Como diz o ditado popular: “o costume do cachimbo deixa a boca torta”, o que se faz repetidas vezes torna-se hábito, a pessoa fica mal-acostumada.O prefeito de Brumado Eduardo Vasconcelos com sua Secretaria de Educação, sempre procurou um “jeitinho brasileiro” para driblar a lei e desviar verba carimbada da Educação para outras finalidades, cometendo atos de improbidade administrativa.
A Auditoria Pública Cidadã Baiana(AUCIB) já denunciou o prefeito de Brumado por ter usado os recursos da Educação, que só podem serem gastos na Educação Básica, para a construção do prédio que funciona o Polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil. Na sequência foi denunciado também pelo mesmo motivo, ou seja, desviar recursos do FUNDEF/Precatórios, que o município recebeu para serem investidos na Educação, gastando em obras de infraestrutura, tentando descaradamente justificar que tal uso seria para beneficiar as escolas. Essas denúncias já resultaram em abertura de Inquérito Civil no Ministério Público Federal e Policial Federal, inclusive com abertura de Ação Civil Pública na Justiça Federal, atualmente em tramitação.
Dessa vez a entidade descobriu, que o prefeito Eduardo, já com a “boca torta”(mal-acostumado), aprontou novamente, usando o dinheiro da Educação(FUNDEB) na construção de muro, drenagem, irrigação e plantio de grama no campo de futebol do bairro São Félix, justificando que o campo é um Anexo da Escola de Tempo Integral Idalina Azevedo, só porque o campo fica em frente da escola. Mas todos na cidade sabem muito bem, que o campo sempre pertenceu os moradores do bairro São Félix para tradicionalmente realizarem treinamentos dos seus times de futebol de campo e na realização dos seus famosos campeonatos.
O campo nunca foi utilizado pela escola Idalina, até porque já existem duas quadras poliesportivas servindo os professores de Educação Física da escola. Vale lembrar que a prática de futebol nas escolas municipais é na modalidade de salão, o FUTSAL, e nem uma das escolas dispõe de campo de futebol para a prática dessa modalidade.
O curioso nesse caso, é que o vice-prefeito de Brumado, Édio Pereira (Continha), padrinho político do seu correligionário partidário, Deputado Federal Daniel Almeida, no ano de 2019 havia anunciado em site local a disponibilização de verba conquista pelo então Deputado para a realização do mesmo serviço no citado campo do São Félix. A reportagem na época dizia que: “Foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta quinta-feira (12), o Termo de Convênio nº 27/2019, celebrado entre a SUDESB e o Município de Brumado no valor de R$ 247.157,76”. Fonte:Brumado na Mira.