O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (31) que o Brasil tem 13 casos suspeitos do novo coronavírus 2019 n-CoV. Nenhum caso foi confirmado.
Seis estados estão com pacientes em investigação médica: Ceará (1), Minas Gerais (1), Paraná (1), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (1) e São Paulo (7). O ministério informou que as amostras de casos suspeitos serão analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.
O que aconteceu desde o último balanço no Brasil: – São Paulo descartou 1 suspeito e recebeu mais 5 – Santa Catarina tem 1 novo caso – Rio de Janeiro tinha 1 caso suspeito, mas foi descartado.
Nesta quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que os casos do coronavírus 2019 n-CoV são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. São milhares de infecções na China e em 22 países. Com isso, uma ação coordenada de combate à doença deverá ser traçada entre diferentes autoridades e governos.