$ 5,5 milhões pelas músicas tocadas nas festas juninas. Segundo divulgou nesta quinta-feira (24) o Ecad, escritório responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais, houve um aumento de 32% no repasse aos artistas, com relação ao mesmo período em 2018.
Ao todo, foram contemplados 9.883 artistas, que tiveram suas músicas tocadas em clubes, bailes e shows. “Isso quer dizer que quase 10 mil artistas tiveram a remuneração garantida nas festas juninas e podem continuar vivendo da sua arte, criando mais músicas”, diz a instituição.
Mais tocadas
Como no ano passado, as músicas típicas dominam o ranking das mais tocadas em clubes, bailes e outros eventos. ‘Festa na roça’, clássico de Palmeira e Mario Zan, foi a mais tocada nas festas juninas desse ano, seguida de ‘Olha pro céu’, ‘Pagode russo’, ‘Eu só quero um xodó’ e ‘Fogo sem fuzil’.
No top 3 de canções mais tocadas em shows de festas juninas estão ‘Cobaia’, escrita por Bruno Calíman; ‘Cem mil’, de Tierry Coringa e Gusttavo Lima; e ‘Notificação preferida’, de Vini Show, em parceria com Junior Gomes e Os Parazim.