A cada hora, 12 pessoas morrem por consumo de álcool, aponta pesquisa da Fiocruz — Brumado VerdadeBrumado Verdade A cada hora, 12 pessoas morrem por consumo de álcool, aponta pesquisa da Fiocruz — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 21 de Novembro de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

A cada hora, 12 pessoas morrem por consumo de álcool, aponta pesquisa da Fiocruz

6 novembro 2024 | 0:15

O relatório destaca um forte impacto sobre a população masculina, responsável por 86% das mortes associadas ao álcool. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

A cada hora, 12 pessoas morrem no Brasil por consumo de álcool. O estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra também que bebidas alcoólicas custam R$ 18,8 bilhões por ano para o país. Os dados de mortes utilizados foram da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o consumo de álcool, levando em consideração um total de 104,8 mil mortes só em 2019.

O relatório destaca um forte impacto sobre a população masculina, responsável por 86% das mortes associadas ao álcool em 2019. Entre os homens, doenças cardiovasculares, acidentes e violências são as causas mais comuns de óbito, enquanto, nas mulheres, o álcool está fortemente associado a tipos de câncer e doenças cardíacas. A análise revela também um crescimento de 14% do consumo abusivo entre mulheres, indicando uma tendência que pode gerar problemas maiores no futuro.

De acordo com o levantamento, os custos diretos ao Sistema Único de Saúde (SUS) somam R$ 1,1 bilhão, destinados principalmente a hospitalizações e atendimentos ambulatoriais.

Custos – Já os custos indiretos representam R$ 17,7 bilhões e incluem a perda de produtividade, aposentadorias precoces, mortalidade prematura, perda de dias de trabalho por internação hospitalar e licença médica previdenciárias. Só o custo previdenciário atingiu R$ 47,2 milhões em 2019. Do total, R$ 37 milhões (78%) foram gastos com homens, já o custo com mulheres representa R$ 10,2 milhões (22%).

Tags: