Prestes a instalar sua fábrica na Bahia, a montadora chinesa BYD triplicou os lucros no primeiro semestre deste ano. De acordo com informações do jornal O Globo, a empresa reportou um ganho líquido de 10,95 bilhões de yuans (US$ 1,5 bilhão), um aumento de 204,7% em relação ao ano anterior.
O empreendimento registrou seu melhor trimestre de abril a junho, vendendo 700.244 veículos, incluindo os totalmente elétricos e os híbridos plug-in, superando a Tesla, empresa do bilionário Elon Musk, que entregou no período 466.140 carros.
As ações da empresa, listadas em Hong Kong, subiram até 6,5%, o maior ganho intradiário desde o início de março.
Na Bahia, a BYD investirá R$ 3 bilhões para operar três fábricas no complexo de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Uma das unidades será dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A segunda vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades.
A terceira unidade, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá o mercado externo e vai utilizar a estrutura portuária existente no local. A montadora asiática pretende iniciar as atividades no estado no segundo semestre de 2024.