A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (12) por unanimidade, o Ofício 3.168/23, dando autorização para que o governador Jerônimo Rodrigues possa ficar ausente da Bahia desde o dia 29 de março até o próximo 16 de abril. Com uma extensa agenda, o chefe do Poder Executivo embarcou para a China com o objetivo de trazer investimentos para o estado.
O deputado Alan Sanches (UB), líder da minoria, pediu verificação de quórum com poucos minutos de iniciados os trabalhos, após a leitura das atas das sessões anteriores pelo presidente Adolfo Menezes (PSD). Porém, a bancada governista rebateu com o registro de um bom número de parlamentares.
O líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), utilizou a palavra para avisar à presidência que sua bancada não utilizaria os horários do grande expediente nem das representações partidárias para abreviar o processo de votação. Adolfo pediu que os líderes encaminhassem a votação, ao tempo que Alan liberou a bancada e Rosemberg exortou, inclusive, a oposição a votar favoravelmente, dada a importância da viagem.
O ofício apreciado foi enviado pelo vice-governador e governador em exercício, Geraldo Júnior, no último dia 5 de abril, quando Jerônimo já havia embarcado para a viagem. De acordo com o Art. 104 da Constituição Estadual, o governador não pode se ausentar mais do que 15 dias do estado, sem receber a devida licença legislativa.