por Francis Juliano
Até a manhã desta quinta-feira (23), a Bahia registra 680 focos de calor. Os dados são do Inpe Queimadas coletados através de todos os satélites disponíveis. Os focos se concentram no Oeste, Extremo Oeste e Chapada Diamantina, atingindo os biomas do Cerrado e da Caatinga.
Duas cidades baianas estavam na terceira e quarta posição em número de focos de calor no país: Barra, com 81 registros, e Formosa do Rio Preto, com 76.
Além desses municípios e cidades já atingidas como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes e Lençóis, o fogo é registrado em outras regiões.
Caso dos municípios de Pilão Arcado, no Sertão do São Francisco; Gentio do Ouro e Xique-Xique, na região de Irecê, no Centro Norte; Ourolândia e Umburanas, no Piemonte da Diamantina, entre outros.
Segundo o Grupo de Bombeiros Militares da Bahia (GBM), equipes trabalham na contenção do fogo em 14 cidades dentro do Programa Bahia sem Fogo. Nesta quarta-feira (22), mais 50 bombeiros se integraram às equipes que estão em campo.