Morreu neste domingo (28) a atriz Ruth de Souza. A informação foi divulgada pelo G1. A veterana de 98 anos havia dado entrada no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, no início da semana para tratar de uma pneumonia. No último sábado (27), a jornalista Claudia Mastrange, amiga da atriz, deu detalhes sobre o estado de saúde da ex-global em entrevista à ‘Quem’.
“Os médicos pediram para aguardar 48 horas para verificar a evolução do quadro dela. Ela está tomando a medicação para que o quadro evolua e ela melhore dessa questão respiratória que foi o que agravou o estado dela. Ela não conseguia respirar, estava com muita dificuldade. Aos poucos eles vão tirando a sedação para ver como ela reage”. A família da artista não autorizou a divulgação do boletim médico.
Ruth é reconhecida como a primeira atriz negra a construir uma carreira no teatro, cinema e televisão. A carioca também foi a primeira atriz brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, na época o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1954).
No Carnaval deste ano a atriz foi homenageada pela escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz. O último trabalho de Ruth na TV foi uma participação na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora.