O 1º Seminário Retina Bahia em Brumado tem como objetivo garantir a acessibilidade e a inclusão dos deficientes visuais no município. A programação será aberta nesta sexta-feira (15) e seguirá até sábado (16). O evento é realizado pela Retina Bahia, um grupo formado por pessoas com doenças degenerativas da retina, cuja missão é dar suporte e informar pacientes e familiares acerca do diagnóstico, bem como, fornecer atualizações sobre as pesquisas científicas que buscam o tratamento e a cura destas doenças.
Em Brumado o evento tem a colaboração de Karina Hora, que é deficiente visual desde a adolescência. “Precisamos debater e discutir mais sobre a limitação que temos em uma cidade como Brumado, que não é uma cidade acessível”. Nalva Neves, que representa o Retina Bahia, ressaltou a importância do Seminário.
“A temática será não para os deficientes visuais, mas para toda a sociedade para que tenham conhecimento da realidade. Para que saibam os desafios que elas enfrentam no dia a dia”, disse. Segundo a representante no Seminário serão feitas orientações sobre mobilidade, pesquisas científicas, apoio emocional e compartilhado experiências. Conforme Nalva, o Retina Bahia é formada por uma comissão cientifica que apóia o grupo.
“Temos quatro especialistas que nos apóiam e informam tudo sobre as pesquisas feitas no mundo e no Brasil, além de possíveis tratamentos e medicação”, destacou. Nos dois dias do Seminário em Brumado, os participantes vão receber palestras, consultas jurídica, apoio de oftalmologista, fisioterapeuta e educador físico. O evento ocorre na Câmara Municipal de Brumado nos dois turnos. E toda população podem participar.