por André Souza / Carolina Papa / Fredie Ribeiro
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) anunciou um projeto voltado à construção de 38 unidades de saúde para populações indígenas. A ação será financiada por meio de um empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), junto ao programa Prosus II, e contará com apoio do Ministério da Saúde, informou a secretária de Saúde, Roberta Santana.
“A gente faz uma ação integrada com o DSEI [Distrito Sanitário Especial Indígena], que é a secretaria vinculada ao Ministério da Saúde que cuida da pauta da saúde indígena”, explicou Santana. A colaboração entre as esferas estadual e federal tem sido crucial para a execução de projetos destinados às comunidades indígenas, que, segundo Roberta, enfrentam desafios em áreas como cobertura vacinal e infraestrutura de atendimento.
Segundo a secretária, a Sesab também focou em ampliar a cobertura vacinal, que anteriormente apresentava índices abaixo do ideal. “A gente fez uma reconstrução, tinha muita coisa parada, as taxas de coberturas vacinais muito baixas, então nós restabelecemos as taxas de coberturas vacinais”, disse. Além disso, a pasta realizou ações de estruturação das unidades básicas de saúde, garantindo que elas estejam equipadas para atender às demandas locais.
A secretária informou que o que o governador já deu o aval para o início das obras do projeto das novas unidades de saúde indígena em 2025. “A gente já tem o projeto e para o [próximo] ano a gente já deve começar as obras”, confirmou Santana.
Além das unidades de saúde, a Sesab anunciou outras ações, incluindo serviços especializados em hospitais, como o Hospital Materno, onde há atendimento específico para indígenas.