Um papagaio e um azulão eram mantidos presos em gaiolas. Responsável foi autuado e responderá por crime ambiental. No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais resgataram dois pássaros silvestres, no trecho do município baiano de Tucano.
Na tarde desta sexta-feira (08), os agentes federais em fiscalização de rotina na BR-116 avistaram uma gaiola pendurada na fachada de uma residência. Ao se aproximarem constaram que um pássaro silvestre era mantido preso, sem autorização do órgão ambiental.
Dando continuidade a diligência e após autorização do proprietário da casa, a equipe entrou no imóvel e flagrou um segundo pássaro na mesma situação. As aves resgatadas são das espécies conhecidas popularmente por papagaio e azulão. Questionado, o homem de 24 anos disse que uma das aves encontrou em via pública e a outra foi presenteado por parente.
Dada às circunstâncias, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o responsável se comprometeu a comparecer em audiência na Justiça Criminal e responderá por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98. Os animais foram encaminhados a Secretaria do Meio Ambiente de Ribeira do Pombal para posterior encaminhamento ao IBAMA.