Ex-ministro da Casa Civil no primeiro governo Lula (PT) e uma das figuras centrais do escândalo do “mensalão”, José Dirceu (PT) planeja retornar à vida pública e disputar uma vaga no Legislativo em 2026.
Conforme Bela Megale, no O Globo, o petista tem exposto o plano em conversas reservadas. Segundo os aliados, a ideia é tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas uma candidatura ao Senado não está descartada.
Ainda de acordo com a publicação, o retorno de Dirceu à política agora depende da atuação dos advogados, que têm trabalhado para encerrar processos que ele ainda responde no Supremo Tribunal Federal (STF). Em janeiro, a defesa já apresentou um pedido para reverter condenações no âmbito da operação Lava-Jato.
José Dirceu, que já foi presidente do PT, além de deputado estadual e federal, já começou a articulação. A força política do petista pôde ser vista em sua recente festa de aniversário, que reuniu nomes como o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e José Múcio (Defesa) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).