Pessoas com deficiência intelectual moderada e severa, incluindo autistas, acima de 55 anos, estão incluídas na lista de prioridades para a vacinação contra a Covid-19. A imunização para esse grupo pode ser realizada na UniFTc, localizada na avenida Artêmia Pires e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação, comprovante de residência, relatório ou receita médica.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também ampliou a faixa etária da vacinação para trabalhadores da Educação e pessoas com comorbidades. Agora, quem tem 55 anos ou nasceu em 1966 pode receber a primeira dose. A vacinação para grávidas, puérperas (até 45 dias pós parto) e lactantes (aleitamento materno exclusivo até os seis meses) com comorbidades (maiores de 18 anos) não sofreu alteração de idade. As doses para esses grupos estão sendo aplicadas, exclusivamente, na UniFTC.
O fluxo da vacinação é dividido por data de nascimento. Das 8h às 12h estão sendo vacinados aqueles que nasceram entre os meses de janeiro a junho. Das 13h às 17h os que nasceram nos últimos seis meses do ano.
UBS – Além da vacinação para comorbidades, as UBSs continuam com a vacinação de primeira e segunda dose para idosos a partir de 60 anos. As UBSs Cassa, Caseb 1, Irmã Dulce e Baraúnas seguem aplicando a primeira dose em pessoas portadoras de síndrome de Down e transplantados, entre 18 e 59 anos.
Os trabalhadores da Saúde podem receber a segunda dose da vacina no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova. Vale lembrar que a SMS designou as 21 Unidades de Saúde da Família (USFs) para vacinação contra a Covid, às terças e quintas-feiras.
Pessoas que convivem com o HIV/aids, maiores de 18 anos, podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, a partir desta terça-feira (04). A vacinação para esse público será realizada, exclusivamente, no Centro de Referência Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), das 8h às 17h, por ordem de chegada. É necessário levar atestado médico ou receita com medicação contínua, RG, CPF e comprovante de residência. Fonte: Secom/PMFS