Com a morte de Elizabeth II na tarde desta quinta-feira (8) na Escócia, seu primogênito Charles Philip Arthur George, de 73 anos de idade, se tornou a pessoa mais velha a iniciar a chefia de estado do Reino Unido.
Filho mais velho de Elizabeth II com o Príncipe Philip – falecido em 2021, aos 99 anos de idade –, Charles já vinha assumindo, aos poucos, algumas funções de sua mãe, devido ao envelhecimento da antiga rainha.
O novo monarca do Reino Unido tinha apenas 3 anos de idade quando sua mãe assumiu o reinado britânico, em 1952. Como herdeiro do trono, Charles recebeu, aos 9 anos de idade, o título de Príncipe de Gales.
Charles foi o príncipe britânico que esperou mais tempo para assumir o trono, aguardando os 70 anos de reinado de Elizabeth II, a rainha mais longeva da história do Reino Unido.
Em 1981, ele se casou com Diana Spencer, com quem teve dois filhos: o príncipe William, nascido em 1982; e o príncipe Harry, de 1984. O casamento, porém, terminou em 1996, após a então princesa Diana afirmar que Charles se recusava a encerrar seu caso extraconjugal com Camilla Parker Bowles.
Anos depois, em 2005, Charles se uniu oficialmente a Parker Bowles, com quem está casado ainda hoje. Hoje com o título de Duquesa de Cornualha, Camilla deve ser considerada “rainha consorte” do Reino Unido.
NOME REAL
O novo rei da Inglaterra escolheu ser chamado de Charles III. O monarca poderia ter escolhido qualquer outro nome seu, como Philip, Arthur ou George. Entretanto, preferiu manter a tradição e ficar com o seu primeiro nome.
Antes dele, outros dois Charles ocuparam o trono britânico: Charles I, que assumiu o reinado em 1625 e acabou morto decapitado em 1649, durante a Guerra Civil Inglesa; e o sucesso direto Charles II, que assumiu o trono ainda criança com a morte do pai, ficou exilado até 1660, quando retornou e reinou até 1685.
SUCESSÃO
Com a ascensão de Charles III, o primeiro nome na linha sucessória do trono britânico é o do príncipe William, filho mais velho do novo rei. Na sequência, deve assumir o reinado o príncipe George, primogênito de William.