O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou que a ajuda emergencial de R$ 600 a ser pago a trabalhadores informais durante a pandemia do novo coronavírus deve estar na conta de quem solicitar em até cinco dias úteis. A promessa foi feita nesta quarta-feira (8), em entrevista à GloboNews.
“Em cinco dias úteis esperamos ter o pagamento integral”, afirmou Guimarães, sobre o a data que, na prática, será próxima terça (14). “Isso será feito de uma maneira importante, por contas que estamos abrindo. 40% desses 22 milhões de brasileiros não têm conta”, declarou Guimarães, citando o número de pessoas que já se cadastraram para receber o benefício.
O prazo de cinco dias úteis começa a contar a partir do cadastramento. Como 22 milhões de pessoas já acessaram o sistema da Caixa desde ontem para pedir o benefício, a expectativa é que todas essas recebam a primeira parcela até o início da semana que vem.
“Tivemos ontem [terça] um acesso recorde. Nunca tivemos um acesso dessa magnitude no Brasil. Provavelmente, mais de 80% do público elegível já terá feito seu cadastro entre ontem e amanhã nesses três dias”, disse Guimarães.