O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ao NBC News, que não teve nenhuma responsabilidade pelos atos terroristas do dia 8 de janeiro, promovido por seus apoiadores, em Brasília. Conforme as declarações do ex-mandatário brasileiro, ele “não era mais presidente e estava fora do Brasil”.
Ainda em conversa com à imprensa americana, Bolsonaro responsabilizou a esquerda pela destruição das sedes dos Três Poderes durante os atos golpistas. “Todas as manifestações de direita dos últimos quatro anos foram pacíficas e não temos nada a ver com isso. Nosso povo nunca faria o que o povo fez em 8 de janeiro. Foram pessoas de esquerda que planejaram tudo isso”, frisou durante entrevista, no último sábado (4), após a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), que aconteceu em Washington (EUA).
Na oportunidade, o ex-presidente confirmou o seu retornou ao país ainda neste mês e confessou ao NBC News que não responde a processos e ““não foi citado em absolutamente nada”, após ser questionado se voltaria ao país e enfrentaria as acusações contra ele. Bolsonaro está nos Estados Unidos desde dezembro, quando foi para Orlando, na Flórida, a fim de celebrar a passagem do ano de 2022-2023.