Anderson Ramos / Rayllanna Lima
Toda a população adulta de Salvador poderá estar imunizada contra a Covid-19, pelo menos com a primeira dose da vacina, até o fim de agosto deste ano. Essa é a expectativa do prefeito Bruno Reis (DEM), considerando que o governo federal siga o cronograma divulgado para distribuição dos imunizantes.
Segundo explicou o prefeito, com base no que foi divulgado pelo Ministério da Saúde, está prevista para o mês de agosto a distribuição de cerca de 60 milhões de doses para os estados, sendo aproximadamente 4 milhões para a Bahia.
Desse total, considerando que 20% fica em Salvador, a cidade receberia algo em torno de 800 mil doses. De acordo com Bruno, falta imunizar cerca de 300 mil pessoas do público-alvo. “Precisamos de 600 mil doses, sendo que 300 mil a gente retém e 300 mil a gente vacina. Então, se não furar o cronograma, até 31 de agosto vai estar todo mundo vacinado com a primeira dose”, declarou.
Apesar de comemorar o andamento da vacinação, o prefeito sinalizou que pode ocorrer uma nova campanha contra a Covid-19 em 2022. “Há cientista dizendo que a imunização contra a Covid-19 terá que ser todo ano, como é a H1N1. E aí, pode ser que já no início do ano que vem seja necessário todos tomarem novamente outra dose, começando lá pelos idosos e pessoas com comorbidades”, disse.