A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou nesta segunda-feira (25), em nota,que há uma sinalização para o envio ao Brasil do Ingrediente Farmacêutico Ativo da vacina AstraZeneca/Oxford no próximo dia 8. este material daria para produzir 7,5 milhões de doses A data não está confirmada, pois a licença de exportação pelo governo chinês ainda está pendente.
“A AstraZeneca tem tomado todas as medidas possíveis para proceder com o embarque do IFA no menor prazo possível e conta com o apoio do Governo Brasileiro”, afirma a Fiocruz. Segundo a nota da Fiocruz, o órgão brasileiro tem para receber 14 lotes de IFA com capacidade para produzir 7,5 milhões de doses do imunizante em cada um deles. As duas remessas previstas para janeiro não aconteceram.
No sábado, quando foi iniciada a distribuição aos estados das 2 milhões de doses importadas da Índia, a presidente da fundação, Nísia Trindade Lima, confirmou a negociação para um novo lote de imunizante pronto. O fornecedor é o mesmo do primeiro lote, o Instituto Serum.