Meteorologistas de todo país, com base nos dados colhidos pelos institutos apontam que as chuvas estão previstas para retornar à maior parte da Bahia a partir do próximo domingo (17).
A expectativa por essas precipitações é grande em praticamente todo o estado, especialmente nos cerca de 150 municípios que enfrentam situação de emergência reconhecida em nível estadual, devido à estiagem prolongada que afeta as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve deixar o fim de ano bastante chuvoso na Região Sudeste e parte destas chuvas pode alcançar às áreas mais ao Sul e Oeste da Bahia.
Também deve ocorrer, de forma simultânea, a atuação de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), concentrando chuvas ao norte da Região Nordeste. Os modelos indicam volumes abaixo de 100 mm em todas as regiões do estado até o dia 31. As áreas ao oeste e toda a faixa de divisa com Minas Gerais, devem receber os maiores volumes, entre 60 e 90 mm, assim como o Extremo-Sul.