Na reunião do CMDS nesta quarta-feira (04), o assessor parlamentar da câmara Adão Alves de Almeida cobrou maior atenção do poder público com relação ao suporte dado aos pacientes cadastrados no programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD), também no que se refere às filas na Central de Marcação de Exames.
Almeida disse que as pessoas não estão encontrando vagas nos transportes cedidos pelo Município de Brumado para fazerem seus tratamentos em outras cidades. Segundo ele, os pacientes precisam pagar passagens do próprio bolso a fim de não perderem as consultas. “Os poderes judiciais precisam averiguar o que está acontecendo no TFD de Brumado.
Já basta o sofrimento das pessoas que saem da cidade e acabam tendo de pagar passagem sem ter condição. A situação precisa ser revista pelo secretário Cláudio Feres”, declarou Adão. O parlamentar afirmou que o transporte está sendo feito de forma inadequada, é sabido que o número de pacientes é superior à quantidade de vagas oferecidas.
“Não é possível que uma pessoa em tratamento contra o câncer, que não tem condição de trabalhar e pagar passagem para ele e um acompanhante até a localidade do tratamento, na eminência de perder o seu tratamento por conta de uma incompetência do secretário Cláudio Feres”, disse. Adão solicitou do secretário o aumento do número de senhas distribuídas na Central de Marcação a fim de evitar a formação de grandes filas durante a madrugada.