A Bahia já diagnosticou 8.128 infecções pelo novo coronavírus. Destes, 5.762 ainda estão com vírus ativos, podendo portanto transmitir o novo coronavírus para outras pessoas. Houve ainda 281 óbitos no estado – 19 confirmados nas últimas 24 horas.
Os números foram apresentados pelo governador Rui Costa. Segundo o gestor, houve um salto grande de casos confirmados e com vírus ativos porque parte dos diagnósticos foram registrados diretamente no SUS, via Ministério da Saúde e os registros acumulados foram cadastrados no sistema nesta sexta. Na quinta-feira (14), a Bahia contabilizava 6955 pacientes de Covid-19 e 4.520 casos ativos.
Além de tratar da situação da pandemia na Bahia, o governador voltou a criticar a saída do ministro da Saúde, Nelson Teich – a segunda troca de comando na pasta em menos de 30 dias. “E lastimável que estejamos à deriva no governo federal como estamos neste momento”, destacou. “Neste momento, o país deve dizer em alto e bom som, nós exigimos respeito à vida humana.”
Seguros
Sobre a Bahia, o governador informou ainda que envia na próxima segunda-feira (18), à Assembleia Legislativa, projeto de lei criando dois tipos de seguro aos profissionais da linha de frente contra o novo coronavírus. O primeiro cria um seguro renda para aqueles que não sejam concursados. O segundo é um seguro de vida para todos que trabalham nas unidades de referência para Covid-19 – concursados ou não.