Duas pessoas foram autuadas por crime ambiental após serem flagradas transportando 123 pássaros em um trecho da BR-116, na região de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, na manhã desta sexta-feira (29).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), após o flagrante, foi constatado que os animais eram de diversas espécies silvestres e exóticas.
Foram resgatados 12 pássaros da espécie trinca-ferros, um curió, cinco pintassilgos, 97 papa-capins cruz, um dos quais já estava morto devido as péssimas condições de acondicionamento. Já as aves exóticas aprendidas foram quatro Pintassilgos vermelhos e cinco Canários Belga.
Ainda de acordo com o órgão, os responsáveis pela criação e aprisionamento dos animais assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e devem responder na Justiça Criminal (JECRIM) por suas condutas praticadas contra o meio ambiente.
As penas para estes crimes ambientais são de multa de até R$ 5 mil, por animal encontrado irregularmente, e até um ano e seis meses de prisão. As aves serão encaminhadas ao órgão ambiental local.