Por Leandro Aragão
Com as expulsões de Jean Lucas e Pepê em cada tempo, o Bahia bateu o rival Vitória por 2 a 1. O clássico Ba-Vi #503 aconteceu na tarde chuvosa deste domingo (18), pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Erick Pulga e Michel Araújo marcaram para o Tricolor, enquanto Renato Kayzer descontou para o Leão.
Logo no primeiro minuto de bola rolando, Jean Lucas acertou um soco nas costas de Baralhas. Após rever a agressão no VAR, o árbitro Ramon Abatti Abel expulsou o jogador do Tricolor com o cartão vermelho direto. Porém, aos 22 minutos, o Esquadrão de Aço abriu o placar. Caio Alexandre levantou a bola na área e Erick Pulga cabeceou no canto esquerdo de Lucas Arcanjo para balançar as redes.
Em desvantagem no placar, mas em maior número de atletas em campo, o técnico Thiago Carpini sacou o volante Baralhas e colocou o atacante Erick aos 32 minutos. Lucho Rodríguez errou o passe e entrou um presente para Osvaldo, que dominou e chutou rasteiro de fora da área, mas mandou para fora aos 46. Depois foi a vez de Kayzer desperdiçar boa chance aos 49 ao finalizar por cima da meta após cruzamento de Claudinho.
No segundo tempo, o Vitória pressionou o Bahia e empatou com Renato Kayzer aos oito minutos, que apareceu na área para completar o cruzamento de Osvaldo para o fundo das redes. Mas o Esquadrão de Aço marcou o segundo com Michel Araújo aos 20 minutos, aproveitando bate e rebate dentro da área para estufar as redes. Três minutos depois de entrar no lugar de Ricardo Ryller, o volante Pepê foi expulso com o cartão vermelho direto por acertar um soco na perna de Acevedo.
Aos 29 minutos, Marcos Felipe fez duas grandes defesas, primeiro na bomba de fora da área de Erick e na sequência no rebote de Claudinho. Os jogadores do Tricolor pediram pênalti em Tiago aos 47 minutos, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Marcos Felipe fez outra bela defesa aos 51 na cabeçada de Janderson. Antes do apito final, Juba ainda desperdiçou o terceiro gol do Tricolor.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço somou 15 pontos e assumiu o sexto lugar na tabela de classificação. Estacionado nos nove, o Leão segue fora da zona de rebaixamento ocupando a 16ª posição.
A dupla Ba-Vi joga no próximo domingo (25), pela 10ª rodada do Brasileirão. O primeiro a entrar em campo é o Bahia que visita o Grêmio, na Arena do Grêmio, às 11h. Um pouco mais tarde, às 18h30, o Leão recebe o Santos, no Barradão.
Mas antes de pensar no campeonato nacional, o Tricolor volta suas atenções para a Copa do Brasil, onde encara o Paysandu, na quarta-feira (21), às 19h30, novamente na Fonte Nova, pelo jogo de volta da terceira fase. Por ter vencido o primeiro encontro por 1 a 0, o Esquadrão de Aço joga pelo empate para ficar com a vaga nas oitavas de final, enquanto a derrota por um gol de diferença leva a disputa para os pênaltis.
FICHA TÉCNICA
Bahia 2×1 Vitória
Campeonato Brasileiro – 9ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 18/05/2025 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Bruno Boschilla (PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Wagner Reway (SC)
Cartão amarelo: Gilberto, Erick Pulga, Acevedo (Bahia) / Ronald, Claudinho, Erick, Osvaldo (Vitória)
Cartão vermelho: Jean Lucas (Bahia) / Pepê (Vitória)
Gols: Erick Pulga, Michel Araujo (Bahia) / Renato Kayzer (Vitória)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Michel Araujo); Cauly (Erick), Erick Pulga (Willian José) e Luciano Rodríguez (Tiago). Técnico: Rogério Ceni.
Vitória: Lucas Arcanjo; Claudinho (Carlos Eduardo), Edu, Lucas Halter e Jamerson; Ricardo Ryller (Pepê), Baralhas (Erick) e Ronald; Wellington Rato (Gustavo Silva), Osvaldo (Janderson) e Renato Kayzer. Técnico: Thiago Carpini.