Durante a manhã do primeiro turno das eleições municipais, o país registrou 361 ocorrências relacionadas a crimes eleitorais. De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, 10 candidatos e 84 eleitores foram presos. A informação é de uma matéria do Metrópoles.
As forças de segurança que atuam no pleito também apreenderam 12 armas. A legislação eleitoral proíbe porte do armamento em seções eleitorais. Outros 36 candidatos e 214 eleitores foram conduzidos à delegacia. Os dados foram compilados em um painel do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O Metrópoles aponta que um boletim que foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também traz dados das justificativas de ausência às urnas. O procedimento deve ser feito por eleitores que estão fora de seu domicílio eleitoral.
Segundo o TSE, foram 2 milhões de justificativas por meio do aplicativo. As informações foram atualizadas às 13. Às 8h02, o sistema registrou um pico de 7,6 mil requisições. Depois, ficou na média de 2,3 mil novos pedidos por segundo. Ainda de acordo com a Corte, 1,9 mil urnas precisaram ser substituídas, acrescenta o Metrópoles.