Baleia jubarte desencalhada na Baía de Todos os Santos volta a encalhar — Brumado VerdadeBrumado Verdade Baleia jubarte desencalhada na Baía de Todos os Santos volta a encalhar — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quarta, 27 de Novembro de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Baleia jubarte desencalhada na Baía de Todos os Santos volta a encalhar

10 julho 2023 | 0:25

Ao bahia.ba, o coordenador de Desenvolvimento Institucional do Instituto Baleia Jubarte, José Truda Palazzo Jr., informou que o animal está “desnutrido”. Foto: José Truda Palazzo / Instituto Baleia Jubarte

por Leilane Teixeira

A baleia que foi desencalhada no último sábado (08) por equipes da Polícia Militar, Marinha, Inema e Instituto Baleia Jubarte voltou a encalhar na tarde deste domingo (09) na região de São Francicso do Conde. A informação foi passada pelo coordenador de Desenvolvimento Institucional do Instituto Baleia Jubarte, José Truda Palazzo.

Segundo Truda, a baleia pode ter voltado a encalhar porque “está jovem, desnutrida e desorientada”. “Estivemos tentando até agora, mas está muito difícil. Ela está em água suficiente funda para nadar, mas parece muito cansada, e quando conseguimos estimular para que se mova para o rumo do canal, ela retorna”, explicou o coordenador. A nova ação conta com apoio do Instituto Baleia Jubarte, Polícia Ambiental e Capitania dos Portos.

No último sábado, também por meio de uma ação conjunta, foi possível retirar Baleia Jubarte, que ficou encalhada em Ilha de Maré, na capital baiana. O animal tem cerca de 10 metros de comprimento.

Surgimento das baleias 

Segundo o Instituto Baleia Jubarte, que trabalha com o monitoramento e conservação da espécie, nesta época do ano, é comum as baleias aparecerem no litoral baiano. Elas saem da Antártica e viajam cerca de dois meses até as águas quentes no litoral brasileiro para o período de reprodução, que dura entre julho e novembro. A população dos animais já chega a 25 mil no Brasil. A expectativa é que os mamíferos apareçam ainda mais até o fim da janela reprodutiva.

O Instituto alerta que as embarcações devem manter distância mínima de 100 metros das baleias, para evitar acidentes. Até esta segunda-feira, ocorreram seis encalhes dos animais, o que é considerado dentro do padrão para o período.

Tags: