por Matheus Morais
A cidade de Bom Jesus da Lapa, no Norte da Bahia, terá disputa entre dois membros da base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de outubro: o deputado estadual Eures Ribeiro (PSD), e o atual prefeito Fábio Nunes (PT).
Ligado ao senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, Ribeiro já foi prefeito do município por duas vezes e apadrinhou politicamente Nunes, que rompeu com o ex-aliado e se filiou ao PT. Com o rompimento, Eures teve que abandonar seus planos de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, em 2026, para tentar retomar o comando de Bom Jesus da Lapa.
Na eleição de 2022, dos pouco mais de 81 mil votos que Eures Ribeito teve, 22.384 foram de eleitores do município. O número representa quase 30% do total de votos do parlamentar. Ele foi o candidato a deputado estadual mais votado da cidade.
Já Nunes, que lançou sua pré-candidatura à reeleição na semana passada, conta com o apoio de caciques petistas, como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e possivelmente do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
“Essa terra que fica à beira do Velho Chico, considerada uma cidade sagrada pela nossa tradicional romaria e tradições religiosas. O evento foi um sucesso, marcado pela presença de muitas famílias e crianças, que reafirmaram o desejo da cidade de continuar um trabalho consistente que Fábio vem realizando à frente da prefeitura”, disse Jaques Wagner durante discurso no lançamento da pré-campanha de Nunes.