A cantora e compositora Marisa Monte recebeu, nesta segunda-feira (24), o título de doutora honoris causa da Universidade de São Paulo (USP), honraria concedida a personalidades que tenham contribuído para o progresso das ciências, letras ou artes; e aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade, o país, ou prestado relevantes serviços à universidade.
“Nestes 90 anos de história, um dos grandes objetivos da USP é o de se aproximar cada vez mais da sociedade. Hoje, ao conceder este título a Marisa Monte, nossa Universidade dá uma demonstração clara de que este é um desígnio que estamos conseguindo alcançar. A USP é uma universidade reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência nas atividades de ensino e pesquisa, mas precisa estar mais aberta à sociedade, com foco na inovação, na arte e na cultura”, explicou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na solenidade de entrega do título.
“Em 90 anos de existência, a USP outorgou 123 títulos de Doutor Honoris Causa. Sou a terceira mulher e a primeira na área de cultura. Como primeira mulher no campo das artes, é uma honra estar aqui representando as mulheres que ao longo da história têm desempenhado um papel fundamental na construção da nossa cultura.
Hoje, eu tenho a oportunidade de compartilhar com vocês a minha profunda gratidão pela música, pela cultura, pela educação. Através da minha voz, das minhas canções, eu tive a sorte de tocar os corações de tantas pessoas ao redor do mundo e agora, ser reconhecida por uma instituição tão prestigiada como a USP é algo que me deixa sem palavras”, celebrou a artista, ao receber a honraria.
A outorga do título Doutora Honoris Causa à Marisa Monte foi proposta pela Faculdade de Educação (FE) e aprovada pelo Conselho Universitário, em dezembro de 2023.
Marisa Monte é embaixadora do USP Diversa, programa de bolsas de estudos para estudantes da rede pública e em vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, ela também criou o Espaço Imaginário Marisa Monte no Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, local de convivência para pacientes, acompanhantes e colaboradores, que conta com biblioteca, atividades artísticas e culturais coletivas.
No sábado (22), a artista fez um show gratuito para celebrar os 90 anos da universidade, ao lado da orquestra sinfônica da USP e do cantor Arnaldo Antunes.