O vereador Nivaldo Balbino da Silva (PSD), “Niva”, representou na justiça contra a prefeita de Aracatu, Braulina Lima (Republicanos), por liberar a máquina perfuratriz de propriedade do Município para serviços privados. Em nota a imprensa, o parlamentar disse que a máquina foi localizada após 70 dias em um condomínio particular na região de Barra do Choça.
Ela tentou nos enganar com essa portaria falsa”, rebateu. O parlamentar reforçou que o equipamento, com custo de mais de R$ 1 milhão, é de fundamental importância para Aracatu, principalmente tendo em vista o período de estiagem pelo qual passa a cidade. “A máquina perfura em torno de dois poços artesianos por dia. Além de amenizar a situação da seca, a perfuratriz acelera a agricultura familiar.
Depois da denúncia, a prefeitura publicou uma portaria autorizando o uso da referida máquina em favor do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião ( Veja aqui ). No entanto, o vereador declarou que o município de Barra do Choça não faz parte do consórcio. “Depois que eu denunciei na Câmara, a prefeita forjou uma portaria cedendo a máquina para o consórcio. A portaria foi com data retroativa.
Não tem terra boa sem água e a máquina é para captar água. A prefeitura não apresentou nenhum documento até a data da denúncia cedendo essa máquina para o consórcio”, afirmou.